13 de August de 2020 em Educação

Atividades escolares a distância têm adesão superior a 90% em Fortaleza

Rede Municipal de Ensino garante diversas modalidades pedagógicas a 231 mil alunos durante a suspensão das aulas presenciais


garota vestindo farda da rede municipal de ensino mostrando trabalho feito à mão e olhando para ele
Desenvolvendo os aspectos emocionais e cognitivos, os alunos da Educação Infantil cumprem jornada direcionada à integração escolar e familiar

Os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus seguem estimulando a adaptação de diversos eixos da administração pública municipal. Em virtude da suspensão temporária das atividades escolares presenciais, a Prefeitura de Fortaleza segue priorizando o aprendizado dos estudantes por meio de estratégias pedagógicas inovadoras.

secretária Dalila sorrindo para a foto
“Temos conseguido o apoio de praticamente 100% dos professores, apesar de todas as dificuldades", aponta Dalila Saldanha

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal da Educação (SME), em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), vem disponibilizando atividades domicilares remotas para garantir o ensino letivo adequado mesmo diante do isolamento social previsto em decreto. A iniciativa reúne esforços do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), em consonância com a Resolução Nº 022/2020 do Conselho Municipal de Educação (CME).

A titular da SME, Dalila Saldanha, enfatizou o intuito da proposta. “O plano de atividades pedagógicas em regime domicilar, desenvolvido e orientado por especialistas da Rede Municipal, está instituído em todas as nossas Unidades de Ensino, incluindo Escolas de Tempo Integral e de regime parcial, Centros de Educação Infantil e creches conveniadas. Para isso, nós apostamos na autonomia pedagógica e no protagonismo dos professores”, explica.

Nesse sentido, a iniciativa estimula, com o apoio de plataformas digitais, a integração entre profissionais da Educação, estudantes e suas famílias. Para a finalidade, as dinâmicas foram, responsavelmente, adequadas à faixa etária de cada turma.

Carga horária

Seguindo as diretrizes definidas pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), as tarefas remotas, em execução desde março de 2020, serão incorporadas às horas/aula obrigatórias previstas em calendário escolar.

print de vídeo com garoto de óculos vestindo farda da rede municipal de ensino falando
Os estudantes do Ensino Fundamental têm recebido orientações voltadas ao processo efetivo da aprendizagem

Educação Infantil

Desenvolvendo os aspectos emocionais e cognitivos, os alunos da Educação Infantil cumprem jornada direcionada à integração escolar e familiar. “Nosso foco é estimular as vivências, incentivar o fortalecimento dos vínculos familiares, promover o afeto e as relações interpessoais por meio de brincadeiras e iniciativas lúdicas. As tarefas visam, também, à proteção e ao cuidado com as crianças”, afirma Dalila.

Ensino Fundamental

Os estudantes do Ensino Fundamental, por sua vez, têm recebido orientações voltadas ao processo efetivo da aprendizagem. “As nossas Unidades, utilizando os recursos disponíveis, têm estabelecido o reforço do ensino por meio de atividades devidamente planejadas. Acreditamos na capacidade de inovação e de criatividade dos professores. Utilizamos recursos disponíveis e o apoio das ferramentas digitais para facilitar a interação e monitorar o aprendizado. Isso vale também para os alunos que se encontram em processo de alfabetização”, destaca.

Inclusão e acessibilidade

Diante da dificuldade ou da impossibilidade de acesso à internet e a meios digitais em geral, a gestão escolar dispõe de estratégias alternativas para promover a equidade do processo de interação e aprendizagem a todos os estudantes. Atendendo às recomendações das autoridades de Saúde, é garantida a entrega presencial de materiais didáticos físicos, incluindo múltiplas atividades didáticas, trabalhos de pesquisa e roteiros diários.

professor sorrindo para a foto com mural de fotos de alunos em cadeiras de formatura ao fundo
"Percebemos uma participação muito ativa dos familiares", avalia o diretor da EM João Saraiva Leão, Giovanni Rocha

Níveis de interação

De acordo com levantamento recém-realizado pela Prefeitura de Fortaleza, os níveis de interação, adesão e participação durante os últimos cinco meses foram satisfatórios. Na Educação Infantil, 95,5% das famílias interagiram com as vivências escolares. No Ensino Fundamental, os números foram ainda mais positivos, com 99% de acesso às atividades domiciliares nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e de 98,8% nos anos finais (6º ao 9º ano). Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a adesão foi de 93,9%.

