06 de July de 2021 em Cultura

Vila das Artes abre inscrições para 12 minicursos circenses

Atividades inauguram o programa "Viva o Circo Hoje", de fomento à cadeia produtiva do Circo


A Escola de Pública de Circo da Vila das Artes divulga a programação inicial da ação "Viva o Circo Hoje – Programa Especial de Fomento à Cadeia do Circo". Ao todo, 12 oficinas abrem inscrições até esta quinta-feira (08/07). As aulas serão realizadas ao longo da próxima semana, de 12 a 16 de julho, em horários variados, por meio de videoconferências. As fichas de inscrição estão disponíveis em www.linktr.ee/viladasartes. Confira o detalhamento da programação mais abaixo.

Clique aqui para se inscrever

Segundo a coordenadora da Escola Pública de Circo, Ana Vieira, o programa segue ainda ao longo de todo o mês de férias e ofertará, no total, 43 ações formativas. "Além de um intenso movimento na cadeia produtiva do circo, a partir da possibilidade de que artistas e técnicos atuem profissionalmente nas suas áreas mesmo durante o período de pandemia, uma programação tão plural como essa, envolvendo circo itinerante, não itinerante, diferentes escolas circenses e também aspectos da parte técnicas ligados à produção e à realização de eventos, intensifica o compartilhamento dos saberes circenses, tanto para a construção de um saber coletivo quanto para a apreciação e o reconhecimento da sociedade civil", comenta a coordenadora.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação
As 12 oficinas desta primeira semana do programa "Viva o Circo Hoje" seguem com inscrições abertas somente até esta quinta-feira (08/07). Todas serão realizadas ao longo da próxima semana, de 12 a 16 de julho, com exceção das atividades ministradas por Romina Sanchez, sobre palhaçaria, e por Danielle Freitas, sobre contorcionismo, que se estendem também ao longo da semana seguinte, de 19 a 23 de julho. Os participantes das oficinas serão notificados por e-mail quanto à participação nas aulas.

