21 de September de 2023 em Social

Conheça os serviços e programas da Prefeitura de Fortaleza para pessoas com deficiência

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21 de setembro), saiba as iniciativas da Prefeitura para garantir a inclusão de PCDs


cadeirante jogando badminton no ginásio aécio de borba
Uma das modalidades ofertadas no projeto Esporte sem Limites é o parabadminton (Foto: Alex Costa/arquivo)

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21 de setembro), saiba os serviços e programas da Prefeitura de Fortaleza para garantir os direitos e a integração de cada fortalezense na sociedade.

Para Emerson Damasceno, coordenador Especial de Pessoas com Deficiência (Copedef), é muito importante que haja um avanço das políticas públicas rumo a mais inclusão das pessoas com deficiência. “É bom destacar que existe uma herança secular de exclusão e nas últimas duas décadas ocorreu um avanço muito grande na inclusão dessas pessoas e ampliação das políticas públicas em todo país, aqui em Fortaleza isso também vem acontecendo de forma significativa”, afirma.

Esporte sem Limites

Lançado em 2022, o projeto tem como objetivo incentivar as pessoas com deficiência física/motora, visual, auditiva e intelectual a desenvolverem atividades esportivas regulares, criando condições para superarem seus limites e desenvolverem suas potencialidades. O projeto oferece 360 vagas em oito modalidades: paratletismo, paranatação, bocha adaptada, parabadminton, goalball, xadrez, futsal DI (Deficiência Intelectual) e futsal DA (Deficiência Auditiva).

Tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir dos seis anos de idade, de ambos os sexos, com e sem deficiência, residentes em áreas de vulnerabilidade social das 12 Regionais. Mais informações: (85) 3105-1349.

Link de inscrição para o Esporte sem Limites 

Credenciais de estacionamento

Idosos e pessoas com deficiência têm o direito de estacionar nas vagas especiais de estacionamento. Para usufruir desse direito, é necessário obter a credencial, documento impessoal e intransferível, que deve ser afixado no veículo ao estacionar.

Os interessados ou seus respectivos representantes devem se dirigir às centrais de atendimentos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mediante agendamento, para solicitar e receber o documento. Esse processo também pode ser realizado pelo site da AMC ou pelo aplicativo AMC Trânsito.

Os documento necessários são fotocópia da identidade, CPF e comprovante de endereço em Fortaleza atualizado com o nome do beneficiário. No caso da pessoa com deficiência, é necessário acrescentar o laudo médico atestando a dificuldade de locomoção. A credencial é entregue na hora, podendo ser utilizada em qualquer veículo ocupado pelo beneficiado. O documento é válido por cinco anos. Depois do prazo, é preciso renová-lo.

Locais de atendimento

- Sede da AMC
Av. Desembargador Gonzaga, 1630 - Cidade dos Funcionários

- Vapt Vupt de Messejana
Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602 - Messejana

- Vapt Vupt do Antônio Bezerra
Rua Demétrio de Menezes, 3750 - Antônio Bezerra

- Vapt Vupt Shopping RioMar Fortaleza
Av. Desembargador Lauro Nogueira, 1500 (piso L2) - Papicu

- Casa do Cidadão - Shopping Iguatemi Bosque
Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz

- Central da Cidadania - Câmara Municipal de Fortaleza
Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro

- Vapt Vupt do Centro - Shopping Central
Rua Senador Pompeu, 856 - Centro

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto na Casa do Cidadão do Shopping Iguatemi Bosque, onde o horário é de 8h às 16h30)

Semáforo com Sinal Sonoro

Uma nova tecnologia semafórica para facilitar a travessia de pessoas com deficiência visual ou de idosos com baixa visão. A ferramenta é composta por botoeiras instaladas em semáforos que emitem sinalização sonora, de localização e mensagens de voz, proporcionando um ir e vir mais seguro. Na parte superior do equipamento, há ainda uma placa com o texto em braille e alerta vibratório, que melhora a compreensão da informação pelo tato.

