A Prefeitura de Fortaleza preparou uma série de atividades para toda a família na edição deste domingo (27/02) da Ciclofaixa de Lazer. Além das tradicionais três rotas de passeio pela cidade, de 6h às 12h, o evento ciclístico levará ações que vão animar a Cidade da Criança e o Parque Rachel de Queiroz, dois dos quatro pontos de apoio dos ciclistas.
Às 8h, educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) receberão a garotada na Cidade da Criança, no Centro, para o Minicircuito de Bike Infantil. A atividade simula o espaço compartilhado dos ciclistas no trânsito com diversas sinalizações. As crianças aprendem sobre segurança viária de forma lúdica com a participação dos pais na brincadeira.
Além do Minicircuito, o Parque Rachel de Queiroz ofertará, no mesmo horário, um jogo de tabuleiro gigante sobre segurança viária e a distribuição gratuita de plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas. Já a Secretaria Regional 3 realizará outras atividades, como aula de ritmo e oficina de gesso. Uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestará apoio aos ciclistas no local.
O Anfiteatro do Parque do Cocó e a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Montese, também são pontos de apoio aos amantes de bike.
Consolidada como opção de divertimento para os admiradores do pedal, a Ciclofaixa de Lazer seguirá com três opções de rota com o suporte dos agentes da AMC, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal de Fortaleza para garantir a segurança nos 26 km de percurso.
Rota leste
A rota leste sairá do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Cidade da Criança, passando pelo ponto de apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso seguirá pela Av. Sebastião de Abreu até a Rua Andrade Furtado, seguindo pela Av. Padre Antônio Tomás, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Antônio Justa, Av. Abolição, Av. Beira-Mar (podendo acessar pela ciclovia paisagística para o Mercado dos Peixes), Av. Historiador Raimundo Girão, Av. Alberto Nepomuceno, Rua Dr. João Moreira, Rua Floriano Peixoto, Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança. Desde o último domingo (17/02), o retorno da av. Sebastião de Abreu, entre a rua Arquiteto Reginaldo Rangel e a Trilha do Cocó, foi bloqueado para garantir uma maior segurança à travessia dos ciclistas que participam do evento.
Rota oeste
A rota oeste vai ligar o Parque Rachel de Queiroz, no bairro no bairro Presidente Kennedy, à Cidade da Criança e à Av. Beira-Mar. O circuito passará pela Rua Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Rua Justiniano de Serpa, Av. Domingos Olímpio, onde poderá se conectar com a rota Sul, pela Rua General Sampaio, seguindo pela Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança ou seguir até a Rua Carlos Vasconcelos em direção à Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), onde se conectará com a rota leste, em direção à Cidade da Criança ou ao Parque do Cocó.
Rota sul
A rota sul vai ligar a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, à Cidade da Criança. O percurso partirá da Av. Professor Gomes de Matos, Rua Jorge Dumar, Av. Eduardo Girão, Av. da Universidade, Av. Domingos Olímpio - onde se conectará com a rota oeste, em direção a Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), Rua Carlos Vasconcelos, Rua General Sampaio, Rua Pedro Pereira seguindo para a Cidade da Criança e se conectando à rota Leste em direção a Av. Beira-Mar e ou ao Parque do Cocó.