O Instituto Doutor José Frota (IJF), maior centro médico da rede pública de saúde da Prefeitura de Fortaleza, referência regional no tratamento de vítimas de traumas graves, contabilizou 753 acolhimentos de pacientes durante o feriado de Réveillon, entre os dias 29 de dezembro de 2017 (sexta-feira) e 1º de janeiro de 2018 (segunda-feira). O quantitativo foi 33% menor que o registrado durante o feriado do ano anterior, quando a Emergência do Hospital recebeu 1.128 pacientes entre os dias 30 de dezembro de 2016 (sexta-feira) e 2 de janeiro de 2017 (segunda-feira).
De acordo com a superintendente do Instituto Doutor José Frota, Riane Azevedo, desde o início do mês de dezembro, medidas administrativas estratégicas foram adotadas por diversos órgãos, como IJF, Samu, UPAs e Frotinhas, além da estrutura de atendimentos básicos montada pela Secretaria Municipal da Saúde no Aterro da Praia de Iracema, para responder ao elevado fluxo de atendimentos no curto espaço de tempo, minimizando a espera por procedimentos e garantindo o suporte de pessoal e de equipamentos para o auxílio ao diagnóstico, tratamento e direcionamento adequado de pacientes, bem como o abastecimento de insumos. Leitos de retaguarda também foram disponibilizados em instituições parceiras, permitindo a priorização do socorro imediato aos casos mais graves.
Entre as ocorrências de mais incidência no último fim de semana prolongado, estão os acidentes com motociclista (137), quedas (110), penetração de corpo estranho por orifício natural - engasgo (56) e queimaduras (56). Apesar do grande número de ocorrências com motociclistas, em números gerais, as vítimas de acidentes de trânsito também apresentaram significativa redução, na comparação das comemorações da passagem do ano de 2016 para 2017 e de 2017 para 2018. Ao todo, o número de acolhimentos do tipo caiu de 319 para 200 (redução de 37%).