Saiba mais: Dia do Pedestre: AMC implementa nova tecnologia para facilitar travessia de pessoas com deficiência visual

Cartão Gratuidade para Pessoa com Deficiência

Para solicitar, é necessário ir pessoalmente a Etufor ou se fazer representar por responsável legal para verificar se atende aos pré-requisitos para ser contemplado. Atualmente, aproximadamente 40 mil usuários são beneficiados com o cartão gratuidade. Os possíveis beneficiários devem procurar a Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social (Diasis), que é a responsável pelo processo de inscrição. O cartão da gratuidade tem validade de um ano.

Saiba mais: Etufor garante cartão gratuidade no transporte para 39.870 pessoas com deficiência

elevador para pessoas com deficiência no terminal da parangaba
Os ônibus e terminais são adaptados para garantir a acessibilidade de todos os seus usuários (Foto: Rodrigo Carvalho/arquivo)

Campanha no Transporte - Vamos juntos nesta viagem

A iniciativa visa conscientizar e educar motoristas, passageiros e funcionários do transporte coletivo a respeito dos direitos de pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida neste ambiente. A campanha amplia a divulgação desses direitos e promove, de maneira continuada, a cultura de respeito e inclusão no transporte público.

Cartão para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente

Com a finalidade de facilitar o embarque de pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, a Etfufor emite o Bilhete Único específico para este público, possibilitando o embarque e desembarque pela porta da frente, dentro ou fora dos terminais de integração, e o embarque prioritário quando for comprovada a restrição de passagem pela catraca.

Acessibilidade nos ônibus e terminais de integração

Os ônibus e terminais são adaptados para garantir a acessibilidade de todos os seus usuários. Atualmente, toda a frota de ônibus cadastrada no município é 100% acessível.

Educação Inclusiva

A matrícula da Educação Inclusiva na Rede Municipal ocorre durante qualquer período do ano letivo. Contudo, todo início do ano letivo a Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza a matrícula antecipada para novos alunos da modalidade, com o objetivo de identificar as necessidades educacionais específicas desses alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica. Atualmente, há 13 mil alunos matriculados na Rede.

Saiba mais: Inclusão: escolas municipais desenvolvem atividades temáticas na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Informações sobre a matrícula

Escola Bilíngue

A Escola Municipal Francisco Suderland Bastos Mota foi adaptada para receber alunos surdos e ouvintes. A equipe profissional que atua na escola também é composta de surdos, incluindo o diretor, e ouvintes. Todos são capacitados para o ensino de Libras e de Língua Portuguesa.

Cadastro para vagas de emprego

O Sine Municipal de Fortaleza oferece oportunidades de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitandos pelo INSS, além de orientação profissional e cursos profissionalizantes por meio do Programa Fortaleza + Futuro.

Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Canal do Desenvolvimento Econômico

- Sine Municipal Otávio Bonfim - Avenida Bezerra de Menezes, 459
- Sine Municipal Parquelândia - Avenida Jovita Feitosa, 1264
- Sine Municipal Siqueira - Avenida Augusto dos Anjos, 2466
- Sine Municipal Aldeota - Avenida Santos Dumont, 2500 - loja 17 (esquina com rua Tibúrcio Cavalcante

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

O programa tem como objetivo inibir atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. O cadastro pode ser feito pelo próprio interessado, pelo seu tutor ou pelo seu curador.

A carteira será expedida no prazo até 30 dias após a entrega da requisição e terá validade de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado.

Link para solicitar a CIPTEA

Fiscalização de cessibilidade

A Agefis tem realizado fiscalizações na cidade objetivando, além do ordenamento da cidade, a promoção da acessibilidade nas calçadas e nas barracas de praia. Através de suas ações, busca-se garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso e possam desfrutar dos espaços públicos de maneira plena. A população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis e o telefone 156.

