A partir desta segunda-feira (16/09), a Operação Esquina Segura será intensificada para evitar acidentes nos cruzamentos mais perigosos da capital cearense. A medida, desenvolvida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), consiste no reforço da sinalização e fiscalização com a coibição de estacionamentos próximos às esquinas.
“Queremos promover uma mudança de cultura em quem comete esse tipo de irregularidade. Infelizmente, algumas pessoas acabam aproveitando qualquer espaço para estacionar e isso dificulta tanto o caminho do pedestre quanto a visibilidade do motorista, oferecendo graves riscos", esclarece Juliana Coelho, superintendente do órgão.
Além da fiscalização, a operação contempla também a renovação da sinalização horizontal e vertical, implantação de placas alertando a proibição de estacionamento, marca de canalização e tachões. Tudo isso para evitar essa prática indevida, que é considerada uma das principais causas de sinistros na cidade. Em determinadas interseções, algumas esquinas ainda são prolongadas para encurtar e tornar mais segura a travessia de quem anda a pé.
Cerca de 400 cruzamentos dispõem desse reforço na sinalização, sendo 21 somente este ano. De janeiro a julho, 614 veículos foram removidos em 115 comandos de fiscalização. Em vias onde o projeto foi implantado, observou-se uma redução de 61% no quantitativo de acidentes com vítima.
De acordo com o artigo 181 do CTB, "estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal" é uma infração de natureza média, gera quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação do proprietário do veículo e multa no valor de R$130,16, além de ter como medida administrativa a remoção.