Dividida em dois dias, a programação do festival conta com atividades de apresentações de danças, músicas, brincadeiras populares e contação de histórias, realizadas pelos próprios estudantes e desenvolvidas com o apoio dos professores, manifestando o protagonismo das crianças na realização do evento e refletindo as experiências cotidianas vivenciadas nas Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil e Creches Parceiras.
“Nós vemos a importância de inserir as crianças nas culturas diversas, trazer um pouco das raízes deles. Muitas crianças da rede são negras e não conhecem a própria cultura, então é um tema muito relevante por conta da riqueza de diversidade presente nesses espaços. As crianças são muito curiosas, a gente leva um tema e elas acabam compreendendo e aprendendo" relatou a educadora.
O projeto busca colocar em prática as ações pedagógicas realizadas com os estudantes na rede municipal durante todo o ano e, a partir delas, estimular a autonomia das crianças por meio das múltiplas linguagens infantis e diferentes atividades que incentivam a criticidade e autonomia desde cedo.
De acordo com a Coordenadora da Educação Infantil da SME, Aline Gomes, a promoção de atividades que tratam da diversidade e da multiplicidade de linguagens já compõe o currículo da educação infantil. E esta é apenas uma das ações que potencializa as relações étnico-racias. “O objetivo do festival é potencializar o currículo da educação infantil a respeito da relações raciais. Este festival vem visibilizar e valorizar todo o trabalho que as instituições vêm fazendo em relação à temática que são as relações étnico-raciais, o principal retorno é as crianças aprenderem sobre a diversidade, que somos diferentes e temos potencialidades, justamente pela grande diversidade cultural do nosso país”, ressaltou.
Ela também afirmou ser importante ter esse contato com um tema cultural diretamente ligado à discriminação, principalmente nessa fase, na qual eles começam a desenvolver sua própria personalidade. Para a mãe da pequena Bruna, é necessário o entendimento e a consciência de si mesmos e de sua história desde cedo. “Ontem ela me perguntou qual era a minha cor e depois qual era a cor dela, antes não tinha diferença, agora ela já tem esse entendimento”.
Protagonismo Infantil
O Protagonismo Infantil é um Projeto de Rede desenvolvido no cotidiano das Unidades de Educação Infantil do município de Fortaleza e que compõe o planejamento pedagógico de cada docente que atua nessa etapa da Educação Básica. O Projeto busca fortalecer a ideia de criança como pessoa potente, ativa, produtora de cultura, capaz de expressar seus interesses, preferências, anseios, desejos e sentimentos. Teve início em 2017, a partir da 1ª Mostra do Festival Protagonismo Infantil, realizada no Cineteatro São Luiz. De 2017 para cá, o Projeto vem sendo ampliado e as ações pedagógicas fortalecidas reverberando na garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos bebês e crianças. Para 2024, a partir da escuta dos profissionais da rede, o tema definido para o Projeto foi: Educação Antirracista desde a Primeira Infância: relações étnico-raciais na Educação Infantil.