Nesta quinta-feira (11/05), a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) junto com a equipe do Estúdio+1 e Instituto Alana, instituições formadas por urbanistas, designers e pedagogas, que compõem iniciativa Urban95, da Fundação Bernard Van Leer, organizaram uma reunião seguida de uma visita técnica no bairro Aracapé. Antes da visita, os parceiros se reuniram com a equipe intersetorial da Prefeitura de Fortaleza para debater sobre as ideias de futuros equipamentos. As visitas técnicas têm como destino os espaços em projetos pilotos a serem implantados no município e acontecerão até sexta-feira (12/05).
Na reunião, o tema foi um projeto piloto que já está em processo de alinhamento e estruturação. O ponto se encontra na Rua Poliana, no bairro Aracapé e o projeto consiste na requalificação da área, bem como reformas nas calçadas, pinturas criativas nos muros e avenidas, sempre beneficiando as crianças do entorno e seus cuidadores. A estratégia é conectar o Centrosde Educação Infantil (CEI) ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ao posto de saúde, além de um novo microparque que será implantado no local. Na área, também estão previstas intervenções do programa Leitura na Praça, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).
Ainda no momento, foram debatidos possibilidades de intervenções para levar para o engajamento comunitário e ouvir a opinião popular, tanto por meio dos líderes comunitários quanto das próprias crianças. Durante a apresentação da maquete do local, foram apresentadas atividades com as crianças do bairro para saber quais intervenções possíveis poderiam ser feitas nos espaços para guiar o projeto piloto. Nessas atividades, crianças de 8 a 15 anos de idade destacaram os pontos negativos da área para nortear a equipe. "A escuta não é apenas uma estratégia, toda a escuta é fundamentada no direito da criança e na sua capacidade de manifestar seus sentimentos. Elas têm totais condições para transformar e tornar a cidade mais acolhedora e que as inclua", defendeu Angélica Leal, secretária da Cespi.
A iniciativa tem como diferencial introduzir diversas secretarias para contribuir nos equipamentos, tornando um projeto intersetorial. Estão inclusas a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria da Regional 10, Secretaria Municipal da Educação SME, Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), MobFor (SCSP) e Funci.
Para Paula Mendonça, representante do Instituto Alana, a natureza é uma aliada no processo do desenvolvimento cognitivo das crianças e destaca que a preservação de áreas verdes é essencial para todo lugar, principalmente quando se envolve a primeira infância. “A gente vem trabalhando para garantir o acesso da criança aos espaços verdes e por isso trazemos a ideia dos MicroParques, para a criança ter a possibilidade de brincar com elementos da natureza e frequentar lugares frescos”, afirma.
Comissão Municipal da Primeira Infância
A Comissão Municipal da Primeira Infância realizará o primeiro encontro nesta terça-feira (16/05) a partir das 14h, no Paço Municipal. No encontro, será apresentado o relatório 1º Ciclo de Monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância e em seguida, uma apresentação realizada pela Paula Mendonça (Instituto Alana) com o tema “Brincar Livre nos espaços públicos". A comissão se reúne duas vezes ao ano e tem atribuição de aprovar e divulgar o Relatório de Monitoramento das Ações do Plano.
A Comissão atende a critérios da legislação vigente, o Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257, de 8 de março de 2016) e Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (Lei Municipal nº 11.238, de 7 de março de 2022). O PMPIF está organizado em 6 eixos temáticos com 70 ações estratégicas e 93 metas.
Conhecendo os parceiros
Urban95
A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.
Instituto Alana
O Alana é uma organização de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo mais justo, inclusivo, igualitário e plural. A reunião de educadores, cineastas, advogados, cientistas, jornalistas, administradores, ativistas, comunicadores, designers, pedagogos, conteudistas, empreendedores e artistas para promover e inspirar novas possibilidades de mundo.