- Oficina "Luz, Tecnologia e Arte", com Luis Albuquerque
Serão trabalhados temas como "noções básicas de eletricidade", "uso de equipamentos de proteção individual", "fundamentos da luz", "história da iluminação", "espaço cênico", "teoria das cores", "percepção e estética", "equipamentos", "profissionalização" e "refletores".
Data: 12 a 16/07
Hora: das 18h às 21h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Introdução aos Direitos Culturais", com Paulo Maranhão
Oficina investiga aspectos jurídicos ligados à criação, ao fomento, à salvaguarda e à ampla difusão e fruição dos bens culturais. Serão trabalhados informações pertinentes aos temas "Políticas Culturais", "Noções Gerais de Licitações", "Chamamentos e Seleções Públicas" e "Histórias das principais legislações e diretrizes jurídicas que regem o setor cultural".
Data: 12 a 16/07 e 19 a 23/07
Hora: das 18h às 21h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Workshop de Invertidas de Cabeça, com Thaís Rocha
O workshop foca em flexibilidade, condicionamento, força e equilíbrio necessários para chegar até a postura final. Ao longo de quatro aulas direcionadas, o aluno terá autonomia para praticar de forma segura e efetiva. Além disso, será tratado como compor uma cena usando movimentações de pernas e quadris.
Data: 15 e 16/07
Hora: das 18h às 21h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina “Práticas de Equilíbrio”, com Sarah Nastroyanni
Os encontros seguem os temas "Abordagens somáticas do corpo no Circo", "Fortalecer para inverter", "Práticas de equilíbrio I", "Práticas de equilíbrio II" e "Modulando a gravidade no corpo", totalizando 10 horas-aula de carga horária.
Data: 12 a 14/07
Hora: das 18h às 21h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Criação da cena circense a partir do teatro físico de referência chapliniana", com Apolinário Alves
Os encontros seguem os temas "Construção do personagem cômico de referência chapliniana", "Jogos de palhaçaria e técnicas da pantomima para a criação da cena circense", "O risível como potência de criação e resistência", "Palhaço o Sr. da cena: a construção da cena pela ótica do palhaço chapliniano" e "Circo com palco de performance".
Data: 12 a 16/07
Hora: das 14h às 17h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Coisas de Palhaça", com Romina Sanchez
Oficina de montagem e direção de número para mulheres palhaças. A oficina é destinada para mulheres com números ou cenas curtas que queiram aprofundar a relação com objetos da cena. Durante os encontros virtuais, serão trabalhados os pontos chaves para encontrar a comicidade na relação das palhaças e suas "coisas".
Data: 12 a 22/07 (exceto 18/07)
Hora: das 14h às 17h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Iniciação à técnica de Contorção para cena no circo contemporâneo atravessado pelos métodos de criação em Dança", com Danielle Freitas
O curso tem por objetivo introduzir a técnica da Contorção para artistas atuantes nas mais variadas linguagens circenses, por meio de métodos de estudo do movimento da Dança e do ganho de flexibilidade. "Introdução e ganho de flexibilidade" é o tema da primeira semana; "Princípios da criação para a cena", o da segunda; com um total de 40 horas-aula.
Data: 12 a 16/07 e 19 a 23/07
Hora: 14h às 17h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Noções para representação de Projetos Cenográficos Circenses, com Bruna Monteiro
O curso busca oferecer conhecimentos básicos aos profissionais que trabalhem com cenografia circense ou que participem de grupos circenses. Serão trabalhados os temas: "O que é um projeto? Qual a importância de fazer um projeto?", "Apresentação dos elementos para um Projeto Cenográfico", "Princípios da modelagem em 3D", "Aprofundamento da modelagem em 3D", "Diagramação, apresentação do projeto e impressão de projeto".
Data: 12 a 16/07
Hora: das 9h às 12h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Prática de Invertidas", com Eric Vinícius
Este módulo de técnica circense visa à iniciação na prática do equilíbrio em mãos. A vivência abordará fundamentos básicos, preparação e condicionamento físico, além de uma prática de movimentações a partir da imagem invertida. Trabalhando vários aspectos corporais de sensação e percepção do movimento, relacionando o corpo com o seu ambiente de trabalho.
Data: 12 a 16/07
Hora: das 9h às 12h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Produção para Artistas Circenses", com Felipe Abreu
O curso traz um introdução à produção e à gestão de companhias e/ou artistas independentes e pretende compartilhar vivências de êxitos e desafios, com o intuito de auxiliar outros artistas a viver da sua própria arte. É utilizada linguagem simples e acessível na transmissão do conteúdo e são propostas ferramentas para a organização, rentabilidade e sustentabilidade do trabalho artístico.
Data: 12 a 16/07
Hora: das 9h às 12h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Residência de Criação e Pensamento em Bufonaria, com Alysson Lemos
A Casa Bufa se propõe como espaço de invenção em bufonaria a partir das formas, discursos e tensões que operam com essa linguagem, em um diálogo aberto e constante com as pesquisas de cada artista participante. Traços da bufonaria como o grotesco, a blasfêmia e o riso servirão de pretexto para manipulações, experimentações, pensamentos e produções através de um processo de construção coletiva enquanto abordagem metodológica.
Data: 12 a 16/07
Hora: das 14h às 17h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "A Musicalidade na Cena Cômica Circense", com Aldrey Rocha
O curso se propõe à reflexão e à análise prática da influência da musicalidade em cenas que se proponham à comicidade circense como eixo central da estrutura dramatúrgica. Os participantes irão experienciar temas que o ministrante acredita como fundamentais para a identificação e desenvolvimento da musicalidade na cena cômica, descobrindo e reconhecendo as diversidades sonoras possíveis de compor a comicidade da cena circense.
Data: 12 a 16/07
Hora: das 9h às 12h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

