A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), a Feira das Profissões da Rede Cuca. Nesta quarta-feira (15/02), foi a vez do Cuca Pici receber o evento, que tem o objetivo de auxiliar os jovens na escolha de uma futura profissão e mostrar um pouco da vivência acadêmica de diferentes áreas.
A Feira das Profissões é uma ação do setor de Trabalho e Empregabilidade da Rede Cuca e conta com a participação de instituições de educação como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Estácio, UniAteneu, Unifametro, Faculdade CDL, Senac e Tiradentes Concursos.
Ághata Rebeca tem 16 anos e é estudante do 3º ano do Ensino Médio. Ela almeja entrar para o curso de Medicina, mas afirmou que pôde conhecer um pouco sobre outras áreas profissionais com o evento. “É muito importante que esses espaços sejam oferecidos para nós, pois muitos estudantes ainda não sabem o que fazer. Mesmo eu, que já tenho uma vontade e um planejamento de futuro, ainda estou conhecendo as áreas e posso mudar de ideia”. A colega Diorrana Mayara, de 17 anos e também estudante do 3º ano do Ensino Médio, concordou com Ághata. “Essas feiras são boas para abrir a mente. Eu quero cursar Direito e descobri que existem diversas áreas de atuação como advogado, juiz e promotor. Aqui, eu tive um direcionamento, dentro da área que eu quero, para os assuntos que eu tenho interesse”.
As amigas Ana Beatriz Lima, Anna Letícia e Ivena Nara são estudantes do 6º semestre do curso profissionalizante em Gestão Ambiental do IFCE. As graduandas levaram projetos realizados nas disciplinas do curso e filtros de limpeza caseiros para a Feira. Para a Anna Letícia, o evento é uma forma de tornar a sua formação mais conhecida. “É uma área nova e muito importante, ainda mais no mundo em que estamos, em que precisamos cada vez mais da gestão ambiental. É preciso ter mais controle e consciência dos resíduos que geramos e dos recursos que consumimos”.
Aquila Elinano, de 23 anos e cursando o último semestre do curso de Engenharia de Teleinformática, comentou que é importante também mostrar para os jovens os desafios do mercado de trabalho de cada área. “A Telecom é, junto com a da Computação, considerada uma das engenharias do futuro. É importante que os mais jovens conheçam as novas oportunidades e tendências do mercado, pois eles serão bastante exigidos. Eu já estou me formando, mas espero que os novos alunos cheguem preparados”.
Além das parcerias educacionais, a programação conta com balcão de informações da Rede Cuca, que realiza a divulgação dos cursos oferecidos pelas unidades e também promove cidadania. É o que comentou Adryele Batista, monitora de direitos humanos da Rede Cuca.
“Durante a Feira das Profissões, nós estamos promovendo um stand de Direitos Humanos, com uma roleta de perguntas e respostas para que os estudantes conheçam mais sobre esta questão. Também estamos promovendo e divulgando os nossos cursos. Além disso, estamos comunicando as escolas sobre nossas parcerias, pois realizamos palestras sobre inclusão social, educação sexual e diretos LGBTQIA+”, informou Adryele.
A Feira das Profissões segue em realização até a sexta-feira (17/02) e é realizada de maneira itinerante, as próximas unidades a receberem oevento são o Cuca Mondubim (16/02) e o Cuca Barra (17/02). O evento inicia sempre às 9h e a programação é toda gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.