A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a partir desta sexta-feira (23/06), uma grande programação junina pelos bairros da Capital. Serão 24 festivais, dois em cada Regional da cidade, com a participação de 50 grupos de quadrilhas juninas adultas e infantis. Os festejos seguem até 29 de julho, sempre aos fins de semana.
Os Festejos Juninos de Fortaleza contribuem para o fortalecimento da identidade do São João da capital, com a ocupação de espaços públicos e promoção da cultura. A agenda deste fim de semana (23 e 24/06) será nas Regionais 7, 8 e 12, com o Festival Junino Gente da Terra, no bairro Dias Macedo; a III Edição Festival Junino do Cumpade Carlos, na praça do Liceu do Ceará (Centro), e o XXIII Festival Flor da Bela, na Lagoa Redonda.
As apresentações mobilizam os bairros, articulam pessoas e promovem um incremento na economia local. Além da geração de emprego e renda, há o fomento de toda a cadeia produtiva do movimento junino: músicos, costureiros, sapateiros, cozinheiros, bordadeiros, maquiadores, coreógrafos, figurinistas, cenógrafos, ambulantes, produtores, técnicos e outros.
Edital Festejos Juninos 2023
O edital contempla 74 projetos, sendo 24 festivais, 35 grupos de quadrilha junina adulta e outros 15 de quadrilhas juninas infantis. Cada proponente receberá o valor de R$ 16.500,00, totalizando mais de R$ 1 milhão de investimento.
Quadrilhas Juninas - Patrimônio Cultural de Fortaleza
A Secultfor iniciou, neste mês de junho, o processo para que Fortaleza seja a primeira cidade do país a registrar Quadrilhas Juninas como Patrimônio Cultural Imaterial. Ao longo dos próximos meses, será realizado um trabalho minucioso de pesquisa, com entrevistas e acompanhamento de ensaios dos grupos em atividade.
Ao fim do mapeamento, será produzido um dossiê das Quadrilhas Juninas, com informações importantes, registros fotográficos e um Plano de Salvaguarda, com atividades, estratégias e ações para resguardar e incentivar a manifestação cultural.