Na data em que se comemora o Dia Internacional do Pedestre, 08 de agosto, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementa nova tecnologia semafórica para facilitar a travessia de pessoas com deficiência visual ou de idosos com baixa visão. Trata-se de botoeiras instaladas em semáforos que emitem sinalização sonora, de localização e mensagens de voz, proporcionando um ir e vir mais seguro à população. A medida beneficia cidadãos que transitam a pé pela cidade e estão mais vuneráveis a atropelamentos.
De acordo com o gerente da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito do órgão, Lélio do Vale, a ferramenta já está sendo utilizada nos equipamentos situados na Av. Dom Luís com Rua Cel. Linhares, Av. Osório de Paiva (nas proximidades da Igreja São José), além da Av. Alberto Craveiro (próximo à Igreja de São Francisco de Assis e da Rua General Romel).
"A partir de agora, todos os semáforos para pedestres que forem implantados na cidade passarão a contar com esses dispositivos, previstos em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A expansão será gradativa e o nosso intuito é permitir melhores condições de acessibilidade", reforça o técnico.
Nova tecnologia
Dentre as funcionalidades, a novidade é que as botoeiras emitem sinais de localização sonoro para que esse grupo de usuários possa, pelo som, encontrar o local correto de travessia, além de disparar mensagens de voz informando ao pedestre que a demanda foi registrada e que aguarde o tempo de verde destinado à sua passagem. Na parte superior do equipamento, há ainda uma placa com o texto em braille e alerta vibratório, que melhora a compreensão da informação pelo tato.
Outro benefício é que os alertas sonoros emitidos mudam conforme o tempo de travessia vai se esgotando e as botoeiras são posicionadas aos pares de modo a orientar os pedestres na direção da linha de travessia desejada.
Segundo explica o técnico da AMC, o nível dos sons dos equipamentos varia de acordo com a intensidade do ruído na via. "Dessa forma, em um período de maior volume de tráfego, quando há mais barulho, por exemplo, o som da botoeira fica mais alto. Já à noite e madrugada, quando o movimento é bem menor, o som emitido torna-se mais baixo", explica Lélio.
Ação educativa
Além do novo recurso que visa melhorar a travessia de quem é mais frágil no trânsito, o Dia Internacional do Pedestre será marcado com ação educativa, nesta terça-feira (08/08), a partir das 8 horas, na Av. Alberto Craveiro. O objetivo é conscientizar sobre o respeito à faixa. Segundo levantamento do órgão, pedestres correspondem a 44% das mortes por acidentes, atrás apenas dos usários de motocicletas. Em Fortaleza, as iniciativas da AMC priorizam esse público.
Veja outras ações Prefeitura voltadas à segurança do pedestre
Áreas de Trânsito Calmo
Para promover o convívio urbano e a segurança viária, o programa Área de Trânsito Calmo é responsável por uma série de mecanismos físicos que possibilitem que aqueles que estão se locomovendo a pé, em regiões específicas da cidade, tenham seus deslocamentos priorizados. As medidas vão desde uma nova faixa de pedestre feita de forma elevada, até a redução de velocidade da via para 30km/h, além da renovação da sinalização horizontal e vertical. Já são 17 áreas, como nos bairros Rodolfo Teófilo (no entorno da Faculdade de Medicina da UFC), Vila União (no entorno do Hospital Albert Sabin) e Benfica (próximo à Residência Universitária da Universidade Federal do Ceará - UFC).
Readequação de velocidade
Atualmente, cerca de 50 vias de Fortaleza possuem a velocidade readequada para 50 km/h para reduzir a gravidade dos sinistros e garantir a segurança de todos os usuários, principalmente os mais frágeis, como os pedestres e ciclistas.
Um levantamento apontou a redução de 68,1% na média de acidentes com mortes em ruas e avenidas que tiveram a velocidade máxima readequada para 50 km/h. O estudo teve como base 16 vias cuja readequação foi implementada há mais de 12 meses, como as avenidas Presidente Castelo Branco, Osório de Paiva e Augusto dos Anjos. Ainda de acordo com a análise, o quantitativo de sinistros com vítimas lesionadas caiu 18,9%. Já os atropelamentos diminuíram 29,7% e o de sinistros gerais, 23,3%.
