A comitiva de 13 cidades e duas regiões da União Europeia, América Latina e Estados Unidos visitou nesta sexta-feira (05/05) o Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT Praia de Iracema), o Re-ciclo, o Microparque Seu Zefinha, na Barra do Ceará, e o Cuca Pici. Este foi o segundo e último dia do evento "Economia Circular e Gestão de Resíduos: avançando para soluções mais sustentáveis para cidades e regiões”, promovido pela União Europeia.
De acordo com a assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira, o encontro rendeu negociações para novas cooperações. "A realização do evento regional do IURC foi importante não só para apresentar os nossos projetos, mas para apresentar Fortaleza, o nosso potencial e as possibilidades que temos. Recebemos 30 pessoas de países diferentes que estão vendo que Fortaleza é uma cidade inovadora, que tem potencial para investimento, e posso adiantar que já temos novos acordos de cooperação em prospecção", afirma.
Segundo a representante da União Europeia, Stephanie Hotel, "esse encontro foi uma experiência muito positiva porque reuniu representantes da Europa e das Américas e porque Fortaleza prioriza essa agenda da economia circular e tem projetos muito inovadores".
Nesta sexta-feira (05/05) a delegação de 11 países visitou o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), o CRT Praia de Iracema, que recebe resíduos eletrônicos e recondiciona os equipamentos, além de promover aulas gratuitas de capacitação em parceria com o programa Juventude Digital; conheceu catadores e experimentou os triciclos elétricos do projeto Re-ciclo; e foi ao Microparque Seu Zequinha, na Barra do Ceará, que tem o conceito de parque naturalizado e transforma área degradadas da cidade em parques urbanos.
"Recebemos hoje no Labifor a comitiva internacional do programa de cooperação da União Europeia e apresentamos alguns dos nossos projetos. Foi uma oportunidade importante para que possamos trocar experiências com outras cidades do Brasil e do exterior e melhorar ou até replicar nossos projetos em outros locais. Toda essa troca é muito valiosa para o objetivo do Laboratório de Inovação de Fortaleza que é melhorar a vida da população", diz a coordenadora do Labifor, Marisa Leitão.
Na quinta-feira (05/05) o grupo visitou o miniecoponto do Campo do América; o Re-Ciclo no Ecoponto da Varjota; e o biodigestor na escola José Dias Macêdo, no Meireles. Na ocasião, a representante da delegação da União Europeia no Brasil, Stephanie Horel, destacou que Fortaleza é importante para o programa de cooperação por seu caráter inovador. “Por ser a cidade que faz a conexão digital entre o continente europeu e a América Latina, Fortaleza, para nós, tem esse sentido de inovação digital e agora também urbana. Um programa como o Re-Ciclo, que é de reciclagem, mas integrando a comunidade, é um exemplo do que queremos aprender, porque, embora as cidades tenham suas diferenças, elas têm o mesmo problema de gestão de resíduos e interesse na geração de emprego e no bem-estar social”, salientou.
IURC
O evento, iniciado na manhã desta quinta, faz parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC América Latina). Estão presentes em Fortaleza delegados de 13 cidades e duas regiões: Puerto Montt, Chile; Essen, Alemanha; Manaus, Brasil; São Paulo, Brasil; Piura, Peru; Málaga, Espanha; Hermosillo, México; Debrecen, Hungria; Barranquilla, Colômbia; Chihuahua, México; Fort Collins, Estados Unidos; San Diego, Estados Unidos; Rio de Janeiro, Brasil; além do Paraná, Brasil; e Silésia, Polônia.
Fortaleza faz parte do IURC América Latina desde 2021 quando foi selecionada pela União Europeia para compartilhar experiências e desenvolver um plano conjunto de desenvolvimento urbano sustentável com foco em economia circular e resíduos sólidos. A capital cearense trabalha em parceria com a cidade alemã de Essen e no ano passado foram realizadas visitas técnicas às duas cidades.