A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) dará início, nesta terça-feira (05/09), a mais uma fase das obras de requalificação da Praia de Iracema. Os serviços vão acontecer na Av. Historiador Raimundo Girão, no trecho compreendido entre a Av. Rui Barbosa e Rua Ildefonso Albano, com a interdição parcial de uma das faixas da via, para a execução do sistema de drenagem, troca da pavimentação asfáltica por piso intertravado, urbanização e alargamento dos passeios.
O estreitamento da pista nesse trecho terá duração de 70 dias e contará com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Neste período, os veículos terão trânsito livre na faixa de tráfego ao lado do calçadão, onde os serviços já foram concluídos com a implantação da nova pavimentação e ciclovia.
As intervenções fazem parte do projeto de requalificação e urbanização do calçadão da Praia de Iracema, iniciadas em abril deste ano, e que já estão com 20% dos serviços concluídos. Atualmente a urbanização da Praia de Iracema acontece em três frentes de serviço: na Av. Historiador Raimundo Girão (em frente ao Ideal), no calçadão da Praia de Iracema esquina com a rua Gonçalves Lêdo e no Poço da Draga. As obras vão contemplar a reforma de todo o calçadão, construção de nova ciclovia, criação de pequenas áreas de praças, paisagismo, nova iluminação, dentre outros atrativos e melhorias que vão proporcionar uma nova experiência para quem frequenta ou mora pela região.
Sobre a obra
As obras de requalificação e urbanização da Praia de Iracema abrangem toda a orla, desde a Av. Rui Barbosa até o Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica.
O projeto prevê a criação de praças, Areninha, ciclovia, iluminação em LED, banheiros públicos, novas vagas de estacionamento, reforma de todo o calçadão da orla e paisagismo em toda a sua extensão, tornando o clima mais ameno e proporcionando mais sombreamento da região. O projeto contempla, ainda, a urbanização do espigão do Poço da Draga, com a construção de um mirante contemplativo para apreciar o pôr-do-sol, além de uma plataforma para saltos ao mar, atividade que já virou tradição dos frequentadores da praia.
As obras contam com investimento de R$ 26,1 milhões, com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). As intervenções devem ser concluídas no segundo semestre de 2024 e vão permitir a integração de todo o espaço com o novo calçadão da Av. Beira-Mar.