A Escola Pública de Dança da Vila das Artes divulga as datas do programa Conversa de Academia deste mês de março. As duas edições do evento ocorrem, nas tardes de terça e quarta-feira (23 e 24/03), às 16h, no canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube. Os encontros on-line e ao vivo trarão os temas "Dança, História e Memória - A Dança do Ventre em Fortaleza", com a condução de Carol e Isa Moreira, e "Corpo de Bairro: Uma Relação entre Olhos e Pernas", com Patrícia Lopes.
Clique aqui para acessar o YouTube da Vila das Artes
O programa Conversa de Academia, que acontece desde 2015, "surgiu da percepção da importância de promovermos encontros em que pesquisadores pudessem expor suas pesquisas fora do espaço acadêmico", explica Marina Carleial, coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. "Desde o ano passado, com a impossibilidade de promovermos os encontros de forma presencial, passamos ao formato virtual, o que facilita o acesso e permite ampliação do público", complementa a coordenadora.
Na terça-feira (23/03), o programa tem como convidadas as irmãs Carol e Isa Moreira, que apresentam o tema "Dança, História e Memória - A Dança do Ventre em Fortaleza". A pesquisa é resultado de trabalhos acadêmicos com enfoque tanto no registro quanto na análise da história da dança do ventre em Fortaleza, durante o período de 1998 a 2010. "Diante da escassez de estudos destinados à pesquisa histórica, esse trabalho visa contribuir para o reconhecimento da dança do ventre diante do cenário acadêmico e das danças cearenses, além de permitir o reconhecimento das personalidades que constituem essa dança: as bailarinas e pesquisadoras da dança oriental", explicam as irmãs.
Na quarta-feira (24/03), "Corpo de Bairro: Uma Relação entre Olhos e Pernas" é o tema apresentado por Patrícia Lopes. A pesquisa investiga o exercício de travessia como prática estética. "Atravessar o espaço é uma atividade que está imbricada ao trajeto histórico da humanidade e, ao longo do tempo, tem levantado reflexões no campo da arte", comenta Patrícia. "É uma atividade que envolve todo o corpo, e, tratando da cidade como espaço atravessado, podemos pensar em dois corpos se atravessando mutuamente: o corpo do sujeito e o corpo da cidade. Fazendo um recorte de um determinado espaço, podemos pensar que tipo de conhecimento artístico é constituído ao tomarmos o bairro em que moramos como espaço a ser atravessado", complementa.
A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
Sobre as ministrantes
Carol e Isa Moreira são irmãs, professoras, coreógrafas, graduadas em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduadas com Especialização Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Internacional (UNINTER). São autoras do livro "Dança, história e memória: a dança do ventre em Fortaleza" (2016) e produtoras do espetáculo "Maktub" (2018). Isa Moreira é também mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (ProfArtes) da UFC e professora efetiva do município de Fortaleza.
Patrícia Lopes é artista docente, coreógrafa, produtora e graduada em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É pesquisadora do tema urbanidade e caminhabilidade e fruição artística, com formação em Educação para o Patrimônio pela Fundação Demócrito Rocha. Tem em suas práticas forte envolvimento com a Educação Somática e com trabalhos sob o guarda-chuva do tema arte e cidade. Mora no Conjunto Habitacional Curió desde 1998, onde colaborou com a fundação e a manutenção do Jornal Comunitário Folha Curió e do Espaço Cultural Comunitário CasAvoa. Participou do grupo de pesquisa Laboratório Abrigos Sensíveis (LAS/UFC), onde fez estudos do movimento para o espaço cênico a partir de elementos compositivos do espaço urbano, sob influência dos trabalhos de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Já atuou também com alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, dialogando de maneira transdisciplinar temas sobre arte, arquitetura, história e patrimônio.
Serviço
Conversa de Academia
Datas: Terça e quarta-feira (23 e 24/03)
Hora: 16h
Local: Canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos YouTube