
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou 458 fiscalizações nos primeiros dias da nova fase da Operação Capital Limpa e Ordenada, iniciada na segunda-feira (2/3). As ações integram a atuação coordenada de diversos órgãos da Prefeitura de Fortaleza para intensificar o combate ao descarte irregular de resíduos e reforçar o ordenamento urbano.
Ao longo da semana, foram lavrados 144 autos de infração e emitidas 209 notificações durante as ações realizadas em diferentes pontos da cidade.
Entre as ocorrências registradas nesse período, a Agefis apreendeu quatro veículos utilizados no transporte irregular de resíduos da construção civil. Um dos casos ocorreu no bairro Cajazeiras, quando uma caçamba foi apreendida por realizar o transporte de resíduos sem o credenciamento exigido pelo Município. Em outras três situações, os veículos transportavam entulho sem o uso de lona de proteção, medida obrigatória para evitar a dispersão de materiais nas vias públicas.
Também durante a operação, uma construtora foi autuada no Centro por descarte irregular de resíduos de construção civil em via pública e por armazenamento de materiais de obra em passeio público sem autorização do Município.
Equipes orientam população
Além da fiscalização, a operação também tem reforçado o trabalho de orientação à população. Equipes atuam diretamente nas avenidas contempladas pela ação e em residências do entorno, informando moradores e comerciantes sobre a forma correta de realizar o descarte de resíduos, indicando endereços de Ecopontos e contribuindo para a organização dos pontos de coleta.
“A fiscalização é fundamental, mas a operação também tem um forte caráter educativo. Nosso objetivo é conscientizar a população e os comerciantes sobre a importância do manejo adequado dos resíduos e as consequências do descarte irregular”, destaca o superintendente da Agefis, Guilherme Magalhães.
Capital Limpa e Ordenada
A nova fase da Operação Capital Limpa e Ordenada foi iniciada no último dia 2 de março e ampliou a atuação integrada de órgãos municipais no enfrentamento ao descarte irregular de resíduos em Fortaleza. Nesta primeira etapa, as ações estão concentradas nas avenidas Leste-Oeste (Pirambu), Duque de Caxias (Centro) e General Osório de Paiva (Siqueira), com fiscalização, serviços de limpeza e orientação à população.
A ação, coordenada pela Secretaria de Governo (Segov), reúne equipes da Agefis, Secretarias Regionais (SERs), Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Secretaria Municipal da Educação (SME), Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Secretaria de Relações Comunitárias (SERC) e Coordenadoria Especial de Programas Integrados (Copifor).
