A Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) recebeu secretários, representantes de instituições parceiras e membros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para discutir a Metodologia do Gasto Social com a Primeira Infância em Fortaleza, elaborado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e Unicef. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (13/09), no Paço Municipal.
Durante a reunião, a chefe de políticas sociais, monitoramento e avaliação do Unicef Brasil, Liliana Chopitea, e a gerente dos projetos de Orçamento Temático da Primeira Infância e do Orçamento Criança, da Sepog, Isabella Veloso, abordaram sobre o mapeamento em Fortaleza, que integra os esforços da gestão em promover o cuidado integral das crianças desde a fase da gestação até os seis anos de idade.
O encontro também serviu como base para dialogar sobre as ações transversais que compõem o cuidado com a primeira infância no âmbito do Município, já que a destinação de recursos para a Primeira Infância envolve diversos segmentos, como a saúde, educação, infraestrutura, entre outros. A iniciativa também auxiliará na medição das políticas públicas para as várias áreas de Fortaleza.
“Investir na primeira infância é investir no futuro. Essa prioridade da Prefeitura de Fortaleza comprova que apostamos no desenvolvimento das nossas crianças e tudo que fazemos é olhando para um futuro melhor, para o desenvolvimento e a formação das futuras gerações em todos os aspectos”, pontuou a secretária da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, Angélica Leal.
Também participaram do encontro Francisco Ibiapina, secretário municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS); Mário Fracalossi, secretário adjunto da Sepog; Marcia Machado, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luzia Torres, do Instituto da Infância (Ifan), Rui Aguiar, Chefe do Escritório da Unicef no Ceará, e o vereador Iraguassú Filho.