Música e animação marcaram o terceiro dia de carnaval na Avenida Domingos Olímpio, na última segunda-feira (20/02). Os blocos e cordões começaram a partir das 16h40 e desfilaram na avenida com muita batucada, frevo e cultura.
Abrindo a programação, o Cordão na Pegada do Frevo relembrou os antigos carnavais homenageando algumas agremiações que fizeram parte da história de Fortaleza nas décadas de 50, 60, 70 e 80.
Depois, o Bloco Império da Vila mostrou que o povo nordestino é resistente e criativo à sua arte e sua cultura, sua culinária e sua religiosidade com o enredo “Você Quer? O Nordeste Tem”.
Os foliões entraram no clima com o samba enredo "Sorria para Vida", criado pelo compositor Décio Brandão para o bloco Unidos da Vila.
O Cordão Princesa no Frevo veio desfilando com o enredo que homenageia a cidade de Maracanaú pelos seus 40 anos, que será celebrado em 2023.
A foliã Silmara Maria veio comemorar o aniversário de 4 anos da filha Agatha na avenida. “É um dia muito importante para nós e trouxemos toda a família, cunhada, irmão, tio, sobrinho, todos estamos aqui para comemorar esta data com muita alegria e diversão. Combinamos até de trazer as crianças fantasiadas de homem aranha”, comenta.
O Bloco “Doido É Tu”, a partir da sua pesquisa histórica e iconográfica, trouxe as alegorias que remetem para montagens com textos de dramaturgos cearenses do grupo Comédia Cearense.
O Bloco A Turma do Mamão traz uma homenagem ao povo nordestino exaltando sua força, resiliência e alegria.
Com mais de 200 integrantes, o Cordão Vampiros da Princesa traz o samba enredo “Homem da Meia-Noite”, com todo o seu brilho e energia.
O artista plástico Descartes Gadelha foi homenageado pelo Bloco Amigos do Zé. Sua interpretação e suas temáticas abordam com lirismo os traços do comportamento de personagens de vivência mais sofrida, além dos perfis sociais em que se inspirou durante toda sua trajetória artística e cultural.
O Bloco Balakubaku Folia trouxe para o enredo "Balakubaku Histórias Saudades no Ensino do Amar" que agitou as arquibancadas.
O Bloco do Zé Almir veio com o tema “Zé Almir e as Marias”, homenageando grandes mulheres que defendem outras mulheres, grandes bandeiras, a cultura e os direitos humanos.
O Bloco Garoto do Benfica apresentou o enredo “Na terra da luz, tem Luiz rei do baião”, um tema que retrata a vida e obra do grande, Luiz Gonzaga do Nascimento, o rei do baião.
Após dois anos longe da avenida, o Bloco Prova de Fogo retorna para relatar uma eterna festa de saudade. Os bons tempos vividos voltam à memória com emoção e prazer.
Para fechar a noite, o Bloco Bonde Batuque encerrou com músicas tradicionais de carnaval.
O último dia de festa é nesta terça-feira (21/02), com apresentações que começam a partir das 17h com a Escola de Samba Sambamor, Afoxé Acabaca, Oxum Odolá, Obá Sá Rewà, Omorisá Odé, Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho, Tradição da Bela Vista, Imperadores da Parquelândia, Império Ideal, Girassol de Iracema, Corte no Samba, Barão Folia, Colibri e o encerramento com Bloco Baqueta.