O prefeito José Sarto inaugurou, nesta quinta-feira (17/03), a Areninha Conjunto Ceará II, a oitava entregue este ano pela Prefeitura de Fortaleza. O equipamento, cujo nome homenageia o ex-jogador profissional José Carlos Evangelista de Sousa, teve investimento de R$ 1.292.249,20 e possui área de 11.549,61 m², sendo 3.916,50 m² de campo de grama sintética, além de dois vestiários, duas arquibancadas; passeio em piso intertravado, bicicletário, quatro mesas de jogos, arvoredos, jardins, bancos, quadra poliesportiva e quadra de areia.
Sarto destacou que esta é a 23ª Areninha inaugurada durante a atual gestão e que a Capital já possui mais de cem. "Entregamos para a comunidade mais um equipamento que não é só esportivo, mas que reúne a família e muda o entorno com iluminação, segurança e inclusão social. Além disso, faz girar a microeconomia local e também prepara os futuros craques, que um dia farão parte da elite do futebol cearense e brasileiro", afirmou.
O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Samuel Dias, destacou que o Conjunto Ceará é o bairro que mais possui Areninhas, totalizando quatro, além de outros equipamentos essenciais que atendem as demandas da população. "O que a gente faz aqui que é pouco ainda frente a necessidade que tem e a importância desse bairro pra cidade de Fortaleza", declarou.
A Areninha do Conjunto Ceará, assim como as demais unidades, receberá um núcleo do Atleta Cidadão, iniciativa realizada por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) e da Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece). O projeto atende cerca de 10.600 jovens de 8 a 29 anos em 16 modalidades esportivas com aulas regulares, atividades físicas e brincadeiras com a orientação de 245 profissionais, dentre os quais educadores físicos e acadêmicos.
Um dos jovens beneficiados pelo projeto é o Júlio César Campos, de 19 anos. Ele conta que mora no Conjunto Ceará desde que nasceu e já participa do projeto há três anos, quando ainda estava no ensino médio. Atualmente segue engajado no esporte, na posição de goleiro. "Já conheço a estrutura das Areninhas e costumo jogar aqui no bairro, agora tenho mais uma opção de campo perto de casa. Aqui era um campo de areia, então ficou muito melhor. E é muito bom vir para cá, muda a nossa realidade, tem sempre uma galera participando toda semana", disse.
Este ano, já foram entregues as Areninhas Campo do Leite (Siqueira), Jardim União (Passaré), Polo de Lazer São João do Tauape (São João do Tauape), Parque Rachel de Queiroz (Presidente Kennedy), Pedro Martins (Benfica), Papicu e Santa Filomena (Jangurussu). Em 2021, foram entregues as Areninhas Campinho Conjunto Esperança, Praça da Juventude, Campo Novo Mondubim, Unidos do Dendê, Santa Rosa, Haroldo Abreu Serpa (Pedras), Beira Rio (Conjunto Palmeiras), Bela Vista, Jardim Iracema, Paulo Benevides (Messejana), Luciram Girão (Sapiranga), Murilão (Messejana), Jardim das Oliveiras, Vila Velha e Cidade 2000.
Saiba mais
O projeto Areninhas teve início em 2014 e está requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar à população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.