“Temos conseguido o apoio de praticamente 100% dos professores, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Há níveis permanentes, acima de 90%, de interação com as famílias e os estudantes. Isso demonstra a vontade e o empoderamento das Unidades de Ensino na busca de fortalecer o aprendizado dos estudantes, os vínculos e a integração com as famílias”, aponta Dalila Saldanha.

O diretor da Escola Municipal João Saraiva Leão, Giovanni Rocha, avaliou positivamente os resultados alcançados. “Neste momento, os alunos estão de férias. Mas a experiência ao longo do primeiro semestre foi surpreendentemente satisfatória. Percebemos uma participação muito ativa dos familiares na condução do processo de aprendizagem dos estudantes. Tivemos uma participação expressiva, inclusive, dos alunos matriculados na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Independentemente da idade, a grande maioria participou ativamente das dinâmicas, interagiu, enviou fotos das suas atividades, tirou dúvidas e, certamente, aprendeu bastante”, detalha.

Divulgação e reconhecimento

Para reconhecer e compartilhar as práticas exitosas desenvolvidas pelas unidades escolares, professores, alunos e famílias ambientadas ao contexto das atividades domiciliares, a SME implantou as seguintes ferramentas:

#ConectaEscola

O canal #ConectaEscola, localizado no menu da Intranet, dentro da aba + SME, faz parte da campanha “Educação pela vida: coronavírus não” e visa à valorização das ações promovidas para conectar escola, alunos, professores e gestão. “No nosso Portal, divulgamos ações extraordinariamente desenvolvidas pela comunidade escolar com toda a inovação e criatividade. São vídeos, aulas, textos e imagens. Além disso, com o apoio das tecnologias, temos rompido barreiras e nos comunicado efetivamente por meio de páginas, mídias sociais e grupos de Whatsapp”, exemplifica a titular da SME.

arte com texto onde estão escritos os percentuais de adesão e participação dos alunos por série, conforme está na matéria

#BoasPráticas

O espaço “Educação para a vida: coronavírus não! #BoasPráticas”, também localizado na Intranet da SME, divulga vídeos de ações exitosas de alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino relacionadas às interações/vivências com as famílias, ao trabalho domiciliar e ao desenvolvimento de atividades pelos alunos. Lá, são divulgadas, de forma sistemática, informações acerca de como prevenir e combater a Covid-19.

Suporte pedagógico

Para contribuir com o planejamento, a implementação e o acompanhamento das famílias, com foco na organização da rotina e na continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, a SME ressalta que organizou e disponibilizou para as unidades escolares, por meio dos Distritos de Educação, várias sugestões de atividades, assim como novos recursos que agregam diversos conteúdos digitais e oportunidades formativas, no site da Academia do Professor Darcy Ribeiro.

Oportunidades de formação

Nos conteúdos disponíveis, os professores encontram uma coletânea de cursos totalmente gratuitos, além de um agregado de informações, dicas e tutoriais sobre ferramentas úteis no suporte às tarefas de ensino remoto, seções com dicas de jogos educativos e canais educacionais.

Paralelamente, o projeto “Diálogos online” objetiva discutir o fazer docente e garantir a disponibilização de livros em versão digital e variados componentes curriculares para alunos, seus familiares e professores.

Apoio à saúde mental e vocal

Além do suporte pedagógico e direcionado à formação, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Universidade de Fortaleza, desenvolveu programa de prevenção e promoção da saúde dos professores. “Isso contempla a saúde mental e vocal por meio da atenção e do desenvolvimento de rodas de conversa, além de apoio social e psicológico. As ações visam disseminar informações e orientações a toda a comunidade educacional nesse momento desafiador”, ressalta a Secretária de Educação.

O acompanhamento da saúde mental dos profissionais da Rede Municipal de Ensino será ainda mais fortalecido com a contratação de 12 psicólogos, que irão realizar o atendimento de educadores, alunos e famílias a partir deste mês de agosto, por meio do Serviço de Psicologia Escolar. Essa nova etapa fortalece, ainda, o Projeto Sintonia, que vem prestando acolhimento aos profissionais municipais da Educação, dando suporte psicológico por meio de plataformas virtuais.

