14 de January de 2016 em Gestão
Binário da Parangaba vai priorizar o transporte público com benefício para cerca de 190 mil pessoas
Obra começa na segunda-feira (25/01); prazo de entrega é junho de 2016
Dando prioridade ao transporte público, o novo Binário da Parangaba dará continuidade à política de mobilidade urbana na cidade durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio, envolvendo a Avenida Germano Franck e a Rua Barão de Canindé, dentre outras vias naquele entorno. Um dos principais objetivos do sistema é estabelecer uma faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese (Regional IV), proporcionando viagens de ônibus mais rápidas para cerca de 190 mil pessoas diariamente. Os detalhes do binário foram apresentados pelo prefeito Roberto Cláudio nesta quinta-feira (14/01), em entrevista coletiva.
Confira a apresentação do Binário da Parangaba
Com a medida, o fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba.
“A Parangaba é um dos principais pontos de concentração da cidade. Este é um binário com características um pouco diferentes dos demais, porque, além do binário em si, vamos duplicar o trecho da Av. Germano Franck, implantando faixa exclusiva para ônibus, ciclofaixa, novas estações do Bicicletar. Tudo isso para garantir, principalmente, segurança para o pedestre e requalificar as vias do entorno, com novas calçadas, drenagem, iluminação, paisagismo”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.
De acordo com o engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, Victor Macêdo, o Binário da Parangaba tem como objetivo melhorar o fluxo do local. “A região da Parangaba é importante, porque ela conecta diversos outros centros da cidade. Por ali, passam cerca de 190 mil pessoas, só nos transportes públicos, por dia e mais de 26 mil veículos passam por dia na Av. Germano Franck. É uma região muito importante para a cidade e que tem grandes problemas de congestionamento e segurança viária. O binário vem para otimizar todo o fluxo”, destacou.
O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.
A obra será iniciada na segunda-feira (25/10), e o prazo de entrega é em junho de 2016.
Intervenções físicas
A previsão é que as intervenções tenham início no dia 25 de janeiro, envolvendo a duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne, além de alargamento, calçadas, drenagem, serviços de terraplenagem e nova pavimentação em vias do entorno. Após a obra, a avenida passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus.
A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê, ainda, a extensão da Rua Barão de Canindé que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.
Infraestrutura Cicloviária
Em todo o trecho alargado da Avenida Germano Franck, os ciclistas serão contemplados com ciclofaixa e ciclovia. Com o projeto, a ciclovia da Avenida Godofredo Maciel será conectada ao binário cicloviário do Montese, promovendo um grande eixo de infraestrutura cicloviária.
Dados operacionais
Terminal da Parangaba
Circulação de passageiros: 190 mil
Linhas: 57
Linhas que operam somente na Rua Germano Frank
Total de linhas: 15
Número de viagens: 956
Número de ônibus: 126
Número de passageiros: 56.389
Ônibus/hora: 86,8
Binários
Em junho de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantou o primeiro binário durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio, contemplando as avenidas Santos Dumont e Dom Luiz, além das vias no entorno. De lá para cá, Fortaleza já conta com seis binários implantados, com novas ordenações de trânsito para otimizar os deslocamentos do transporte público e proporcionar maior segurança viária para pedestres e ciclistas. São eles:
Binário da Praia de Iracema (Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa) – Formado pelas avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa (Regional II), o novo binário, entregue no dia 18 de dezembro de 2015, prioriza o transporte público e traz benefícios para cerca de 250 mil passageiros por dia que utilizam as linhas de ônibus que passam pelo binário. A Avenida Historiador Raimundo Girão passou a operar no sentido leste-oeste (Beira-Mar/Centro), entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano. Com isso, os motoristas agora circulam naquele trecho da via em apenas um sentido, vindo do Meireles ao Centro. A mudança consolida um binário com a Avenida Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário. A faixa exclusiva de ônibus da Avenida Abolição foi estendida no sentido leste/oeste até a Avenida Rui Barbosa e, no sentido oeste/leste, até a Rua Barão de Aracati.