Sobre os facilitadores
ALDREY ROCHA é palhaço, ator e músico, formado pelo Curso Superior em Artes Cênicas (IFCE), Pedagogia (UVA), Especialização em Arte e Educação (IFCE), Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais (CENTEC), Extensão em Música-Canto (UFC), Palhaçaria (Escola Livre de Palhaços-ESLIPA/RJ) e Instrumento Musical-Sanfona (IFCE). Atualmente, é diretor/gestor da ‘Universidade das Artes - Escola de Comicidade’ e fundador do grupo artístico K’Os Coletivo.

ALYSSON LEMOS é artista, encenador e pesquisador cearense. Possui mestrado em Artes pela Universidade Federal do Ceará e é integrante do Grupo As 10 Graças de Palhaçaria. É autor do livro "Os Bufões estão de Volta" (2019) e organizador do Catálogo Fôlego (2020), trabalho onde desenvolve uma relação como performer e pensador no campo da intervenção urbana. Desenvolve trabalhos com foco em teatro, circo, bufonaria, comicidade e outras invenções na interface entre as artes da cena e o campo das visualidades.

APOLINÁRIO ALVES (Apolo – Chaplin cearense) é formado em Pedagogia e Serviço Social. É artista de rua há mais de 11 anos na cidade de Fortaleza. É diretor e fundador da Cia/trupe Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras.

BRUNA MONTEIRO é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC e técnica em Dança pelo Porto Iracema das Artes, ambos concluídos em 2019. Participou dos Ateliês de formação em Iluminação Cênica e Cenotécnica, em 2018 e 2019, respectivamente, pela Bienal Internacional de Dança do Ceará. Posteriormente, passou a integrar equipes técnica de montagem de espetáculos e fazer cursos na área.

DANIELLE FREITAS é dançarina, acrobata/contorcionista e professora de Arte (Dança), formada pelo curso de graduação em dança da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi aluna do projeto social Circo Escola Bom Jardim, estudando contorcionismo durante oito anos. Integrante da Cia CLE - Circo lúdico Experimental e fundadora do Coletivo de Dança Influxo. Foi professora substituta de Arte pela prefeitura de Fortaleza.

ERIC VINÍCIUS é ator e circense. Iniciou suas atividades em acrobacia de solo e ginástica artística. Participou do curso de reciclagem em artes circenses na Escola Nacional de Circo (RJ), Residência Circus Next-Jeune Talents Du Cirque (Paris/França), “Cuerpo Pensante” na Escola internacional de Teatro Físico – MOVEO (Barcelona/Espanha) e Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes (CE). Atua como intérprete criador no Grupo Fuzuê desde 2010 e tem desenvolvido atividades de pesquisa na área da criação e novas abordagens sobre o ensino das técnicas acrobáticas.

FELIPE ABREU é artista desde 2009 e produtor e gestor da companhia Laguz há 8 anos. Fez cursos de gestão cultural com Richard Riguetti (Grupo Off-Sina) e participou de mentoria de planejamento estratégico com a Ato Marketing Cultural. O artista pesquisa, cria e produz espetáculos e oficinas na área da palhaçaria e do circo, mantendo 5 espetáculos e várias oficinas no repertório.

LUIS ALBUQUERQUE é técnico/iluminador cênico atuante desde 2008. É coordenador técnico no Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece (Fecta) e trabalhou no Teatro da Rede Cuca, de 2014 a 2017, como técnico de iluminação. Em 2017 e em 2019 participou do Festival Palco Giratório SESC. Em 2018, trabalhou como técnico de teatro no Centro Cultural Bom Jardim e, em 2019, no Teatro Brasil Tropical. Atualmente trabalha em espetáculos de grupos, coletivos, companhias culturais e festivais Municipais, Estaduais e Nacionais.