Atividades escolares a distância têm adesão superior a 90% em Fortaleza

Rede Municipal de Ensino garante diversas modalidades pedagógicas a 231 mil alunos durante a suspensão das aulas presenciais

garota vestindo farda da rede municipal de ensino mostrando trabalho feito à mão e olhando para ele
Desenvolvendo os aspectos emocionais e cognitivos, os alunos da Educação Infantil cumprem jornada direcionada à integração escolar e familiar

Os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus seguem estimulando a adaptação de diversos eixos da administração pública municipal. Em virtude da suspensão temporária das atividades escolares presenciais, a Prefeitura de Fortaleza segue priorizando o aprendizado dos estudantes por meio de estratégias pedagógicas inovadoras.

secretária Dalila sorrindo para a foto
“Temos conseguido o apoio de praticamente 100% dos professores, apesar de todas as dificuldades", aponta Dalila Saldanha

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal da Educação (SME), em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), vem disponibilizando atividades domicilares remotas para garantir o ensino letivo adequado mesmo diante do isolamento social previsto em decreto. A iniciativa reúne esforços do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), em consonância com a Resolução Nº 022/2020 do Conselho Municipal de Educação (CME).

A titular da SME, Dalila Saldanha, enfatizou o intuito da proposta. “O plano de atividades pedagógicas em regime domicilar, desenvolvido e orientado por especialistas da Rede Municipal, está instituído em todas as nossas Unidades de Ensino, incluindo Escolas de Tempo Integral e de regime parcial, Centros de Educação Infantil e creches conveniadas. Para isso, nós apostamos na autonomia pedagógica e no protagonismo dos professores”, explica.

Nesse sentido, a iniciativa estimula, com o apoio de plataformas digitais, a integração entre profissionais da Educação, estudantes e suas famílias. Para a finalidade, as dinâmicas foram, responsavelmente, adequadas à faixa etária de cada turma.

Carga horária

Seguindo as diretrizes definidas pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), as tarefas remotas, em execução desde março de 2020, serão incorporadas às horas/aula obrigatórias previstas em calendário escolar.

print de vídeo com garoto de óculos vestindo farda da rede municipal de ensino falando
Os estudantes do Ensino Fundamental têm recebido orientações voltadas ao processo efetivo da aprendizagem

Educação Infantil

Desenvolvendo os aspectos emocionais e cognitivos, os alunos da Educação Infantil cumprem jornada direcionada à integração escolar e familiar. “Nosso foco é estimular as vivências, incentivar o fortalecimento dos vínculos familiares, promover o afeto e as relações interpessoais por meio de brincadeiras e iniciativas lúdicas. As tarefas visam, também, à proteção e ao cuidado com as crianças”, afirma Dalila.

Ensino Fundamental

Os estudantes do Ensino Fundamental, por sua vez, têm recebido orientações voltadas ao processo efetivo da aprendizagem. “As nossas Unidades, utilizando os recursos disponíveis, têm estabelecido o reforço do ensino por meio de atividades devidamente planejadas. Acreditamos na capacidade de inovação e de criatividade dos professores. Utilizamos recursos disponíveis e o apoio das ferramentas digitais para facilitar a interação e monitorar o aprendizado. Isso vale também para os alunos que se encontram em processo de alfabetização”, destaca.

Inclusão e acessibilidade

Diante da dificuldade ou da impossibilidade de acesso à internet e a meios digitais em geral, a gestão escolar dispõe de estratégias alternativas para promover a equidade do processo de interação e aprendizagem a todos os estudantes. Atendendo às recomendações das autoridades de Saúde, é garantida a entrega presencial de materiais didáticos físicos, incluindo múltiplas atividades didáticas, trabalhos de pesquisa e roteiros diários.

professor sorrindo para a foto com mural de fotos de alunos em cadeiras de formatura ao fundo
"Percebemos uma participação muito ativa dos familiares", avalia o diretor da EM João Saraiva Leão, Giovanni Rocha

Níveis de interação

De acordo com levantamento recém-realizado pela Prefeitura de Fortaleza, os níveis de interação, adesão e participação durante os últimos cinco meses foram satisfatórios. Na Educação Infantil, 95,5% das famílias interagiram com as vivências escolares. No Ensino Fundamental, os números foram ainda mais positivos, com 99% de acesso às atividades domiciliares nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e de 98,8% nos anos finais (6º ao 9º ano). Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a adesão foi de 93,9%.

