Fortaleza alcançou a marca de 176.740 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, dentre as quais 90.617 já receberam a segunda dose dos imunobiológicos disponíveis. Nesta terça-feira (23/03), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou o balanço da campanha.
Conforme os indicadores apresentados, até o momento, 94.993 idosos pertencentes aos grupos prioritários já foram vacinados. De acordo com a coordenadora geral das Regionais de Saúde de Fortaleza, Fabiana Sales, a logística em execução pelo Município segue ampliando o número de pessoas contempladas.
“Já concluímos todo o grupo de idosos acima de 75 anos. Neste momento, estamos vacinando pessoas de 73 e 74 anos de idade devidamente cadastradas pela plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br)”, reiterou.
Após a efetivação do cadastro, a confirmação do agendamento é realizada pela Prefeitura de Fortaleza em data próxima à estabelecida para a vacinação.
“As mensagens com a confirmação do agendamento e com a especificação do dia, da hora e do local da aplicação da vacina são enviadas via e-mail e WhatsApp. Além disso, a lista nominal dos agendados, com seus respectivos locais de atendimento, é diariamente atualizada e disponibilizada no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br”, informou.
A logística implantada e distribuída em oito centros de vacinação está preparada para atender cerca de 4 mil idosos por dia.
Centros de vacinação
A exemplo da etapa anterior, a vacinação vem ocorrendo de forma descentralizada, evitando aglomeração e respeitando as regras sanitárias. Para a finalidade, foram disponibilizados oito espaços estrategicamente localizados.
Os endereços estão situados na Arena Castelão; no Centro de Eventos; no shopping RioMar Fortaleza e no RioMar Kennedy. Além do drive-thru, estão disponíveis pontos de acolhimento para vacinação para atender tanto os idosos que dispõem de carro como os que utilizam outros meios de transporte.
Já os quatro Cucas (Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter) irão aplicar o imunobiológico nas salas de acolhimento para vacinação. Esses locais atendem também o público que não tem acesso à internet ou possui dificuldades em realizar seu cadastro. As equipes da Prefeitura fazem uma busca ativa para localizar o público com esse perfil.
Atendimento domiciliar
Diante de qualquer circunstância relacionada à mobilidade reduzida, idosos pertencentes à faixa etária devem sinalizar a própria condição durante cadastro na plataforma Saúde Digital para garantir atendimento domiciliar.