A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) capacita, neste sábado (18/03), instrutores técnicos de autoescolas com o intuito de reforçar a preparação de novos condutores, especialmente os motociclistas, que correspondem a quase metade das mortes nas vias da cidade. A formação inédita será realizada em parceria com o Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (SINDCFCS-CE) na sede da AMC, de 8h às 12h.
A capacitação tem como objetivo reforçar a formação sobre segurança no trânsito dos cursos promovidos pelas autoescolas e, como consequência, aprimorar a preparação de motociclistas para o trânsito, reduzindo os acidentes com severidade e mortes em vias de Fortaleza.
Com instruções teóricas e práticas, os profissionais poderão se aprofundar em iniciativas que promovem a segurança viária na cidade, além de noções sobre pilotagem segura e defensiva, que preparem os motociclistas a lidar com qualquer situação adversa no ir e vir. Com esta qualificação, os instrutores aprimoram os conhecimentos necessários para o processo formativo dos condutores em processo de habilitação.
“Os instrutores técnicos de autoescolas desenvolvem um papel essencial na preparação de condutores mais conscientes e responsáveis no trânsito. O investimento na formação continuada destes profissionais poderá contribuir para redução das nossas estatísticas de mortes a partir do conhecimento e adoção de um comportamento mais seguro dos motociclistas que serão habilitados”, salienta André Luís Barcelos, gerente de educação para o trânsito da AMC.
Redução de mortes
Em 2022, ano em que Fortaleza alcançou o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito, os motociclistas corresponderam a 47% dos óbitos nas vias. Apesar do número equivaler a quase metade das ocorrências, as mortes envolvendo ocupantes de veículos sobre duas rodas vêm caindo. No ano passado, foram 75 óbitos, o que representa uma redução de 12,8% em relação aos 86 fatais de 2021 e de 24% aos 99 registros de 2020.