A Prefeitura de Fortaleza concluiu um conjunto de intervenções de mobilidade e segurança viária na Av. Edilson Brasil Soares, importante corredor situado no bairro Parque Manibura por onde circulam cerca de 13 mil veículos diariamente. A medida, executada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), visa reduzir os conflitos e riscos de acidentes, além de proteger os usuários mais vulneráveis como pedestres e ciclistas.
Após a conclusão do recapeamento asfáltico, a via recebeu serviços de limpeza, poda, capina, sinalização horizontal e vertical em toda a sua extensão. De janeiro de 2019 a dezembro de 2023, foram registrados um total de 104 sinistros na avenida, sendo 96 com vítimas feridas e quatro atropelamentos, conforme levantamento do órgão.
A Av. Edilson Brasil Soares passou a contar com uma infraestrutura cicloviária de 700m no trecho compreendido entre a Rua Cel. Honório Vieira e Av. Washington Soares. A Rua Cel. Honório Vieira, por sua vez, recebeu uma ciclorrota de 160m entre as avenidas José Leon e Edílson Brasil Soares. A nova estrutura se conecta à ciclofaixa existente na Av. José Leon e à ciclovia da Av. Washington Soares. Com a finalização de tais equipamentos, Fortaleza totaliza cerca de 452,1 km de malha dedicada à circulação de bicicleta.
Como parte das medidas, os cidadãos que transitam a pé também podem se deslocar de forma mais segura com as calçadas verdes (prolongamento de esquinas sinalizado com pintura e balizadores que serve para impedir que motoristas estacionem irregularmente e tenham uma melhor visibilidade dos pedestres).
Readequação da velocidade
Como Fortaleza tem se destacado internacionalmente quanto à segurança viária devido à implementação de políticas públicas eficazes como a readequação da velocidade, a Av. Edilson Brasil Soares é mais uma via contemplada com o limite de 50 km/h. Motoristas terão período educativo para se adaptarem à mudança.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a readequação da velocidade de 60km/h para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver. Em vias cuja velocidade foi readequada na Capital, o número de acidentes com mortes caiu 68,1%.