Conheça os serviços e programas da Prefeitura de Fortaleza para pessoas com deficiência

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21 de setembro), saiba as iniciativas da Prefeitura para garantir a inclusão de PCDs

cadeirante jogando badminton no ginásio aécio de borba
Uma das modalidades ofertadas no projeto Esporte sem Limites é o parabadminton (Foto: Alex Costa/arquivo)

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21 de setembro), saiba os serviços e programas da Prefeitura de Fortaleza para garantir os direitos e a integração de cada fortalezense na sociedade.

Para Emerson Damasceno, coordenador Especial de Pessoas com Deficiência (Copedef), é muito importante que haja um avanço das políticas públicas rumo a mais inclusão das pessoas com deficiência. “É bom destacar que existe uma herança secular de exclusão e nas últimas duas décadas ocorreu um avanço muito grande na inclusão dessas pessoas e ampliação das políticas públicas em todo país, aqui em Fortaleza isso também vem acontecendo de forma significativa”, afirma.

Esporte sem Limites

Lançado em 2022, o projeto tem como objetivo incentivar as pessoas com deficiência física/motora, visual, auditiva e intelectual a desenvolverem atividades esportivas regulares, criando condições para superarem seus limites e desenvolverem suas potencialidades. O projeto oferece 360 vagas em oito modalidades: paratletismo, paranatação, bocha adaptada, parabadminton, goalball, xadrez, futsal DI (Deficiência Intelectual) e futsal DA (Deficiência Auditiva).

Tem como público-alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir dos seis anos de idade, de ambos os sexos, com e sem deficiência, residentes em áreas de vulnerabilidade social das 12 Regionais. Mais informações: (85) 3105-1349.

Link de inscrição para o Esporte sem Limites 

Credenciais de estacionamento

Idosos e pessoas com deficiência têm o direito de estacionar nas vagas especiais de estacionamento. Para usufruir desse direito, é necessário obter a credencial, documento impessoal e intransferível, que deve ser afixado no veículo ao estacionar.

Os interessados ou seus respectivos representantes devem se dirigir às centrais de atendimentos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mediante agendamento, para solicitar e receber o documento. Esse processo também pode ser realizado pelo site da AMC ou pelo aplicativo AMC Trânsito.

Os documento necessários são fotocópia da identidade, CPF e comprovante de endereço em Fortaleza atualizado com o nome do beneficiário. No caso da pessoa com deficiência, é necessário acrescentar o laudo médico atestando a dificuldade de locomoção. A credencial é entregue na hora, podendo ser utilizada em qualquer veículo ocupado pelo beneficiado. O documento é válido por cinco anos. Depois do prazo, é preciso renová-lo.

Locais de atendimento

- Sede da AMC
Av. Desembargador Gonzaga, 1630 - Cidade dos Funcionários

- Vapt Vupt de Messejana
Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602 - Messejana

- Vapt Vupt do Antônio Bezerra
Rua Demétrio de Menezes, 3750 - Antônio Bezerra

- Vapt Vupt Shopping RioMar Fortaleza
Av. Desembargador Lauro Nogueira, 1500 (piso L2) - Papicu

- Casa do Cidadão - Shopping Iguatemi Bosque
Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz

- Central da Cidadania - Câmara Municipal de Fortaleza
Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro

- Vapt Vupt do Centro - Shopping Central
Rua Senador Pompeu, 856 - Centro

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto na Casa do Cidadão do Shopping Iguatemi Bosque, onde o horário é de 8h às 16h30)

Semáforo com Sinal Sonoro

Uma nova tecnologia semafórica para facilitar a travessia de pessoas com deficiência visual ou de idosos com baixa visão. A ferramenta é composta por botoeiras instaladas em semáforos que emitem sinalização sonora, de localização e mensagens de voz, proporcionando um ir e vir mais seguro. Na parte superior do equipamento, há ainda uma placa com o texto em braille e alerta vibratório, que melhora a compreensão da informação pelo tato.

