A Prefeitura de Fortaleza iniciou a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos nos pontos de vacinação, no último sábado (28/08), mediante agendamento. No Centro de Eventos, a aplicação da primeira dose para esse público foi marcada por ansiedade, animação e irreverência.
Victoria Celiberto de Andrade, 16, compareceu ao local fazendo cosplay de um personagem do anime Tokyo Ghoul.
"Vi muitos vídeos no TikTtok de gente vindo vacinar de cosplay e quis vir também. Acordei 5h30 pra me preparar e chegar aqui 8h30. Tava acompanhando todo dia no site, um desespero enorme pra saber quando ia chegar a vacina, vi (a data) na quarta-feira, umas 22h, e gritei dentro de casa", contou.
A maior parte dos adolescentes estava acompanhada de seus responsáveis. As gêmeas Ana Beatriz Gomes e Clara Gomes, 16, compartilharam a emoção desse momento com a mãe, Daniela Gomes, 48.
"Momento único, tava muito ansiosa e graças a deus chegou", declarou Beatriz. "É muito emocionante, coisa que a gente queria muito, a gente passou por tanta coisa, tanto tempo sem sair de casa, e agora, finalmente, a gente tá vendo luz no fim do túnel", completou Clara.
"Até pra gente parecia uma coisa muito distante, então, a gente ver a nossa idade chegando e agora a dos nossos filhos, é uma emoção muito grande. É como elas disseram, é uma luz no fim do túnel, um momento de esperança, o que era sonho está se transformando em realidade", celebrou a mãe.
Os primos João Victor da Silva, 16, e Gabriel Pereira Coutinho, 16, saíram do bairro Granja Portugal também ansiosos pela primeira dose.
"Tava acompanhando todo dia. Foi uma sensação boa, só tava nervoso, mas queria logo ficar imunizado", disse Gabriel.
Assim como Hanna de Medeiros, 16, que foi ao local junto com o pai, Francisco Elias de Medeiros. "Muito bom saber que a vacina vai dar essa proteção, tô feliz de estar vacinada", comemorou.
Documentação
Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência.
Os adolescentes que não tiverem RG devem levar a certidão de nascimento original e outro documento com foto, que pode ser a carteirinha de estudante ou o bilhete único.