PAULO MARANHÃO é graduado Bacharel em Direito com Especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Atua como Presidente da Comissão de Direitos Culturais OAB/CE - 2019/2021 e é membro da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem OAB/CE. É sócio fundador do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCULT) e presta assessoria jurídica às entidades do terceiro setor. É gestor e idealizador do projeto "A Casa é sua - Casa Produção" e é advogado associado ao Escritório Marlon Cambraia Advogados Associados.

ROMINA SANCHEZ é argentina, atriz e palhaça. Formada pela Escola de Artes Urbanas de Rosário, Santa Fé, Argentina, escola que integra o circo com o teatro e a dança. Aprimorou a técnica do trapézio fixo na Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro. Também fez parte da ESLIPA, Escola livre de palhaços. Na atualidade, é integrante e fundadora da Companhia Laguz, onde pesquisa a arte do circo, da palhaça e a comicidade nas técnicas circenses.

SARAH NASTROYANNI é artista e pesquisadora em formação. Residente em Fortaleza, é integrante do coletivo No barraco da Constância tem!, graduanda em Licenciatura em Teatro pelo IFCE e formada no Co-Laboratório de Artes Circenses (2018-2021) da Artelaria Produções, com especialidade em equilíbrio sobre as mãos.

THAÍS FERNANDES tem 23 anos e é brasiliense. Participou das duas edições do espetáculo "O Circo da Mulher Barbada", da Trupe Diargonautas, de Brasília, nos anos de 2019 e 2020. Em 2019, começou a ministrar aulas de acrobacias aéreas no Tecido Acrobático BSB. Hoje, continua sua carreira como professora de yoga e flexibilidade, ministrando aulas online, e integra a turma do NUFAAC/2021, da Catavento Companhia Circense, em Goiânia (GO).

Serviço
Programa "Viva o Circo Hoje"
Inscrições: até quinta-feira (08/07), em www.linktr.ee/viladasartes
Gratuito

Vila das Artes abre inscrições para 12 minicursos circenses

Atividades inauguram o programa "Viva o Circo Hoje", de fomento à cadeia produtiva do Circo

A Escola de Pública de Circo da Vila das Artes divulga a programação inicial da ação "Viva o Circo Hoje – Programa Especial de Fomento à Cadeia do Circo". Ao todo, 12 oficinas abrem inscrições até esta quinta-feira (08/07). As aulas serão realizadas ao longo da próxima semana, de 12 a 16 de julho, em horários variados, por meio de videoconferências. As fichas de inscrição estão disponíveis em www.linktr.ee/viladasartes. Confira o detalhamento da programação mais abaixo.

Clique aqui para se inscrever

Segundo a coordenadora da Escola Pública de Circo, Ana Vieira, o programa segue ainda ao longo de todo o mês de férias e ofertará, no total, 43 ações formativas. "Além de um intenso movimento na cadeia produtiva do circo, a partir da possibilidade de que artistas e técnicos atuem profissionalmente nas suas áreas mesmo durante o período de pandemia, uma programação tão plural como essa, envolvendo circo itinerante, não itinerante, diferentes escolas circenses e também aspectos da parte técnicas ligados à produção e à realização de eventos, intensifica o compartilhamento dos saberes circenses, tanto para a construção de um saber coletivo quanto para a apreciação e o reconhecimento da sociedade civil", comenta a coordenadora.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação
As 12 oficinas desta primeira semana do programa "Viva o Circo Hoje" seguem com inscrições abertas somente até esta quinta-feira (08/07). Todas serão realizadas ao longo da próxima semana, de 12 a 16 de julho, com exceção das atividades ministradas por Romina Sanchez, sobre palhaçaria, e por Danielle Freitas, sobre contorcionismo, que se estendem também ao longo da semana seguinte, de 19 a 23 de julho. Os participantes das oficinas serão notificados por e-mail quanto à participação nas aulas.

