O bairro Carlito Pamplona recebe, nesta quarta-feira (02/06), ação socioambiental de combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante a atividade, que começa às 8h30, haverá orientações socioeducativas e distribuição de sacos de lixo e máscaras em moradias e comércios; desratização em terrenos baldios e imóveis desabitados; além de vacinação antirrábica e testes de calazar. O ponto de partida é o cruzamento das ruas Monsenhor Rosa e Dom Hélio Campos, onde também serão realizados a vacinação e os testes
Os agentes de saúde e endemias, mobilizadores sociais e a equipe de conservação da Regional 1 partirão para as ações. Além disso, a atividade contará com caçambas, que, caso necessário, realizarão limpezas em pontos com acumulação de lixo.
“É necessário mantermos os quintais sempre limpos e recolher todos os objetos que acumulam água. Em pontos de lixo, são encontrados muitos desses recipientes, mas é dentro das residências que nossos agentes de endemias têm localizado mais focos. A iniciativa será um grande alerta à população e uma potente busca ativa”, ressalta o secretário da Regional 1, Antônio Nei, que participará da atividade.
Ao todo, 1.730 imóveis serão atendidos e cerca de 4.540 habitantes beneficiados. Censo realizado pela equipe de Endemias da Regional 1 de Fortaleza demonstra que há, em residências do bairro, 431 cães e 387 gatos. As 16 quadras que receberão a abordagem correspondem à área com maior número de notificações de casos de Dengue, no último mês, na Regional 1.
A população de Fortaleza pode solicitar vistorias ou denunciar possíveis focos do mosquito por meio da Ouvidoria da Saúde, que disponibiliza o telefone 0800 275 1364. Importante ressaltar que os profissionais envolvidos na ação estão vacinados contra o coronavírus e que os protocolos sanitários de prevenção à Covid serão respeitados pela atividade.