07 de May de 2024 em Educação

Educação antirracista é destaque no Festival Protagonismo Infantil

A 7° edição do projeto ocorre nesta e na próxima terça-feira (07 e 14/05), no Cineteatro São Luiz


crianças em cima do palco
Crianças entre 3 a 5 anos, estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza, participaram do primeiro dia do evento. (Foto: Tainá Cavalcante)
As cores laranja e amarelo do fardamento escolar se sobressaíram na plateia e no palco do Cineteatro São Luiz na manhã desta terça-feira (07/05), no Festival Protagonismo Infantil, realizado pela Prefeitura de Fortaleza. Crianças entre 3 a 5 anos, estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza, participaram do primeiro dia do evento. A programação envolve unidades escolares dos seis Distritos de Educação, e tem a participação de mais de 1.200 crianças da Rede Municipal, nesta terça-feira (07/05), e na próxima (14/07), nos turnos da manhã, das 7h30min às 10 horas, e da tarde, das 13h30min às 16 horas.

Dividida em dois dias, a programação do festival conta com atividades de apresentações de danças, músicas, brincadeiras populares e contação de histórias, realizadas pelos próprios estudantes e desenvolvidas com o apoio dos professores, manifestando o protagonismo das crianças na realização do evento e refletindo as experiências cotidianas vivenciadas nas Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil e Creches Parceiras.

professora em pé ao lado do banner
"As crianças são muito curiosas, a gente leva um tema e elas acabam compreendendo e aprendendo" relatou a educadora.
Nessa edição, o tema escolhido pelos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino foi “Educação Antirracista desde a Primeira Infância: relações étnico-raciais na Educação Infantil”. A professora de educação infantil Terezinha Neuma, que atua na rede há mais de 20 anos, pôde acompanhar as mudanças acontecendo a partir da inserção das crianças nas discussões. Para ela, é dessa forma que os alunos podem se apropriar do seu espaço e se tornarem protagonistas da própria história.

“Nós vemos a importância de inserir as crianças nas culturas diversas, trazer um pouco das raízes deles. Muitas crianças da rede são negras e não conhecem a própria cultura, então é um tema muito relevante por conta da riqueza de diversidade presente nesses espaços. As crianças são muito curiosas, a gente leva um tema e elas acabam compreendendo e aprendendo" relatou a educadora.

O projeto busca colocar em prática as ações pedagógicas realizadas com os estudantes na rede municipal durante todo o ano e, a partir delas, estimular a autonomia das crianças por meio das múltiplas linguagens infantis e diferentes atividades que incentivam a criticidade e autonomia desde cedo.

De acordo com a Coordenadora da Educação Infantil da SME, Aline Gomes, a promoção de atividades que tratam da diversidade e da multiplicidade de linguagens já compõe o currículo da educação infantil. E esta é apenas uma das ações que potencializa as relações étnico-racias. “O objetivo do festival é potencializar o currículo da educação infantil a respeito da relações raciais. Este festival vem visibilizar e valorizar todo o trabalho que as instituições vêm fazendo em relação à temática que são as relações étnico-raciais, o principal retorno é as crianças aprenderem sobre a diversidade, que somos diferentes e temos potencialidades, justamente pela grande diversidade cultural do nosso país”, ressaltou.

mãe e filha
A presença de familiares no evento também foi marcante para as memórias afetivas, tanto das crianças como dos pais.
A presença de familiares no evento também foi marcante para as memórias afetivas, tanto das crianças como dos pais. Yane Mazza, mãe da estudante Bruna Mazza, de 3 anos, esteve no Cineteatro São Luiz para assistir à primeira apresentação da filha no Festival, que já iniciou protagonizando ao iniciar falando no microfone para todos presentes. “Ela é muito participativa, então amou a ideia de se apresentar, nós conversamos em casa e sempre em contato com a creche, para ter esse suporte”, disse Yane.

Ela também afirmou ser importante ter esse contato com um tema cultural diretamente ligado à discriminação, principalmente nessa fase, na qual eles começam a desenvolver sua própria personalidade. Para a mãe da pequena Bruna, é necessário o entendimento e a consciência de si mesmos e de sua história desde cedo. “Ontem ela me perguntou qual era a minha cor e depois qual era a cor dela, antes não tinha diferença, agora ela já tem esse entendimento”.

Protagonismo Infantil

O Protagonismo Infantil é um Projeto de Rede desenvolvido no cotidiano das Unidades de Educação Infantil do município de Fortaleza e que compõe o planejamento pedagógico de cada docente que atua nessa etapa da Educação Básica. O Projeto busca fortalecer a ideia de criança como pessoa potente, ativa, produtora de cultura, capaz de expressar seus interesses, preferências, anseios, desejos e sentimentos. Teve início em 2017, a partir da 1ª Mostra do Festival Protagonismo Infantil, realizada no Cineteatro São Luiz. De 2017 para cá, o Projeto vem sendo ampliado e as ações pedagógicas fortalecidas reverberando na garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos bebês e crianças. Para 2024, a partir da escuta dos profissionais da rede, o tema definido para o Projeto foi: Educação Antirracista desde a Primeira Infância: relações étnico-raciais na Educação Infantil.