- Oficina "Luz, Tecnologia e Arte", com Luis Albuquerque
Serão trabalhados temas como "noções básicas de eletricidade", "uso de equipamentos de proteção individual", "fundamentos da luz", "história da iluminação", "espaço cênico", "teoria das cores", "percepção e estética", "equipamentos", "profissionalização" e "refletores".
Data: 12 a 16/07
Hora: das 18h às 21h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Introdução aos Direitos Culturais", com Paulo Maranhão
Oficina investiga aspectos jurídicos ligados à criação, ao fomento, à salvaguarda e à ampla difusão e fruição dos bens culturais. Serão trabalhados informações pertinentes aos temas "Políticas Culturais", "Noções Gerais de Licitações", "Chamamentos e Seleções Públicas" e "Histórias das principais legislações e diretrizes jurídicas que regem o setor cultural".
Data: 12 a 16/07 e 19 a 23/07
Hora: das 18h às 21h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Workshop de Invertidas de Cabeça, com Thaís Rocha
O workshop foca em flexibilidade, condicionamento, força e equilíbrio necessários para chegar até a postura final. Ao longo de quatro aulas direcionadas, o aluno terá autonomia para praticar de forma segura e efetiva. Além disso, será tratado como compor uma cena usando movimentações de pernas e quadris.
Data: 15 e 16/07
Hora: das 18h às 21h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina “Práticas de Equilíbrio”, com Sarah Nastroyanni
Os encontros seguem os temas "Abordagens somáticas do corpo no Circo", "Fortalecer para inverter", "Práticas de equilíbrio I", "Práticas de equilíbrio II" e "Modulando a gravidade no corpo", totalizando 10 horas-aula de carga horária.
Data: 12 a 14/07
Hora: das 18h às 21h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Criação da cena circense a partir do teatro físico de referência chapliniana", com Apolinário Alves
Os encontros seguem os temas "Construção do personagem cômico de referência chapliniana", "Jogos de palhaçaria e técnicas da pantomima para a criação da cena circense", "O risível como potência de criação e resistência", "Palhaço o Sr. da cena: a construção da cena pela ótica do palhaço chapliniano" e "Circo com palco de performance".
Data: 12 a 16/07
Hora: das 14h às 17h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Coisas de Palhaça", com Romina Sanchez
Oficina de montagem e direção de número para mulheres palhaças. A oficina é destinada para mulheres com números ou cenas curtas que queiram aprofundar a relação com objetos da cena. Durante os encontros virtuais, serão trabalhados os pontos chaves para encontrar a comicidade na relação das palhaças e suas "coisas".
Data: 12 a 22/07 (exceto 18/07)
Hora: das 14h às 17h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Iniciação à técnica de Contorção para cena no circo contemporâneo atravessado pelos métodos de criação em Dança", com Danielle Freitas
O curso tem por objetivo introduzir a técnica da Contorção para artistas atuantes nas mais variadas linguagens circenses, por meio de métodos de estudo do movimento da Dança e do ganho de flexibilidade. "Introdução e ganho de flexibilidade" é o tema da primeira semana; "Princípios da criação para a cena", o da segunda; com um total de 40 horas-aula.
Data: 12 a 16/07 e 19 a 23/07
Hora: 14h às 17h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Noções para representação de Projetos Cenográficos Circenses, com Bruna Monteiro
O curso busca oferecer conhecimentos básicos aos profissionais que trabalhem com cenografia circense ou que participem de grupos circenses. Serão trabalhados os temas: "O que é um projeto? Qual a importância de fazer um projeto?", "Apresentação dos elementos para um Projeto Cenográfico", "Princípios da modelagem em 3D", "Aprofundamento da modelagem em 3D", "Diagramação, apresentação do projeto e impressão de projeto".
Data: 12 a 16/07
Hora: das 9h às 12h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Prática de Invertidas", com Eric Vinícius
Este módulo de técnica circense visa à iniciação na prática do equilíbrio em mãos. A vivência abordará fundamentos básicos, preparação e condicionamento físico, além de uma prática de movimentações a partir da imagem invertida. Trabalhando vários aspectos corporais de sensação e percepção do movimento, relacionando o corpo com o seu ambiente de trabalho.
Data: 12 a 16/07
Hora: das 9h às 12h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "Produção para Artistas Circenses", com Felipe Abreu
O curso traz um introdução à produção e à gestão de companhias e/ou artistas independentes e pretende compartilhar vivências de êxitos e desafios, com o intuito de auxiliar outros artistas a viver da sua própria arte. É utilizada linguagem simples e acessível na transmissão do conteúdo e são propostas ferramentas para a organização, rentabilidade e sustentabilidade do trabalho artístico.
Data: 12 a 16/07
Hora: das 9h às 12h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Residência de Criação e Pensamento em Bufonaria, com Alysson Lemos
A Casa Bufa se propõe como espaço de invenção em bufonaria a partir das formas, discursos e tensões que operam com essa linguagem, em um diálogo aberto e constante com as pesquisas de cada artista participante. Traços da bufonaria como o grotesco, a blasfêmia e o riso servirão de pretexto para manipulações, experimentações, pensamentos e produções através de um processo de construção coletiva enquanto abordagem metodológica.
Data: 12 a 16/07
Hora: das 14h às 17h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

