Com os pés na areia ou sobre o calçadão, deslizando em cima de rodinhas, correndo, caminhando, pulando... A finalização das obras de requalificação da Avenida Beira-Mar trouxe melhorias que incrementaram o espaço para a realização de esportes ao ar livre, tornando o local ainda mais atrativo não apenas pela beleza da orla, mas também por conta das múltiplas modalidades de práticas disponíveis na infraestrutura renovada.
Ao longo da orla é possível ver gente dedicada a esportes como futevôlei, basquete, vôlei de praia e, seguindo as tendências do momento, o beach tennis, tanto nas quadras de areia como nas pavimentadas. Além disso, com a renovação das calçadas em piso intertravado e implantação da nova ciclovia, a Beira-Mar de Todos também abre cada vez mais espaço para as assessorias de corrida e de ginástica funcional, além de possibilitar a utilização de bicicletas, skates e patins.
Geniely Morais mora perto da Av. Beira-Mar e pedala diariamente na ciclovia, utilizando as bicicletas do sistema Bicicletar. Para ela, as intervenções realizadas no local tornaram o espaço ainda mais atrativo para aqueles que buscam qualidade de vida por meio da prática de esportes.
“A usabilidade da ciclofaixa melhorou muito, pois antes era mais complicado e perigoso pois a gente pedalava disputando o espaço ao lado dos carros. Essa organização no trânsito aumentou a qualidade de vida das pessoas, e a ciclovia foi uma das grandes aquisições da Beira-Mar”, comentou.
Além disso, a disponibilidade das bicicletas, que Geniely costuma pegar gratuitamente via Bilhete Único, incentiva ainda mais o ciclismo. “Gosto da qualidade, as bicicletas estão sempre com a manutenção em dia, fora a facilidade do aplicativo. Qualquer problema é possível reportar e é resolvido logo. O tempo de uma hora é muito bom para pedalar”, afirmou.
Outro esporte que vem ganhando destaque e é visto nas areias de Fortaleza é o beach tennis. O educador físico Bruno Sena, instrutor do esporte, afirma que por conta do período pandêmico, houve uma maior busca pelas atividades ao ar livre e também pela possibilidade de distanciamento social, porém ainda com certa convivência com outros alunos dentro de quadra.
“Aqui, os espaços são todos organizados tanto pela Secretaria de Esporte e Lazer como pela Regional 2, então do Mercado dos Peixes até o outro lado, todos nós somos cadastrados e temos horários e dias reservados. Além disso, temos esse mar maravilhoso, aqui é um cartão postal da nossa cidade, vemos a rotina do cearense. Aqui a areia também é mais leve e proporciona a prática do Beach Tennis”, destacou.
A aluna de beach tennis, Lívia Bessa, mora a um quarteirão de distância da Avenida Beira-Mar, e além do visual da praia e da opção pelo esporte, outros fatores também influenciaram a troca da academia pela rotina de exercícios na orla. “Aqui somos bem acolhidos, e há muitos pontos de apoio na avenida para prática de vários esportes além do beach tenni. Hoje também me sinto mais segura para vir a pé, pois e a organização dos carros facilita”, relatou.