Manter os dados atualizados para garantir a continuidade dos benefícios da carteira estudantil: este é o alerta da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que reforça a obrigatoriedade da atualização da biometria facial para estudantes que realizaram o cadastro há mais de três anos. A medida é essencial para o funcionamento correto da carteira estudantil, evitando bloqueios ao utilizar o sistema de transporte público na Capital.
Somente em 2025, 31.277 carteiras estudantis foram bloqueadas. Além dos casos de uso indevido, identificados por meio da fiscalização diária, constatou-se que uma parcela significativa dos bloqueios ocorreu em razão da desatualização da biometria facial. A atualização tem caráter preventivo e é obrigatória para todos os estudantes com cadastro realizado há mais de três anos ou que tenham passado por alterações significativas na aparência, assegurando o uso correto do benefício e evitando transtornos aos usuários.
A situação é comum, especialmente entre estudantes que realizaram o cadastro biométrico ainda na infância ou no ensino fundamental e que, atualmente, já são adolescentes ou universitários. As mudanças naturais na fisionomia ao longo dos anos podem gerar falhas no reconhecimento facial, ocasionando o bloqueio automático da carteira nos validadores dos ônibus.
A carteira estudantil é de uso pessoal e intransferível. Para garantir a segurança do sistema de bilhetagem e coibir fraudes, são realizadas verificações constantes entre a imagem captada no momento da utilização do cartão e a foto biométrica registrada no sistema.
Os estudantes que tiverem a carteira estudantil bloqueada por desatualização da biometria facial terão o benefício desbloqueado após a realização do procedimento. Após a atualização da biometria, que pode ser feita on-line, o estudante pode procurar o terminal da Parangaba para efetivar o desbloqueio, permitindo a retomada do uso.
“A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança ao sistema de bilhetagem, assegurar o uso correto do benefício e evitar bloqueios causados por biometria desatualizada”, destaca Ivanderly Carvalho, coordenadora de Atendimento ao Estudante.
Passo a passo para atualização da biometria facial de alunos com CIA
A atualização da biometria facial pode ser realizada de forma simples e rápida pelo site da Etufor.
- Selecione a opção “Atualização de Biometria Facial”;
- Informe o CPF do aluno, um e-mail do aluno ou do responsável e clique em “Iniciar Solicitação”;
- Digite o código de validação recebido no e-mail e clique em “Realizar Validação”;
- Informe o CIA e a data de nascimento do aluno, em seguida clique em “Consultar”;
- Selecione a opção correspondente à documentação do aluno (RG ou certidão de nascimento);
- Anexe uma foto para a biometria facial e outra foto do aluno segurando o documento de identificação, conforme o modelo apresentado no sistema, e clique em “Finalizar”;
- Agora é só aguardar as informações sobre a validação da biometria facial, que serão enviadas para o e-mail informado.