“Temos conseguido o apoio de praticamente 100% dos professores, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Há níveis permanentes, acima de 90%, de interação com as famílias e os estudantes. Isso demonstra a vontade e o empoderamento das Unidades de Ensino na busca de fortalecer o aprendizado dos estudantes, os vínculos e a integração com as famílias”, aponta Dalila Saldanha.

O diretor da Escola Municipal João Saraiva Leão, Giovanni Rocha, avaliou positivamente os resultados alcançados. “Neste momento, os alunos estão de férias. Mas a experiência ao longo do primeiro semestre foi surpreendentemente satisfatória. Percebemos uma participação muito ativa dos familiares na condução do processo de aprendizagem dos estudantes. Tivemos uma participação expressiva, inclusive, dos alunos matriculados na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Independentemente da idade, a grande maioria participou ativamente das dinâmicas, interagiu, enviou fotos das suas atividades, tirou dúvidas e, certamente, aprendeu bastante”, detalha.

Divulgação e reconhecimento

Para reconhecer e compartilhar as práticas exitosas desenvolvidas pelas unidades escolares, professores, alunos e famílias ambientadas ao contexto das atividades domiciliares, a SME implantou as seguintes ferramentas:

#ConectaEscola

O canal #ConectaEscola, localizado no menu da Intranet, dentro da aba + SME, faz parte da campanha “Educação pela vida: coronavírus não” e visa à valorização das ações promovidas para conectar escola, alunos, professores e gestão. “No nosso Portal, divulgamos ações extraordinariamente desenvolvidas pela comunidade escolar com toda a inovação e criatividade. São vídeos, aulas, textos e imagens. Além disso, com o apoio das tecnologias, temos rompido barreiras e nos comunicado efetivamente por meio de páginas, mídias sociais e grupos de Whatsapp”, exemplifica a titular da SME.

arte com texto onde estão escritos os percentuais de adesão e participação dos alunos por série, conforme está na matéria

#BoasPráticas

O espaço “Educação para a vida: coronavírus não! #BoasPráticas”, também localizado na Intranet da SME, divulga vídeos de ações exitosas de alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino relacionadas às interações/vivências com as famílias, ao trabalho domiciliar e ao desenvolvimento de atividades pelos alunos. Lá, são divulgadas, de forma sistemática, informações acerca de como prevenir e combater a Covid-19.

Suporte pedagógico

Para contribuir com o planejamento, a implementação e o acompanhamento das famílias, com foco na organização da rotina e na continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, a SME ressalta que organizou e disponibilizou para as unidades escolares, por meio dos Distritos de Educação, várias sugestões de atividades, assim como novos recursos que agregam diversos conteúdos digitais e oportunidades formativas, no site da Academia do Professor Darcy Ribeiro.

Oportunidades de formação

Nos conteúdos disponíveis, os professores encontram uma coletânea de cursos totalmente gratuitos, além de um agregado de informações, dicas e tutoriais sobre ferramentas úteis no suporte às tarefas de ensino remoto, seções com dicas de jogos educativos e canais educacionais.

Paralelamente, o projeto “Diálogos online” objetiva discutir o fazer docente e garantir a disponibilização de livros em versão digital e variados componentes curriculares para alunos, seus familiares e professores.

Apoio à saúde mental e vocal

Além do suporte pedagógico e direcionado à formação, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Universidade de Fortaleza, desenvolveu programa de prevenção e promoção da saúde dos professores. “Isso contempla a saúde mental e vocal por meio da atenção e do desenvolvimento de rodas de conversa, além de apoio social e psicológico. As ações visam disseminar informações e orientações a toda a comunidade educacional nesse momento desafiador”, ressalta a Secretária de Educação.

O acompanhamento da saúde mental dos profissionais da Rede Municipal de Ensino será ainda mais fortalecido com a contratação de 12 psicólogos, que irão realizar o atendimento de educadores, alunos e famílias a partir deste mês de agosto, por meio do Serviço de Psicologia Escolar. Essa nova etapa fortalece, ainda, o Projeto Sintonia, que vem prestando acolhimento aos profissionais municipais da Educação, dando suporte psicológico por meio de plataformas virtuais.