Como parte do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, a SCSP implantou a primeira faixa em diagonal para pedestres, também conhecida como "faixa em X", no cruzamento das avenidas Historiador Raimundo Girão e Rui Barbosa. Assim como as travessias elevadas localizadas no bairro Messejana, a "faixa em X" tem o propósito de reduzir o tempo de travessia do pedestre e aumentar a sua segurança. Foi implantada uma ciclovia bidirecional, com extensão de 1 Km, nas avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar, desde a avenida Rui Barbosa até a Rua Arariús, mudando para ciclofaixa entre as ruas Arariús e Historiador Guarino Alves, contornando o calçadão da Praia de Iracema. O projeto de ciclofaixa protegida traz mais segurança aos ciclistas, pois, com os carros estacionados junto à ciclofaixa, forma-se uma barreira para oferecer mais segurança e espaço no ir vir dos ciclistas.
Binário da Parquelândia (Azevedo Bolão / Gustavo Sampaio) – Inaugurado no dia 07 de novembro de 2015, o binário formado pelas ruas Azevedo Bolão e Gustavo Sampaio é uma alternativa ao fluxo de veículos particulares, hoje concentrado na Avenida Bezerra de Menezes. A Rua Gustavo Sampaio passou a operar apenas no sentido oeste-leste (Humberto Monte/Centro), entre as vias Humberto Monte e José Sombra. Já a Rua Azevedo Bolão agora concentra todo o fluxo no sentido leste-oeste (Centro/Humberto Monte), desde a Av. Domingos Olímpio até a Av. Humberto Monte. Cada via conta com duas faixas de tráfego e ainda uma faixa regulamentando a permissão de estacionamento em um dos lados.
Para viabilizar a medida, foram executados serviços de tapa buracos, recapeamento asfáltico, sinalização e ainda alteração na programação do semáforo situado no cruzamento das vias Domingos Olímpio x Justiniano de Serpa. O equipamento funciona com três estágios para possibilitar a conversão à esquerda do condutor que está na Avenida Domingos Olímpio e deseja acessar a Rua Azevedo Bolão.
Binário do Rodolfo Teófilo (Costa Mendes / Gustavo Braga) – Formado pelas ruas Professor Costa Mendes e Gustavo Braga (Regional III), o binário foi entregue no dia 26 de setembro de 2015, para proporcionar maior segurança viária para pedestres e ciclistas com a redução de acidentes, além de uma nova ordenação de trânsito no entorno e otimização dos deslocamentos. O binário possui aproximadamente 1,1 km de extensão, entre os bairros Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado e Parquelândia, e está ligado com as ruas do binário já existente nas ruas Amadeu Furtado e Érico Mota, que faz a interligação de importantes avenidas, como José Bastos, Engenheiro Humberto Monte, Jovita Feitosa e Bezerra de Menezes.
Com a implantação do binário Rodolfo Teófilo, a Rua Professor Costa Mendes passou a operar no sentido leste-oeste (José Bastos / Jovita Feitosa). Já a Rua Gustavo Braga concentra o fluxo no sentido contrário, oeste-leste (Jovita Feitosa / José Bastos), no trecho compreendido entre as ruas Capitão Francisco Pedro e Professor Lino da Encarnação. Para facilitar o acesso dos motoristas que desejam se deslocar ao centro da cidade, foi implantado um semáforo no cruzamento da Avenida José Bastos com a Rua Gustavo Braga. A intervenção é resultado de uma solicitação da população realizada em audiência pública.
