A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta terça-feira (05/12), a última ação educativa deste ano para promover o respeito a todos que utilizam o transporte público, especialmente pessoas idosas e com deficiência. A ação será no Terminal Antônio Bezerra, das 6h30 às 8h30, e contará com apresentações artísticas de pessoas com deficiência. A data foi escolhida em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (03/12). Nesta ação haverá apresentação do Expedito Sanfoneiro, artista com deficiência visual.
As ações educativas são realizadas durante todo o ano, coordenadas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com Sindiônibus, Socicam e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CDMI).
Para incentivar uma cultura respeitosa entre os usuários do sistema de transporte público, mensalmente a Etufor desenvolve pelo menos uma ação educativa. “Buscamos garantir aos usuários um sistema sustentável e inclusivo, principalmente para os idosos e pessoas com deficiência”, assegura Raimundo Rodrigues, presidente interino do órgão.
Ao longo do ano, a Etufor trabalha para conscientizar e sensibilizar os usuários, por meio de abordagens nos terminais de ônibus, panfletos, cartazes, banners, esquetes teatrais e sinalização das placas das filas prioritárias com os símbolos que remetem a pessoas autistas e com deficiência não aparente.
Nas edições anteriores, as equipes da Etufor dialogaram com os usuários do transporte público sobre respeito aos direitos dos idosos e das pessoas com diversos tipos de deficiência, seja intelectual, múltipla e pessoas ostomizadas, com objetivo de promover um transporte público mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas.
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
O Dia Internacional de Luta das Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente em 03 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência e conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.
As pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção no que diz respeito à acessibilidade e inclusão no transporte público e na sociedade como um todo. Como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.