A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia mais um mutirão de sinalização pela cidade. A partir desta quinta-feira (11/02), o bairro José Walter será contemplado com um conjunto de intervenções que visa melhorar o tráfego de veículos e pedestres, além de reduzir a acidentalidade viária.
As ações incluem renovação da sinalização em 284 cruzamentos; implantação de quatro novos semáforos, três travessias elevadas, 12 tachões refletivos que servem como redutor de velocidade, 90 novos paraciclos, duas zonas de 50 km/h; e alterações de circulação viária. A previsão é que os serviços sejam concluídos em março.
O bairro apresentou elevado índice de acidentes nos últimos quatro anos. Entre 2015 e 2019, foram registrados 1.114 sinistros (682 com vítimas feridas e 39 com vítimas fatais). Os pedestres são os usuários mais vulneráveis. O órgão contabilizou 77 atropelamentos no período.
Travessias elevadas
As travessias elevadas garantem uma passagem mais segura aos pedestres, incentivando que o condutor respeite a faixa e reduza a velocidade para dar prioridade a quem anda a pé.
Esses dispositivos vão ser colocados na Av. João de Araújo Lima (em frente à UAPS), na Av. I com Av. B e na Av. D (em frente à Escola Municipal Minha Vida Meus Amores).
Sinalização semafórica
Serão instalados quatro novos semáforos nos cruzamentos da Av. A com Av. I, Av. G com Av. I, Av. João de Araújo Lima com Av. H e Av. João de Araújo Lima com Av. F.
Outros dois equipamentos, localizados na Av. D com Av. I e Av. I com Av. M, terão alteração na configuração. O projeto prevê ainda a inclusão de estágio para pedestres no cruzamento da Av. Presidente Costa e Silva com Av. Bernardo Manuel.
Zonas de 50 km/h
Como o excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco de acidentes, a AMC readequará o limite em duas vias para 50 km/h: Av. João de Araújo Lima (entre Av. Presidente Costa e Silva e a Rua Nova) e Av. Bernardo Manuel (entre a Av. B e a Rua Nova).
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h em uma via aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.
Infraestrutura Cicloviária
A malha cicloviária será ampliada para garantir deslocamentos seguros aos ciclistas com duas novas ciclovias: na Av. D, entre a Av. João de Araújo Lima e a Av. I; e na Av. G, entre a Av. João de Araújo Lima e a Rua Eça de Queiroz.
Estão previstas obras no canteiro central para viabilizar a construção de duas ciclovias unidirecionais que terão extensão de 2 km. As árvores serão mantidas, garantindo arborização e sombreamento para quem pedala.
Cerca de 90 paraciclos vão ser instalados no bairro. Eles são mobiliários urbanos utilizados para estacionamento de bicicleta. A medida, implementada mundialmente, incentiva o uso desse meio de transporte.