- Oficina "A Musicalidade na Cena Cômica Circense", com Aldrey Rocha
O curso se propõe à reflexão e à análise prática da influência da musicalidade em cenas que se proponham à comicidade circense como eixo central da estrutura dramatúrgica. Os participantes irão experienciar temas que o ministrante acredita como fundamentais para a identificação e desenvolvimento da musicalidade na cena cômica, descobrindo e reconhecendo as diversidades sonoras possíveis de compor a comicidade da cena circense.
Data: 12 a 16/07
Hora: das 9h às 12h
Local: Plataformas virtuais Google Meet e Classrom

Sobre os facilitadores
ALDREY ROCHA é palhaço, ator e músico, formado pelo Curso Superior em Artes Cênicas (IFCE), Pedagogia (UVA), Especialização em Arte e Educação (IFCE), Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais (CENTEC), Extensão em Música-Canto (UFC), Palhaçaria (Escola Livre de Palhaços-ESLIPA/RJ) e Instrumento Musical-Sanfona (IFCE). Atualmente, é diretor/gestor da ‘Universidade das Artes - Escola de Comicidade’ e fundador do grupo artístico K’Os Coletivo.

ALYSSON LEMOS é artista, encenador e pesquisador cearense. Possui mestrado em Artes pela Universidade Federal do Ceará e é integrante do Grupo As 10 Graças de Palhaçaria. É autor do livro "Os Bufões estão de Volta" (2019) e organizador do Catálogo Fôlego (2020), trabalho onde desenvolve uma relação como performer e pensador no campo da intervenção urbana. Desenvolve trabalhos com foco em teatro, circo, bufonaria, comicidade e outras invenções na interface entre as artes da cena e o campo das visualidades.

APOLINÁRIO ALVES (Apolo – Chaplin cearense) é formado em Pedagogia e Serviço Social. É artista de rua há mais de 11 anos na cidade de Fortaleza. É diretor e fundador da Cia/trupe Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras.

BRUNA MONTEIRO é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC e técnica em Dança pelo Porto Iracema das Artes, ambos concluídos em 2019. Participou dos Ateliês de formação em Iluminação Cênica e Cenotécnica, em 2018 e 2019, respectivamente, pela Bienal Internacional de Dança do Ceará. Posteriormente, passou a integrar equipes técnica de montagem de espetáculos e fazer cursos na área.

