O Banco do Brasil e a Prefeitura de Fortaleza oficializaram, nesta quarta-feira (26/09), na Superintendência Estadual do Banco do Brasil, o convênio que permite a recarga do Vale Transporte (Bilhete Único e carteira estudantil) de forma online e gratuita. Atualmente, para fazer o procedimento, os passageiros precisam passar por filas em maquinetas dos terminais e dentro do ônibus. O transporte público de Fortaleza é utilizado, diariamente, por mais de 1 milhão de pessoas.
O evento de oficialização contou com a presença do superintendente do Banco do Brasil, Amauri Aguiar, diretores do banco, administradores da Empresa Mandacaru Administradora de Cartões – Libercard, e representantes de entidades municipais e estaduais.
O novo serviço só será disponibilizado para clientes do Banco do Brasil, e a recarga será feita por meio do aplicativo e demais canais de atendimento Banco do Brasil. A iniciativa facilitará a vida de muitas pessoas, pela redução de custos e tempo. “Esse sistema vai estar disponível na segunda quinzena de outubro e vai funcionar da seguinte maneira: o usuário entra no aplicativo BB, encaminha para o item serviços, e logo em seguida, o item de recargas de bilhetes. Então, coloca o número do seu cartão e o valor que você deseja e finaliza com a sua senha. Com no máximo 20 minutos, o crédito já vai estar disponível para ser usado. Outro benefício é que o nosso aplicativo não consome dados móveis e a recarga pode ser feita para terceiros, isso tudo sem sair de casa, pelo seu celular”, explicou Amauri Aguiar.
A novidade irá abarcar o transporte urbano e metropolitano e proporcionará aos passageiros maior comodidade e segurança, assim como reduzirá o número de assaltos a terminais de ônibus e bancoa, além de movimentar dinheiro em crédito. Este serviço já é utilizado em outros estados, que obtiveram resultados positivos. A expectativa é que Fortaleza siga a mesma linha de eficácia.
O vice-presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, apresentou sua satisfação com o programa. “Para nós da Prefeitura, essa nova funcionalidade serve como uma política de segurança pública, trará mais segurança nos transportes coletivos, devido ao aumento da tarifa eletrônica. Com isso, teremos menos dinheiro no interior dos ônibus”, avaliou.