A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), está recebendo propostas relacionadas ao edital de inovação aberta do Pedala Mais (Modalidade Especial de Contratação para Solução Inovadora nº 001/2024 - Startup). Os interessados têm até o dia 17 de junho para submeter as propostas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com valor máximo de R$ 212 mil.
Segundo a diretora de Inovação e Economia da Criatividade da Fundação Citinova, Ana Paula Viana, as propostas serão avaliadas considerando as maiores necessidades da cidade. “Vamos levar em consideração, de acordo com as propostas que a gente for recebendo, se aquela de maior valor já é suficiente ou se é melhor pegar outras de valores menores que agregam mais”, afirma a diretora.
O edital é fruto do programa InovaFor e possui cinco eixos norteadores que buscam propostas inovadoras que incentivem a utilização da bicicleta como principal meio de transporte:
- Incentivo ao uso da bicicleta para realização de deslocamentos diários;
- Incentivo ao uso da bicicleta nos serviços de entrega (delivery);
- Incentivo a experimentação da cidade por meio do uso da bicicleta;
- Melhoria do desenho urbano com foco na infraestrutura cicloviária da cidade;
- Facilitar a comunicação entre a Gestão Cicloviária e a população.
Pedala Mais
Lançado pelo Prefeito José Sarto em 2023, o Pedala Mais Fortaleza é impulsionado pela Iniciativa Bloomberg para Infraestrutura Ciclável (BICI, da sigla em inglês), programa da Bloomberg Philanthropies gerenciado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI) para a implementação de projetos inovadores relacionados à ciclomobilidade. O Pedala Mais tem como meta dobrar o número de usuários de bicicleta, passando de 5% para 10% nos próximos 10 anos.
InovaFor
O programa é uma Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Fortaleza, que busca resolver problemas da cidade de forma inovadora, criando um ambiente favorável, com flexibilização das normas municipais, para startups testarem suas soluções tecnológicas com foco no bem-estar urbano.