Praças Vivas
O conceito de mobilidade requer que as cidades sejam planejadas para as pessoas. Seguindo essa premissa, 18 bairros da cidade já foram beneficiados com 20 projetos do Praças Vivas, um conjunto de intervenções de baixo custo que tem como objetivo ocupar de forma democrática espaços atualmente ociosos da malha viária dos centros urbanos. A iniciativa chegou, por exemplo, ao Pici, Lagoa Redonda, Maraponga, Jardim América e Vicente Pinzón.
Travessias elevadas
Faixa acima do nível da rua e alinhada com a calçada para priorizar a passagem do pedestre, tornando a travessia mais segura. Fortaleza já conta com 92 equipamentos do tipo, sendo as mais recentes implementadas na Rua Adriano Martins, entre a Av. Francisco. Sá e a Rua Caririaçu, no bairro Jacarecanga, e na Rua Tenente Francisco Paiva, entre a Rua Barra Mansa e a Rua Descarte Braga, na Granja Lisboa.
Faixas em diagonal para pedestres
Também conhecida como “faixa em X”, a faixa diagonal evita que pedestres façam duas travessias para acessar o outro lado de uma via nos cruzamentos semaforizados. O sistema implantado reduz o tempo médio de travessia e protege quem anda a pé de conflitos e acidentes. A medida é realidade é em cruzamentos como Av. Desembargador Gonzaga x Av. Oliveira Paiva, Av. Ministro Albuquerque Lima x Av. C, Av. Santos Dumont x Av. Desembargador Moreira, Av. 13 de Maio x Av. da Universidade, Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Monsenhor Tabosa e Av. Heráclito Graça x Av. Dom Manoel.
Programa Esquina Segura
Prolongamento de calçadas executado com sinalização horizontal e balizadores que diminuem a distância para o pedestre atravessar e reduz a prática de estacionamento irregular nas esquinas. A sinalização está presente em mais de 400 cruzamentos. O programa foi reconhecido pelo Road Safety Awards, principal prêmio mundial que reconhece ações desenvolvidas para a segurança no trânsito.
Caminhos da Escola
Trata-se de um conjunto de intervenções que visa promover a segurança no trânsito e o desenvolvimento infantil em áreas que se situam ao redor de instituições de ensino, transformando completamente o espaço para o pedestre. O primeiro projeto piloto foi implantado no final de 2019, no bairro Cristo Redentor. De lá para cá, a medida contemplou outros locais da cidade como Conjunto Palmeiras, Granja Lisboa e Planalto Ayrton Senna.
Calçadas Vivas
O projeto torna o transporte a pé prioridade. Em vez de apenas pavimentar uma reduzida faixa ao longo de avenidas dominadas pelos automóveis, esta sinalização amplia o espaço de caminhabilidade com intervenções de baixo custo, como tinta, bancos, balizadores e floreiras. Assim são ampliadas as áreas de passeio para proporcionar conforto e acessibilidade àqueles que andam a pé, privilegiando o convívio entre as pessoas garantindo mais segurança viária. Na Capital, as áreas de passeio foram prolongadas e receberam novas cores na Rua Floriano Peixoto, Assunção, Barão do Rio Branco, Almirante Jaceguai e Av. da Universidade.
Faixa Iluminada
O cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, em Fortaleza, recebeu este ano projeto pioneiro na América Latina que contribui para a redução de acidentes de trânsito a partir de um sistema inteligente de iluminação dinâmica de pedestres. O sistema possui um conjunto de luzes que é acionado por inteligência artificial que identifica a presença humana em faixa de pedestres. A partir do movimento de passagem, a iluminação dinâmica é ativada lançando feixes de luz sobre quem caminha, do início à conclusão da travessia. O sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chamando a atenção do condutor.