04 de November de 2024 em Mobilidade

Etufor convoca motoristas de aplicativos com placa final 9 para vistorias neste mês de novembro

Para esta vistoria anual, os motoristas devem ficar atentos aos prazos, requisitos e procedimentos


A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca os motoristas que operam por aplicativos a realizarem suas vistorias anuais nos veículos com final de placa 9 neste mês de novembro. Em 2024, foram realizadas 14.278 vistorias; em outubro, 1.689 veículos foram aprovados para oferta do serviço por aplicativo.

Os motoristas que desejam iniciar a operar nas plataformas devem agendar a vistoria de seus veículos o quanto antes, independentemente do final da placa. De acordo com o calendário oficial de 2024, divulgado no Diário Oficial do Município de Fortaleza em 2 de janeiro, é indispensável que os motoristas realizem o agendamento e levem seus veículos à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 - Vila União).

Aqueles que não cumprirem a vistoria dentro do prazo estabelecido poderão enfrentar multas e a apreensão do veículo durante as blitze realizadas pelo órgão responsável pelo transporte. É fundamental lembrar que a idade máxima dos veículos para operar em plataformas de aplicativos é de até dez 10 anos.

Vistoria

Durante a vistoria, são verificados diversos itens, incluindo o estado e a conservação dos pneus, do sistema elétrico e da carroceria, entre outros. Também é necessário apresentar os documentos obrigatórios do motorista e do veículo para assegurar a regularidade.

Além disso, a identidade visual do veículo deve seguir o que está estabelecido no Decreto nº 14.415, de 3 de maio de 2019, que determina a colocação de um adesivo com tamanho máximo de 14 cm x 14 cm no vidro traseiro, no lado direito superior. Esse adesivo deve indicar a marca do aplicativo ou conter a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”.

Após a vistoria, o veículo recebe um selo que contém um QR code, acompanhado de um laudo que comprova sua aprovação. Se o veículo não atender aos requisitos necessários, o motorista poderá fazer as adequações necessárias e reagendar a vistoria. Os passageiros têm a opção de verificar se o veículo está regularizado, utilizando o QR code presente no selo afixado no para-brisa dianteiro. Ao escanear o QR code, eles poderão confirmar se a vistoria está em dia.

Agendamento

Para agendar, os motoristas devem acessar o site da Etufor, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresentando o comprovante de pagamento e levar o veículo no dia e hora marcados à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 - Vila União).

Etufor convoca motoristas de aplicativos com placa final 9 para vistorias neste mês de novembro

Para esta vistoria anual, os motoristas devem ficar atentos aos prazos, requisitos e procedimentos

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca os motoristas que operam por aplicativos a realizarem suas vistorias anuais nos veículos com final de placa 9 neste mês de novembro. Em 2024, foram realizadas 14.278 vistorias; em outubro, 1.689 veículos foram aprovados para oferta do serviço por aplicativo.

Os motoristas que desejam iniciar a operar nas plataformas devem agendar a vistoria de seus veículos o quanto antes, independentemente do final da placa. De acordo com o calendário oficial de 2024, divulgado no Diário Oficial do Município de Fortaleza em 2 de janeiro, é indispensável que os motoristas realizem o agendamento e levem seus veículos à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 - Vila União).

Aqueles que não cumprirem a vistoria dentro do prazo estabelecido poderão enfrentar multas e a apreensão do veículo durante as blitze realizadas pelo órgão responsável pelo transporte. É fundamental lembrar que a idade máxima dos veículos para operar em plataformas de aplicativos é de até dez 10 anos.

Vistoria

Durante a vistoria, são verificados diversos itens, incluindo o estado e a conservação dos pneus, do sistema elétrico e da carroceria, entre outros. Também é necessário apresentar os documentos obrigatórios do motorista e do veículo para assegurar a regularidade.

Além disso, a identidade visual do veículo deve seguir o que está estabelecido no Decreto nº 14.415, de 3 de maio de 2019, que determina a colocação de um adesivo com tamanho máximo de 14 cm x 14 cm no vidro traseiro, no lado direito superior. Esse adesivo deve indicar a marca do aplicativo ou conter a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”.

Após a vistoria, o veículo recebe um selo que contém um QR code, acompanhado de um laudo que comprova sua aprovação. Se o veículo não atender aos requisitos necessários, o motorista poderá fazer as adequações necessárias e reagendar a vistoria. Os passageiros têm a opção de verificar se o veículo está regularizado, utilizando o QR code presente no selo afixado no para-brisa dianteiro. Ao escanear o QR code, eles poderão confirmar se a vistoria está em dia.

Agendamento

Para agendar, os motoristas devem acessar o site da Etufor, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresentando o comprovante de pagamento e levar o veículo no dia e hora marcados à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 - Vila União).