Com a celebração dos 19 anos em curso, a Vila das Artes mantém, de 17 a 24 de outubro, uma agenda com oficinas e seminário abertos à inscrição e à visitação do público. Equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema, a Vila também segue com atividades regulares das escolas de Artes Visuais, Circo e Música.
Na Escola Pública de Circo, seguem abertas até as 18h do dia 17 as inscrições para a residência artística Corpo Circense em Criação, conduzida pela Cia. Devir, de Pernambuco. Já a Escola Pública de Artes Visuais continua, até 6 de novembro, o processo da 2ª Chamada de Credenciamento de Propostas Formativas. No dia 24, a escola também abre 20 vagas para a oficina Fotografia Contemporânea, com o artista visual e curador Solon Ribeiro.
Outro destaque é o espetáculo "Afinando”, do K’Os Coletivo, na quarta-feira (22/10), a partir das 10h. A iniciativa é uma parceria da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes com o Banco do Nordeste Cultural. Na mesma data, a Escola Pública de Música realiza a oficina “Introdução à técnica da voz cantada para artistas cênicos", com Antônio Souza, cantor e professor de canto lírico da Vila.
19 anos da Vila das Artes
Durante todo o mês de outubro, a Vila das Artes realiza sua programação especial de aniversário de 19 anos. Com o tema “Plantar o presente, sonhar o futuro”, a agenda se organiza em três eixos: oficinas de iniciação em artes para adultos, o Seminário “Educação e Cultura: Caminhos para a formação básica e profissional na Vila das Artes” e a Mostra Artística da Vila das Artes, que se espalha por equipamentos como o Centro Cultural Belchior (CCBel) e no Teatro Antonieta Noronha. Acompanhe a programação completa de oficinas, seminário e mostras artísticas.
Serviço
ARTES VISUAIS Segunda Chamada de Credenciamento de Propostas Formativas da Escola Pública de Artes Visuais
Inscrições até o dia 06/11
Edital da chamada de credenciamento
A iniciativa busca pluralizar as manifestações artísticas realizadas na instituição e oferecer, a partir do ano de 2026, um conjunto de novas formações em artes visuais.
ARTES VISUAIS Oficina Fotografia Contemporânea, com Solon Ribeiro
Período: 03 a 07/11. Horário: 14h às 18h
Faixa etária: 16+. Vagas: 20
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Inscrições de 24 a 30/10
A oficina proporciona uma visão abrangente das questões que envolvem a relação entre a fotografia e as artes visuais. O objetivo é discutir a estética da fotografia não documental e sua evolução até a contemporaneidade.
CIRCO Residência Artística Corpo Circense em Criação, com a Cia. Devir (PE)
Período: 23 a 25/10. Horário: 8h às 12h
Faixa etária: 18+. Vagas: 15
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Inscrições até as 18h de 17/10
A residência Corpo Circense em Criação oferecerá suporte artístico para circenses a partir de conhecimentos teóricos e práticos, com encontros que irão promover e incentivar processos de criação e pesquisa nas modalidades de cada artista participante, sendo realizadas, também, mentorias focadas nos processos criativos individuais.
MÚSICA Oficina Introdução à Técnica da Voz Cantada para Artistas Cênicos, com Antônio Souza
Período: 22/10. Horário: 18h às 20h
Faixa etária: 15+. Vagas: 20
Local: Escola Pública de Música (Rua Capitão Gustavo, 3552 – Joaquim Távora)
Inscrições por ordem de chegada
Nesta oficina, serão apresentados e praticados conceitos fundamentais da técnica vocal aplicada ao canto, abrangendo respiração, suporte respiratório, ressonância e fonação balanceada.
TEATRO Espetáculo “Afinando”, com K'Os Coletivo
Data: 22/10. Horário: 10h e 15h
Classificação indicativa: livre. Vagas: aberto ao público
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Sinopse: preparem-se para ver os maiores. Eles não são seres humanos comuns... Eles são estupendos, maravilhosos, meteóricos, o suprassumo da excelência! Nesse grande show, eles se destacam pela virtuosidade. Ela, Tramelaiscóvisky Ravel Bach, e seu fiel assistente Pipiu, são a sumidade musical em dupla. Preparem os ouvidos. “Afinando” chegou!