Binário do Montese (Alberto Magno / Gomes de Matos) – A Prefeitura de Fortaleza requalificou o binário nas ruas Alberto Magno e Prof. Gomes de Matos, em 20 de junho de 2015, quando concluiu também o reordenamento de circulação viária do entorno. O projeto contemplou a requalificação do pavimento, a implantação de ciclofaixas nas duas vias principais, renovação da sinalização horizontal e vertical, além de uma faixa exclusiva de ônibus na Av. Prof. Gomes de Matos, beneficiando diariamente cerca de 66 mil usuários de 11 linhas de transporte coletivo e 160 ciclistas que circulam por hora de pico nas Avenidas Alberto Magno e Gomes de Matos. Em ambos os corredores, foi realizado ainda o plantio de novas 1000 mudas de árvores, requalificação dos pontos de parada, iluminação e limpeza.
Binário do Papicu (Av. Alberto Sá / Rua Fausto Cabral) – Entregue no dia 27 de setembro de 2014, o binário do Papicu tem 2Km de extensão e foi pensado para estimular o uso do transporte público, com o objetivo de deixar também as vias de acesso mais livres, sem congestionamento. A Av. Alberto Sá passou a operar no sentido único de circulação (oeste-leste / Varjota-Praia do Futuro) a partir da Rua Valdetário Mota, estendendo-se até o encontro com a Rua Fausto Cabral, que passou a operar em sentido oposto (Leste-Oeste/Praia do Futuro-Varjota).
Binário da Aldeota (Santos Dumont / Dom Luís) – O primeiro binário implantado na gestão do Prefeito Roberto Cláudio foi responsável pelo início de uma mudança de paradigmas para a mobilidade na cidade e para a reordenação do trânsito e convivência entre os diversos modais na cidade. Desde 07 de junho de 2014, a Av. Dom Luís passou a ter sentido único (Papicu/Centro), entre o cruzamento da Av. dos Jangadeiros e a Rua Tibúrcio Cavalcante, enquanto a Av. Santos Dumont passou a funcionar no sentido inverso (Centro/Papicu), a partir da Rua Tibúrcio Cavalcante até o novo Túnel Barros Pinho. Foram instaladas três faixas para veículo, uma exclusiva para ônibus, além de uma ciclofaixa, ampliando as opções de mobilidade segura aos ciclistas.
Binário da Parangaba vai priorizar o transporte público com benefício para cerca de 190 mil pessoas
Obra começa na segunda-feira (25/01); prazo de entrega é junho de 2016
Dando prioridade ao transporte público, o novo Binário da Parangaba dará continuidade à política de mobilidade urbana na cidade durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio, envolvendo a Avenida Germano Franck e a Rua Barão de Canindé, dentre outras vias naquele entorno. Um dos principais objetivos do sistema é estabelecer uma faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese (Regional IV), proporcionando viagens de ônibus mais rápidas para cerca de 190 mil pessoas diariamente. Os detalhes do binário foram apresentados pelo prefeito Roberto Cláudio nesta quinta-feira (14/01), em entrevista coletiva.
Confira a apresentação do Binário da Parangaba
Com a medida, o fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba.
“A Parangaba é um dos principais pontos de concentração da cidade. Este é um binário com características um pouco diferentes dos demais, porque, além do binário em si, vamos duplicar o trecho da Av. Germano Franck, implantando faixa exclusiva para ônibus, ciclofaixa, novas estações do Bicicletar. Tudo isso para garantir, principalmente, segurança para o pedestre e requalificar as vias do entorno, com novas calçadas, drenagem, iluminação, paisagismo”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.
De acordo com o engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, Victor Macêdo, o Binário da Parangaba tem como objetivo melhorar o fluxo do local. “A região da Parangaba é importante, porque ela conecta diversos outros centros da cidade. Por ali, passam cerca de 190 mil pessoas, só nos transportes públicos, por dia e mais de 26 mil veículos passam por dia na Av. Germano Franck. É uma região muito importante para a cidade e que tem grandes problemas de congestionamento e segurança viária. O binário vem para otimizar todo o fluxo”, destacou.
O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.
A obra será iniciada na segunda-feira (25/10), e o prazo de entrega é em junho de 2016.
Intervenções físicas
A previsão é que as intervenções tenham início no dia 25 de janeiro, envolvendo a duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne, além de alargamento, calçadas, drenagem, serviços de terraplenagem e nova pavimentação em vias do entorno. Após a obra, a avenida passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus.
