Dando continuidade ao conjunto de medidas para melhorar a segurança viária e seguir reduzindo mortes nas vias da cidade, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia, na noite desta sexta-feira (09/06), a implantação de um novo projeto na Av. 13 de Maio. A via é um importante corredor comercial por onde trafegam cerca de 44 mil veículos diariamente e interliga o Benfica ao Bairro de Fátima.
Como parte das intervenções, está prevista a renovação da sinalização em 34 cruzamentos ao longo da avenida e redequação da velocidade para 50 km/h no trecho compreendido entre as avenidas José Jatahy e Visconde do Rio Branco. Para facilitar a travessia de quem anda a pé, calçadas serão prolongadas e os semáforos situados nos cruzamentos da Av. 13 de Maio com as ruas Barão de Aratanha, Senador Pompeu, Jaime Benévolo e Rua Marechal Deodoro receberão estágio exclusivo para pedestres, que poderão acionar a botoeira para realizar o ir e vir com segurança.
Salvando vidas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é o fator responsável por uma a cada quatro mortes no trânsito. Por esse motivo, Fortaleza tem adequado o limite em vias com alta taxa de acidentalidade viária e significativo volume de tráfego. Há um período educativo de três meses para os motoristas se adaptarem.
Os resultados da medida são comprovados estatisticamente. Exemplo disso é que a Av. Leste-Oeste, primeira da Capital a operar com 50 km/h, registrava uma média de 11 óbitos por ano. Em 2022, não registrou nenhuma morte. Nas demais, houve uma queda de 68,1% nos acidentes fatais.
De acordo com levantamento da AMC, a Av. 13 de Maio registrou, de janeiro de 2019 a março de 2023, quatro mortes, 231 sinistros com feridos e 32 atropelamentos.
Mudança de circulação
O pacote de segurança viária também contempla mudança de circulação nas vias do entorno. A Rua Felino Barroso passará a operar no sentido sertão-praia, entre a Av. 13 de maio e a Rua Costa Araújo. Ja a Rua Eusébio de Souza concentrará o fluxo no sentido sertão-praia, entre a av. 13 de maio e Padre Barbosa de Jesus. A Rua Floriano Peixoto, por sua vez, terá o sentido sertão-praia no trecho compreendido entre a Av. 13 de Maio e a Rua Dep. João Pontes. Agentes e orientadores do órgão darão suporte operacional às alterações previstas.