Em continuidade à implantação do primeiro trinário de Fortaleza, a partir desta terça-feira (05/11), a Av. Duque de Caxias passa a funcionar com sentido único de circulação Aldeota/Centro entre as ruas Nogueira Acioli e Padre Ibiapina. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte operacional à intervenção, orientando os condutores e pedestres nos principais cruzamentos.
Como parte do projeto de sinalização, a velocidade também será readequada para 50 km/h, tendo em vista a quantidade de acidentes ocorridos ao longo da via. Segundo levantamento realizado pelo órgão, em dez anos foram registrados 2.560 acidentes, sendo 209 atropelamentos.
Fazendo o contrafluxo, as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar escoarão o trânsito no sentido Centro/Aldeota. Cerca de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas diariamente pela novidade, que otimizará a circulação em vias secundárias. Quem cruzar o trinário deve ficar atento à sinalização e realizar apenas as conversões permitidas.
O próximo passo é a inversão de sentido da Av. Padre Ibiapina, que concentrará o fluxo no sentido praia/sertão no trecho compreendido entre as avenidas Duque de Caxias e Bezerra de Menezes.
Faixas exclusivas para ônibus
Como fator preponderante do projeto do trinário, ao todo, foram implantados, 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus. A Av. Duque de Caxias recebeu 2,2 km de deslocamento para o transporte público, no trecho entre a Rua Dona Leopoldina e a Avenida Padre Ibiapina. Já na Rua Meton de Alencar, também foi implantado 1,6 km de faixa exclusiva entre a Rua Princesa Isabel e a Av. Visconde do Rio Branco.
Infraestrutura cicloviária
Inicialmente, a região recebeu cerca de, pelo menos, 3,3 km de nova infraestrutura cicloviária no entorno do trinário. Dessa forma, foram implantados aproximadamente 2,5 km de ciclofaixa unidirecional (sentido Aldeota/Centro) na Av. Duque de Caxias, entre a rua Nogueira Acioli e a Av. Padre Ibiapina.
Também serão implantados cerca de 850 m de ciclofaixa bidirecional na Padre Ibiapina, desde a Rua Guilherme Rocha até a Av. Bezerra de Menezes, interligando-se com a ciclovia já existente.
Ações para pedestres
Com o objetivo de reduzir a distância de travessia e proporcionar mais segurança aos pedestres no Centro, estão sendo implantadas duas faixas elevadas no entorno do Mercado São Sebastião, além de canteiro na Avenida Padre Ibiapina, semáforos na Avenida Duque de Caxias, com botoeiras de tempo exclusivo para pedestres, e prolongamentos de calçadas em alguns cruzamentos ou esquinas. Cada situação está sendo avaliada, levando em consideração o fluxo das vias e os raios de giro.
Novos semáforos
Em virtude da mudança de sentido da Rua Clarindo de Queiroz e da implantação de sentido único na Avenida Duque de Caxias, foi feita a reconfiguração semafórica de mais 50 equipamentos para atender melhor a demanda do novo fluxo. Também serão implantados seis novos semáforos nos seguintes locais:
- Avenida Duque de Caxias x Rua Teresa Cristina
- Avenida Duque de Caxias x Rua Jaime Benévolo
- Rua Meton de Alencar x Rua Princesa Isabel
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Princesa Isabel
- Rua Bárbara de Alencar x Rua Dona Leopoldina
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Jaime Benévolo
Reordenamento dos estacionamentos
Nas ruas que cruzam as principais vias do projeto, sendo elas a Avenida Duque de Caxias e as ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar, a sinalização foi renovada com demarcação de estacionamento onde atualmente já é permitido. A partir disso, está em avaliação a possibilidade de implantar prolongamentos de calçadas nas esquinas, como medida de segurança para o pedestre, reduzindo sua exposição e a distância da travessia.
Requalificação da iluminação e dos pontos de parada
Na região do trinário, compreendido pelo quadrilátero formado pelas avenidas Duque de Caxias, Padre Ibiapina e as ruas Meton de Alencar e Nogueira Acioli, haverá melhoria da iluminação pública. Os pontos de parada de ônibus também serão requalificados, seja por iluminação específica onde houver necessidade ou com a implantação de abrigos onde houver largura suficiente de calçada.
Recuperação asfáltica e de calçadas
O projeto prevê uma operação para recuperar calçadas nos pontos mais danificados, fresagem e recapeamento asfáltico na Avenida Duque de Caxias e na Rua Meton de Alencar. As vias secundárias que compõem o trinário receberam o serviço de recuperação asfáltica.
Lixeira subterrânea
Além da implantação de lixeiras de concreto no entorno do trinário, também foi implantada uma lixeira subterrânea na Avenida Duque de Caxias, entre as avenidas Padre Ibiapina e José Jatahy.