A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Fundação Cultural Nipônica Brasileira, levará mais de 4 mil alunos de 78 escolas da Rede Municipal para o Sana 2019, maior evento de cultura pop e geek do Norte e Nordeste do Brasil. Nesta sexta-feira (12/07), estudantes do Ensino Fundamental participaram do primeiro dia do evento, que segue até domingo (14/07) no Centro de Eventos do Ceará.
A extensa programação reúne atividades para gostos diversos. Referências a filmes, seriados, cosplays, animes e games compõem um cenário capaz de atrair pessoas de todas as idades. A inscrição dos alunos se deu por meio da participação de gestores escolares em parceria com os Distritos de Educação. A iniciativa fomenta a criatividade, a autonomia, o protagonismo estudantil, além do acesso a atividades de caráter artístico e tecnológico.
Kerginaldo Freitas, gerente da Célula de Fortalecimento da Autonomia Escolar, reforçou o intuito da proposta. “Pelo segundo ano consecutivo, estamos trazendo nossos alunos das Escolas Municipais para o Sana. Em 2018, trouxemos 2 mil jovens. Neste ano, ampliamos o acesso e dobramos a quantidade de estudantes, contemplando todas as Regionais da Cidade. Além de trocar experiências com a cultura, essa vivência está diretamente ligada ao ensino e proporciona outra perspectiva, outro olhar da criança para o mundo”, considerou, acrescentando que a visita integra o Agosto+, programação especial em comemoração ao mês do estudante na Rede Municipal de Fortaleza.
Kaleb Lopes, matriculado na escola José Alcides Pinto, compareceu ao evento e descreveu a experiência. “Está sendo muito legal ver os animes, os stands e fazer compras. Nossa escola trouxe os 45 melhores alunos, com as melhores notas, e isso é muito positivo, porque reconhece o nosso esforço”, destacou.
Já Larissa Sousa, aluna da Escola Municipal Reitor Pedro Teixeira, aproveitou a oportunidade para imergir em culturas ainda pouco exploradas e ampliar as próprias referências. “Apesar de não conhecer profundamente os conteúdos daqui do Sana, essa é uma oportunidade para desbravar novas realidades”, disse.
Diante da variedade de mangás disponíveis para a venda, o estudante Hugo Napoleão pretende expandir seu repertório de leituras. “Trouxe um dinheirinho para comprar alguns produtos. É sempre uma chance de aprender cada vez mais”, concluiu.
Reunindo anualmente um público de 100 mil pessoas, o Sana faz parte do calendário turístico de Fortaleza. Cerca de 30% do público é composto por participantes de outros estados nordestinos, promovendo maior intercâmbio de experiências.