DANIELLE FREITAS é dançarina, acrobata/contorcionista e professora de Arte (Dança), formada pelo curso de graduação em dança da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi aluna do projeto social Circo Escola Bom Jardim, estudando contorcionismo durante oito anos. Integrante da Cia CLE - Circo lúdico Experimental e fundadora do Coletivo de Dança Influxo. Foi professora substituta de Arte pela prefeitura de Fortaleza.

ERIC VINÍCIUS é ator e circense. Iniciou suas atividades em acrobacia de solo e ginástica artística. Participou do curso de reciclagem em artes circenses na Escola Nacional de Circo (RJ), Residência Circus Next-Jeune Talents Du Cirque (Paris/França), “Cuerpo Pensante” na Escola internacional de Teatro Físico – MOVEO (Barcelona/Espanha) e Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes (CE). Atua como intérprete criador no Grupo Fuzuê desde 2010 e tem desenvolvido atividades de pesquisa na área da criação e novas abordagens sobre o ensino das técnicas acrobáticas.

FELIPE ABREU é artista desde 2009 e produtor e gestor da companhia Laguz há 8 anos. Fez cursos de gestão cultural com Richard Riguetti (Grupo Off-Sina) e participou de mentoria de planejamento estratégico com a Ato Marketing Cultural. O artista pesquisa, cria e produz espetáculos e oficinas na área da palhaçaria e do circo, mantendo 5 espetáculos e várias oficinas no repertório.

LUIS ALBUQUERQUE é técnico/iluminador cênico atuante desde 2008. É coordenador técnico no Festival de Esquetes da Cia Teatral Acontece (Fecta) e trabalhou no Teatro da Rede Cuca, de 2014 a 2017, como técnico de iluminação. Em 2017 e em 2019 participou do Festival Palco Giratório SESC. Em 2018, trabalhou como técnico de teatro no Centro Cultural Bom Jardim e, em 2019, no Teatro Brasil Tropical. Atualmente trabalha em espetáculos de grupos, coletivos, companhias culturais e festivais Municipais, Estaduais e Nacionais.

PAULO MARANHÃO é graduado Bacharel em Direito com Especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Atua como Presidente da Comissão de Direitos Culturais OAB/CE - 2019/2021 e é membro da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem OAB/CE. É sócio fundador do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCULT) e presta assessoria jurídica às entidades do terceiro setor. É gestor e idealizador do projeto "A Casa é sua - Casa Produção" e é advogado associado ao Escritório Marlon Cambraia Advogados Associados.

ROMINA SANCHEZ é argentina, atriz e palhaça. Formada pela Escola de Artes Urbanas de Rosário, Santa Fé, Argentina, escola que integra o circo com o teatro e a dança. Aprimorou a técnica do trapézio fixo na Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro. Também fez parte da ESLIPA, Escola livre de palhaços. Na atualidade, é integrante e fundadora da Companhia Laguz, onde pesquisa a arte do circo, da palhaça e a comicidade nas técnicas circenses.

SARAH NASTROYANNI é artista e pesquisadora em formação. Residente em Fortaleza, é integrante do coletivo No barraco da Constância tem!, graduanda em Licenciatura em Teatro pelo IFCE e formada no Co-Laboratório de Artes Circenses (2018-2021) da Artelaria Produções, com especialidade em equilíbrio sobre as mãos.

THAÍS FERNANDES tem 23 anos e é brasiliense. Participou das duas edições do espetáculo "O Circo da Mulher Barbada", da Trupe Diargonautas, de Brasília, nos anos de 2019 e 2020. Em 2019, começou a ministrar aulas de acrobacias aéreas no Tecido Acrobático BSB. Hoje, continua sua carreira como professora de yoga e flexibilidade, ministrando aulas online, e integra a turma do NUFAAC/2021, da Catavento Companhia Circense, em Goiânia (GO).

Serviço
Programa "Viva o Circo Hoje"
Inscrições: até quinta-feira (08/07), em www.linktr.ee/viladasartes
Gratuito