Saiba mais: Dia do Pedestre: AMC implementa nova tecnologia para facilitar travessia de pessoas com deficiência visual

Cartão Gratuidade para Pessoa com Deficiência

Para solicitar, é necessário ir pessoalmente a Etufor ou se fazer representar por responsável legal para verificar se atende aos pré-requisitos para ser contemplado. Atualmente, aproximadamente 40 mil usuários são beneficiados com o cartão gratuidade. Os possíveis beneficiários devem procurar a Diretoria de Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão Social (Diasis), que é a responsável pelo processo de inscrição. O cartão da gratuidade tem validade de um ano.

Saiba mais: Etufor garante cartão gratuidade no transporte para 39.870 pessoas com deficiência

elevador para pessoas com deficiência no terminal da parangaba
Os ônibus e terminais são adaptados para garantir a acessibilidade de todos os seus usuários (Foto: Rodrigo Carvalho/arquivo)

Campanha no Transporte - Vamos juntos nesta viagem

A iniciativa visa conscientizar e educar motoristas, passageiros e funcionários do transporte coletivo a respeito dos direitos de pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida neste ambiente. A campanha amplia a divulgação desses direitos e promove, de maneira continuada, a cultura de respeito e inclusão no transporte público.

Cartão para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente

Com a finalidade de facilitar o embarque de pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, a Etfufor emite o Bilhete Único específico para este público, possibilitando o embarque e desembarque pela porta da frente, dentro ou fora dos terminais de integração, e o embarque prioritário quando for comprovada a restrição de passagem pela catraca.

Acessibilidade nos ônibus e terminais de integração

Os ônibus e terminais são adaptados para garantir a acessibilidade de todos os seus usuários. Atualmente, toda a frota de ônibus cadastrada no município é 100% acessível.

Educação Inclusiva

A matrícula da Educação Inclusiva na Rede Municipal ocorre durante qualquer período do ano letivo. Contudo, todo início do ano letivo a Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza a matrícula antecipada para novos alunos da modalidade, com o objetivo de identificar as necessidades educacionais específicas desses alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica. Atualmente, há 13 mil alunos matriculados na Rede.

Saiba mais: Inclusão: escolas municipais desenvolvem atividades temáticas na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Informações sobre a matrícula

Escola Bilíngue

A Escola Municipal Francisco Suderland Bastos Mota foi adaptada para receber alunos surdos e ouvintes. A equipe profissional que atua na escola também é composta de surdos, incluindo o diretor, e ouvintes. Todos são capacitados para o ensino de Libras e de Língua Portuguesa.

Cadastro para vagas de emprego

O Sine Municipal de Fortaleza oferece oportunidades de emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitandos pelo INSS, além de orientação profissional e cursos profissionalizantes por meio do Programa Fortaleza + Futuro.

Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Canal do Desenvolvimento Econômico

- Sine Municipal Otávio Bonfim - Avenida Bezerra de Menezes, 459
- Sine Municipal Parquelândia - Avenida Jovita Feitosa, 1264
- Sine Municipal Siqueira - Avenida Augusto dos Anjos, 2466
- Sine Municipal Aldeota - Avenida Santos Dumont, 2500 - loja 17 (esquina com rua Tibúrcio Cavalcante

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

O programa tem como objetivo inibir atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. O cadastro pode ser feito pelo próprio interessado, pelo seu tutor ou pelo seu curador.

A carteira será expedida no prazo até 30 dias após a entrega da requisição e terá validade de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado.

Link para solicitar a CIPTEA

Fiscalização de cessibilidade

A Agefis tem realizado fiscalizações na cidade objetivando, além do ordenamento da cidade, a promoção da acessibilidade nas calçadas e nas barracas de praia. Através de suas ações, busca-se garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso e possam desfrutar dos espaços públicos de maneira plena. A população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis e o telefone 156.