Educação antirracista é destaque no Festival Protagonismo Infantil

A 7° edição do projeto ocorre nesta e na próxima terça-feira (07 e 14/05), no Cineteatro São Luiz

crianças em cima do palco
Crianças entre 3 a 5 anos, estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza, participaram do primeiro dia do evento. (Foto: Tainá Cavalcante)
As cores laranja e amarelo do fardamento escolar se sobressaíram na plateia e no palco do Cineteatro São Luiz na manhã desta terça-feira (07/05), no Festival Protagonismo Infantil, realizado pela Prefeitura de Fortaleza. Crianças entre 3 a 5 anos, estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza, participaram do primeiro dia do evento. A programação envolve unidades escolares dos seis Distritos de Educação, e tem a participação de mais de 1.200 crianças da Rede Municipal, nesta terça-feira (07/05), e na próxima (14/07), nos turnos da manhã, das 7h30min às 10 horas, e da tarde, das 13h30min às 16 horas.

Dividida em dois dias, a programação do festival conta com atividades de apresentações de danças, músicas, brincadeiras populares e contação de histórias, realizadas pelos próprios estudantes e desenvolvidas com o apoio dos professores, manifestando o protagonismo das crianças na realização do evento e refletindo as experiências cotidianas vivenciadas nas Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil e Creches Parceiras.

professora em pé ao lado do banner
"As crianças são muito curiosas, a gente leva um tema e elas acabam compreendendo e aprendendo" relatou a educadora.
Nessa edição, o tema escolhido pelos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino foi “Educação Antirracista desde a Primeira Infância: relações étnico-raciais na Educação Infantil”. A professora de educação infantil Terezinha Neuma, que atua na rede há mais de 20 anos, pôde acompanhar as mudanças acontecendo a partir da inserção das crianças nas discussões. Para ela, é dessa forma que os alunos podem se apropriar do seu espaço e se tornarem protagonistas da própria história.

“Nós vemos a importância de inserir as crianças nas culturas diversas, trazer um pouco das raízes deles. Muitas crianças da rede são negras e não conhecem a própria cultura, então é um tema muito relevante por conta da riqueza de diversidade presente nesses espaços. As crianças são muito curiosas, a gente leva um tema e elas acabam compreendendo e aprendendo" relatou a educadora.

O projeto busca colocar em prática as ações pedagógicas realizadas com os estudantes na rede municipal durante todo o ano e, a partir delas, estimular a autonomia das crianças por meio das múltiplas linguagens infantis e diferentes atividades que incentivam a criticidade e autonomia desde cedo.

De acordo com a Coordenadora da Educação Infantil da SME, Aline Gomes, a promoção de atividades que tratam da diversidade e da multiplicidade de linguagens já compõe o currículo da educação infantil. E esta é apenas uma das ações que potencializa as relações étnico-racias. “O objetivo do festival é potencializar o currículo da educação infantil a respeito da relações raciais. Este festival vem visibilizar e valorizar todo o trabalho que as instituições vêm fazendo em relação à temática que são as relações étnico-raciais, o principal retorno é as crianças aprenderem sobre a diversidade, que somos diferentes e temos potencialidades, justamente pela grande diversidade cultural do nosso país”, ressaltou.

mãe e filha
A presença de familiares no evento também foi marcante para as memórias afetivas, tanto das crianças como dos pais.
A presença de familiares no evento também foi marcante para as memórias afetivas, tanto das crianças como dos pais. Yane Mazza, mãe da estudante Bruna Mazza, de 3 anos, esteve no Cineteatro São Luiz para assistir à primeira apresentação da filha no Festival, que já iniciou protagonizando ao iniciar falando no microfone para todos presentes. “Ela é muito participativa, então amou a ideia de se apresentar, nós conversamos em casa e sempre em contato com a creche, para ter esse suporte”, disse Yane.

Ela também afirmou ser importante ter esse contato com um tema cultural diretamente ligado à discriminação, principalmente nessa fase, na qual eles começam a desenvolver sua própria personalidade. Para a mãe da pequena Bruna, é necessário o entendimento e a consciência de si mesmos e de sua história desde cedo. “Ontem ela me perguntou qual era a minha cor e depois qual era a cor dela, antes não tinha diferença, agora ela já tem esse entendimento”.

Protagonismo Infantil

O Protagonismo Infantil é um Projeto de Rede desenvolvido no cotidiano das Unidades de Educação Infantil do município de Fortaleza e que compõe o planejamento pedagógico de cada docente que atua nessa etapa da Educação Básica. O Projeto busca fortalecer a ideia de criança como pessoa potente, ativa, produtora de cultura, capaz de expressar seus interesses, preferências, anseios, desejos e sentimentos. Teve início em 2017, a partir da 1ª Mostra do Festival Protagonismo Infantil, realizada no Cineteatro São Luiz. De 2017 para cá, o Projeto vem sendo ampliado e as ações pedagógicas fortalecidas reverberando na garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos bebês e crianças. Para 2024, a partir da escuta dos profissionais da rede, o tema definido para o Projeto foi: Educação Antirracista desde a Primeira Infância: relações étnico-raciais na Educação Infantil.