Além da disponibilização de três rotas para pedalar de 6h às 12h, a Ciclofaixa de Lazer deste domingo (09/06) promoverá uma diversidade de cores para receber a terceira edição do Pedal do Orgulho LGBTI+. O evento, que será aberto para a população e contará com programação especial, é realizado pelo coletivo Mães da Resistência com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em conjunto com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual e o Centro de Referência Janaína Dutra, vinculados à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
O pedal terá como ponto de concentração a Cidade da Criança, no Centro, a partir de 7h. No local, os participantes serão recepcionados com muita música e poderão concorrer a dezenas de brindes, como sacochilas, ecobags e kits surpresas. Sem necessidade de inscrição e gratuito, o evento vai reunir amantes de bike, público LGBTI+ e apoiadores do movimento para celebrar o Mês do Orgulho LGBT.
Os primeiros 200 participantes receberão bandeiras coloridas que representam alguns segmentos dos movimentos da diversidade sexual. Os itens vão compor as bikes. A saída para o percurso de 9 km está prevista para as 8h e o trajeto inclui as ruas Pinto Madeira e Carlos Vasconcelos, Av. Abolição, Rua Osvaldo Cruz, e avenidas Beira-Mar e Historiador Raimundo Girão. Haverá ainda ponto de hidratação e aluguel de bicicletas.
No retorno à Cidade da Criança, o público presente terá a apresentação musical de Bosco Defar, que levará samba e pagode ao ponto de apoio. O espaço contará ainda com representantes da Feira Empreendedora LGBT, que farão a exposição de diversos produtos.
O 3º Pedal do Orgulho LGBTI+ evidencia a união da sociedade na luta pelo respeito à orientação sexual e identidade de gêneros. “Há três anos iniciamos este evento com o propósito de dar ainda mais visibilidade à luta pela igualdade de direitos e reconhecimento da diversidade sexual. Desde então, o pedal só cresce, reunindo ciclistas, famílias e crianças. Estamos mais uma vez felizes em mostrar o orgulho que temos dos nossos filhos”, destaca Gioconda Aguiar, coordenadora do coletivo Mães da Resistência.
O município de Fortaleza é hoje referência em nível nacional e internacional com relação à legislação LGBT. "Além de ser um evento em que reforçamos a parceria com o Coletivo Mães da Resistência, uma entidade que vem avançando cada vez mais na defesa dos direitos humanos da população LGBT do nosso município, esse é o momento de darmos visibilidade às ações da Prefeitura de Fortaleza no enfrentamento a todos os tipos de preconceito e discriminação em razão da orientação sexual e identidade de gênero", afirma a titular da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, Andrea Rossati.
Serviço
3º Pedal do Orgulho LGBTI+
Data: 09/06 (domingo)
Horário da concentração: 7h
Local: Cidade da Criança
Aluguel de bikes, sorteios de brindes e apresentação musical de Bosco Defar
Rota
Rua Pinto Madeira
Rua Carlos Vasconcelos
Av. Abolição
Rua Osvaldo Cruz
Av. Beira-Mar
Av. Historiador Raimundo Girão
Rotas – Ciclofaixa de Lazer
- Rota Leste
Av. Sebastião de Abreu
Parque do Cocó
Av. Pe. Antônio Tomás
Av. Desembargador Moreira
Beira-Mar
Rua Carlos Vasconcelos
Cidade das Crianças
Rua Pinto Madeira
Av. Desembargador Moreira
Av. Pe. Antônio Tomás
- Rota Sul
Av. Gomes de Matos
Rua Jorge Dummar
Rua Mal. Deodoro
Av. 13 de Maio
Av. da Universidade
Rua Sólon Pinheiro
Cidade da Criança
- Rota Oeste
Av. Domingos Olímpio
Av. Bezerra de Menezes
Av. Governador Parsifal Barroso