O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, cumpriu agenda em São Paulo na quarta e quinta-feira passados (18 e 19/05). Ele participou do encontro Redes que Transformam, no Hotel Faial Prime, em São Paulo. O evento reuniu lideranças públicas de todo o Brasil para debater temas como educação, sustentabilidade e gestão pública. O Vice-Prefeito fez parte da mesa de debates com o tema "Um gesto para compromisso com a gestão pública", ao lado de Eliane Aquino, vice-governadora de Sergipe, José Márcio de Oliveira, secretário de Educação de Alagoas e Luísa Cardoso, secretária de planejamento de Minas Gerais. A coordenadora geral do ÍRIS, laboratório de Inovação do Governo do Ceará, Jessika Moreira, e a gerente de projetos do laboratório, Cristina Cunha, também participaram da programação. O encontro Redes que Transformam é realizado pelo Instituto Gesto, organização sem fins lucrativos, criada e mantida pela Fundação Lemann.
Na sexta-feira e sábado (20 e 21/05) Élcio Batista foi a Florianópolis, acompanhado de técnicos do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), onde cumpriu agenda com o prefeito Topázio Neto e seus secretários com o objetivo de estabelecer um pacto de cooperação entre os institutos de planejamento dos dois municípios. O Vice-Prefeito também foi recebido por Marcos Lichtblau, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), um centro de inovação que possui sedes espalhadas pela cidade, com startups que fomentam saberes tecnológicos e inovação.
Por fim, Élcio Batista realizou, junto com técnicos do Iplanfor, uma visita técnica ao Instituto da Indústria do Senai, construído para gerar um ecossistema de inovação. A visita foi guiada pelo responsável pelo setor de Inovação de Sistemas e Embarcações do Senais, Fabiano Preisler. "As iniciativas transformadoras em Florianópolis, com foco em pesquisa e inovação, são uma referência importante para o que estamos planejando em Fortaleza. Ações deste tipo, elevam a economia local e a qualidade de vida nas cidades", explica o Vice-Prefeito.