Com 40 horas de programação totalmente gratuita e cerca de 80 atrações diferentes, a Primeira Virada Cultural da Prefeitura de Fortaleza vai movimentar o Centro da Cidade entre os dias 8 e 10 de novembro (sexta a domingo). Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Mercado dos Pinhões, Praça Cristo Redentor, Teatro São José, Complexo Cultural Vila das Artes (Vila das Artes e Centro Cultural Casa do Barão de Camocim), Avenida Monsenhor Tabosa, Paço Municipal, Polo dos Queijos (Raimundo dos Queijos) e Mercado São Sebastião serão ocupados com eventos das mais diversas linguagens artísticas, como música, teatro e literatura.
A programação e o plano operacional da primeira Virada Cultural de Fortaleza foram divulgados nesta quarta-feira (30/10), em coletiva no Paço Municipal. A agenda é alusiva ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro. As atrações musicais incluem nomes como Cordel do Fogo Encantado, Waldonys, Tarcísio Sardinha, Juruviara, Banda Dubaile, Os Transacionais, Os Alfazemas, Orquestra Popular do Nordeste, Roberta Fiúza, Felipe Cordeiro e Luxo da Aldeia.
Além disso, eventos como feira de economia criativa, exposição de quadrinhos, jogos de RPG, passeio a pé pelo Centro, Ciclofaixa Cultural, contação de histórias e festival de passinho fazem parte da extensa programação. Um dos destaques será o lançamento do livro do escritor Gilmar de Carvalho, “Chorinho: Cordas que Falam “, seguido de roda de conversa com Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), Gilmar de Carvalho e Juarez Leitão.
Confira a programação completa
“A Virada Cultural de Fortaleza tem algumas referências. A primeira delas é o compromisso assumido pelo prefeito Roberto Cláudio de fazer investimentos não só na ação cultural, mas também de articular uma intervenção mais ampla. Este evento surge como um esforço de valorizar o Centro, com a integração de diversos equipamentos e órgãos públicos que ocupam essa região da Cidade”, afirmou Gilvan Paiva, titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Para Alê Eloi, o convite para participar da primeira Virada Cultural de Fortaleza é motivo de orgulho. “Esta ação vai valorizar ainda mais o nosso quadro cultural, que já é tão rico. Temos vivido tempos difíceis e, neste momento, fomentar a arte, a cultura e o entretenimento voltado para toda a população é um passo importantíssimo. Tomar conta das ruas e criar oportunidades é algo incrível. Sem falar da geração de renda”, declarou a cantora.
Plano operacional de trânsito e segurança
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) dará suporte operacional ao evento. De acordo com Wellington Cartaxo, chefe de operação do órgão, a AMC “contará com cerca de 70 agentes e operadores de tráfego para dar suporte a Virada Cultural em todos os seus pontos”. O objetivo é facilitar o acesso dos participantes, garantindo a segurança nos deslocamentos.
Em virtude da demanda do público, estão previstos pontos de bloqueio. Conforme o planejamento do órgão, no Polo dos Queijos, a Rua General Bizerril será bloqueada entre as vias Castro e Silva e São Paulo, a partir de 6h até as 18h.
No polo da Praça do Ferreira, haverá a interdição da Rua Floriano Peixoto entre Travessa Pará e Pedro Borges. Já no Polo Mercado dos Pinhões, a Rua Visconde de Pelotas ficará interditada no trecho compreendido entre as ruas Nogueira Acioli e Gonçalves Lêdo.
Nos Polos Teatro São José e Av. Monsenhor Tabosa os agentes auxiliarão a travessia de pedestres no cruzamento da Av. Dom Manoel com Av. Monsenhor Tabosa e Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste). Nos demais polos, Mercado São Sebastião, Complexo Cultural Vila das Artes, Casa do Barão de Camocim e Praça dos Leões, haverá um controle de tráfego e coibição de estacionamento irregular.
Leandro Sousa, representante da Coordenadoria das Inspetorias da Guarda Municipal disse que, além do quadro normal de homens da corporação, mais 68 estarão nas ruas da Cidade participando especialmente do grupo de equipes móveis e fixas do evento, nas suas diversas áreas.
Urbanismo e paisagismo
Para a Virada Cultural, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) realizará serviços de roço, capinação e poda de arbustos e árvores de 31/10 a 07/11, nos espaços que receberão a programação, de modo a garantir o bem-estar dos munícipes e a boa ornamentação dos espaços que serão utilizados no evento.