A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê, ainda, a extensão da Rua Barão de Canindé que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.
Infraestrutura Cicloviária
Em todo o trecho alargado da Avenida Germano Franck, os ciclistas serão contemplados com ciclofaixa e ciclovia. Com o projeto, a ciclovia da Avenida Godofredo Maciel será conectada ao binário cicloviário do Montese, promovendo um grande eixo de infraestrutura cicloviária.
Dados operacionais
Terminal da Parangaba
Circulação de passageiros: 190 mil
Linhas: 57
Linhas que operam somente na Rua Germano Frank
Total de linhas: 15
Número de viagens: 956
Número de ônibus: 126
Número de passageiros: 56.389
Ônibus/hora: 86,8
Binários
Em junho de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantou o primeiro binário durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio, contemplando as avenidas Santos Dumont e Dom Luiz, além das vias no entorno. De lá para cá, Fortaleza já conta com seis binários implantados, com novas ordenações de trânsito para otimizar os deslocamentos do transporte público e proporcionar maior segurança viária para pedestres e ciclistas. São eles:
Binário da Praia de Iracema (Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa) – Formado pelas avenidas Historiador Raimundo Girão e Monsenhor Tabosa (Regional II), o novo binário, entregue no dia 18 de dezembro de 2015, prioriza o transporte público e traz benefícios para cerca de 250 mil passageiros por dia que utilizam as linhas de ônibus que passam pelo binário. A Avenida Historiador Raimundo Girão passou a operar no sentido leste-oeste (Beira-Mar/Centro), entre as ruas Silva Paulet e Ildefonso Albano. Com isso, os motoristas agora circulam naquele trecho da via em apenas um sentido, vindo do Meireles ao Centro. A mudança consolida um binário com a Avenida Monsenhor Tabosa, via paralela que possui sentido contrário. A faixa exclusiva de ônibus da Avenida Abolição foi estendida no sentido leste/oeste até a Avenida Rui Barbosa e, no sentido oeste/leste, até a Rua Barão de Aracati.
Como parte do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, a SCSP implantou a primeira faixa em diagonal para pedestres, também conhecida como "faixa em X", no cruzamento das avenidas Historiador Raimundo Girão e Rui Barbosa. Assim como as travessias elevadas localizadas no bairro Messejana, a "faixa em X" tem o propósito de reduzir o tempo de travessia do pedestre e aumentar a sua segurança. Foi implantada uma ciclovia bidirecional, com extensão de 1 Km, nas avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar, desde a avenida Rui Barbosa até a Rua Arariús, mudando para ciclofaixa entre as ruas Arariús e Historiador Guarino Alves, contornando o calçadão da Praia de Iracema. O projeto de ciclofaixa protegida traz mais segurança aos ciclistas, pois, com os carros estacionados junto à ciclofaixa, forma-se uma barreira para oferecer mais segurança e espaço no ir vir dos ciclistas.
Binário da Parquelândia (Azevedo Bolão / Gustavo Sampaio) – Inaugurado no dia 07 de novembro de 2015, o binário formado pelas ruas Azevedo Bolão e Gustavo Sampaio é uma alternativa ao fluxo de veículos particulares, hoje concentrado na Avenida Bezerra de Menezes. A Rua Gustavo Sampaio passou a operar apenas no sentido oeste-leste (Humberto Monte/Centro), entre as vias Humberto Monte e José Sombra. Já a Rua Azevedo Bolão agora concentra todo o fluxo no sentido leste-oeste (Centro/Humberto Monte), desde a Av. Domingos Olímpio até a Av. Humberto Monte. Cada via conta com duas faixas de tráfego e ainda uma faixa regulamentando a permissão de estacionamento em um dos lados.
