
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 1 para as vistorias anuais, que começam a partir do dia 06 de março. As vistorias dos veículos de transporte estão sendo realizadas na nova sede da Etufor (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 5451 - Passaré).
Em 2024, foram feitas 16 mil vistorias. Anualmente, o calendário é publicado no Diário Oficial do Município. Vale ressaltar que é fundamental que os motoristas estejam com todos os documentos necessários. Após a emissão e pagamento das taxas, o próximo passo é encaminhar o veículo para a vistoria. Nessa etapa, os veículos passam por uma inspeção realizada pelos funcionários da Etufor, a fim de assegurar que os mesmos atendem a todas as normas de segurança e regulamentação vigentes. Ao final do processo, será emitido um laudo de vistoria, que atesta a conformidade do veículo. Os motoristas que oferecem o serviço por meio de aplicativos de transporte em Fortaleza e que estão interessados em começar a operar nas plataformas, devem agendar a vistoria de seu veículo no site da Etufor, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresentando o comprovante de pagamento e levar o veículo no dia e hora marcados à sede da Etufor (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 5451 - Passaré). O atendimento ocorre exclusivamente mediante agendamento prévio.
Entre os itens observados nas vistorias, está o estado de conservação dos pneus, do sistema elétrico, da carroceria, entre outros. Os documentos obrigatórios do motorista e do veículo também são exigidos para verificar a regularidade dos mesmos. Outro item exigido é a identidade visual do veículo, que deve obedecer ao Decreto nº 14.415 de 03 de maio de 2019, que prevê a identificação do veículo com adesivo no tamanho máximo 14cm x 14cm, a ser afixado no vidro traseiro no lado direito superior, sinalizando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”. A idade máxima dos veículos para operar com aplicativos é de dez anos.
Para estarem regularizados junto ao órgão gestor de transporte, os motoristas devem estar atentos e seguir o calendário oficial, seja para realizar a primeira vistoria do veículo ou para atualizar as vistorias realizadas anteriormente que têm validade de um ano. “Esse procedimento proporciona aos cidadãos a segurança de que os veículos estão em bom estado de conservação para circularem na cidade”, considera Jardson Cruz, diretor técnico da Etufor.