Religiosos devem se reunir em nome da fé na 15ª Caminhada com Maria, realizada nesta terça-feira (15/08), data em que é celebrado o dia de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira de Fortaleza. O evento, que já faz parte do calendário católico da cidade, contará com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para garantir o controle do tráfego e a segurança dos fiéis. Ao todo, serão disponibilizados 120 agentes do órgão e 40 orientadores do Via Livre distribuídos em 30 viaturas e 60 motocicletas.
A operação será iniciada às 7h com o isolamento do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, onde acontece a concentração. Após a saída do cortejo, previsto para 14h, batedores e viaturas do órgão acompanharão a procissão que sairá do santuário em direção à Catedral Metropolitana, no Centro, realizando bloqueios temporários e desvios necessários, de acordo com o avanço da caminhada.
Em virtude do evento, a Av. Leste-Oeste será interditada a partir de 13h em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a ponte do Rio Ceará e a Av. Senador Robert Kennedy, com bloqueios ao longo das ruas Estevão de Campos, Gomes Passos, Jacinto Matos e Filomeno Gomes. A opção de desvio para quem trafega na avenida é seguir pelas vias Santa Elisa (Vila do Mar) ou Francisco Sá.
A AMC orienta que os veículos evitem trafegar na Av. Leste-Oeste e vias adjacentes no período de 13h às 20h. O tráfego será liberado à medida que a caminhada for prosseguindo. Ao chegar na Catedral, agentes de trânsito promoverão o isolamento das ruas de acesso onde ocorrerá a missa campal e permanecerão no local até a dispersão total do público.
Percurso
O trajeto começa na Av. Dom Aloísio Lorsheider, segue pela Av. Benu Marcondes, Av. Mozart Pinheiro Lucena, passa pela Av. Desembargador Hermes Paraíba, Av. Coronel Carvalho, Av. Radialista José Lima Verde, R. Estevão de Campos, R. Peri, trafega por toda a Av. Leste-Oeste e Av. Alberto Nepomuceno.
Reforço da frota de coletivos
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota de ônibus com 70 coletivos extras distribuídos entre os sete terminais de integração, Praça da Estação e Praça do Coração de Jesus, a partir de 8h da manhã até meia-noite. A partir de 18h, vinte ônibus estarão concentrados na Praça da Estação e três na Praça Coração de Jesus, para fazer o percurso do público de volta para casa.