Para viabilizar a medida, foram executados serviços de tapa buracos, recapeamento asfáltico, sinalização e ainda alteração na programação do semáforo situado no cruzamento das vias Domingos Olímpio x Justiniano de Serpa. O equipamento funciona com três estágios para possibilitar a conversão à esquerda do condutor que está na Avenida Domingos Olímpio e deseja acessar a Rua Azevedo Bolão.
Binário do Rodolfo Teófilo (Costa Mendes / Gustavo Braga) – Formado pelas ruas Professor Costa Mendes e Gustavo Braga (Regional III), o binário foi entregue no dia 26 de setembro de 2015, para proporcionar maior segurança viária para pedestres e ciclistas com a redução de acidentes, além de uma nova ordenação de trânsito no entorno e otimização dos deslocamentos. O binário possui aproximadamente 1,1 km de extensão, entre os bairros Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado e Parquelândia, e está ligado com as ruas do binário já existente nas ruas Amadeu Furtado e Érico Mota, que faz a interligação de importantes avenidas, como José Bastos, Engenheiro Humberto Monte, Jovita Feitosa e Bezerra de Menezes.
Com a implantação do binário Rodolfo Teófilo, a Rua Professor Costa Mendes passou a operar no sentido leste-oeste (José Bastos / Jovita Feitosa). Já a Rua Gustavo Braga concentra o fluxo no sentido contrário, oeste-leste (Jovita Feitosa / José Bastos), no trecho compreendido entre as ruas Capitão Francisco Pedro e Professor Lino da Encarnação. Para facilitar o acesso dos motoristas que desejam se deslocar ao centro da cidade, foi implantado um semáforo no cruzamento da Avenida José Bastos com a Rua Gustavo Braga. A intervenção é resultado de uma solicitação da população realizada em audiência pública.
Binário do Montese (Alberto Magno / Gomes de Matos) – A Prefeitura de Fortaleza requalificou o binário nas ruas Alberto Magno e Prof. Gomes de Matos, em 20 de junho de 2015, quando concluiu também o reordenamento de circulação viária do entorno. O projeto contemplou a requalificação do pavimento, a implantação de ciclofaixas nas duas vias principais, renovação da sinalização horizontal e vertical, além de uma faixa exclusiva de ônibus na Av. Prof. Gomes de Matos, beneficiando diariamente cerca de 66 mil usuários de 11 linhas de transporte coletivo e 160 ciclistas que circulam por hora de pico nas Avenidas Alberto Magno e Gomes de Matos. Em ambos os corredores, foi realizado ainda o plantio de novas 1000 mudas de árvores, requalificação dos pontos de parada, iluminação e limpeza.
Binário do Papicu (Av. Alberto Sá / Rua Fausto Cabral) – Entregue no dia 27 de setembro de 2014, o binário do Papicu tem 2Km de extensão e foi pensado para estimular o uso do transporte público, com o objetivo de deixar também as vias de acesso mais livres, sem congestionamento. A Av. Alberto Sá passou a operar no sentido único de circulação (oeste-leste / Varjota-Praia do Futuro) a partir da Rua Valdetário Mota, estendendo-se até o encontro com a Rua Fausto Cabral, que passou a operar em sentido oposto (Leste-Oeste/Praia do Futuro-Varjota).
Binário da Aldeota (Santos Dumont / Dom Luís) – O primeiro binário implantado na gestão do Prefeito Roberto Cláudio foi responsável pelo início de uma mudança de paradigmas para a mobilidade na cidade e para a reordenação do trânsito e convivência entre os diversos modais na cidade. Desde 07 de junho de 2014, a Av. Dom Luís passou a ter sentido único (Papicu/Centro), entre o cruzamento da Av. dos Jangadeiros e a Rua Tibúrcio Cavalcante, enquanto a Av. Santos Dumont passou a funcionar no sentido inverso (Centro/Papicu), a partir da Rua Tibúrcio Cavalcante até o novo Túnel Barros Pinho. Foram instaladas três faixas para veículo, uma exclusiva para ônibus, além de uma ciclofaixa, ampliando as opções de mobilidade segura aos ciclistas.