A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Vice-prefeitura, realiza nesta quinta-feira (31/03), a primeira edição do Festival Mulheridades - "Lugar de fala, subjetividades e respeito”. O evento gratuito tem como objetivo promover o debate sobre igualdade de gênero e a valorização de profissionais, pesquisadoras, pensadoras, artistas e empreendedoras. Em virtude de instabilidade no clima, evento foi transferido para o Café Couture na Rua dos Tabajaras. A programação encerra o Mês das Mulheres e conta com feira criativa, performance, apresentações artísticas e campanhas de conscientização ambiental e dignidade menstrual
"Queremos ouvir e aprender com essas mulheres. Apoiar suas causas e valorizar suas conquistas. Então o Festival Mulheridades surgiu como esse espaço de reconhecimento, acolhimento e visibilidade da diversidade da condição feminina", explica Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza.
Roda de Conversa
A partir das 18h, terá início a Roda de Conversa que tem como tema "Lugar de fala, subjetividades e respeito” e reunirá mulheres com múltiplas vivências para partilhar potências e fortalecer redes de colaboração. Participam da Roda de Conversa:
- Labelle Rainbow, atual Coordenadora Executiva da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da SDHDS da Prefeitura de Fortaleza
- Rosa Pitaguary, liderança índigena, Coordenadora do Instituto Museu Índigena Pitaguary (IMIPY)
- Zelma Madeira, Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Estado do Ceará (Asemov)
- Katiana Pena, diretora, coreógrafa e fundadora Instituto Katiana Pena
- Izabel Accioly, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades – UFC/UniLab
- Iracema Lima, mulher mastectomizada, voluntária do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon)
Feira Criativa
A inclusão produtiva e o fortalecimento da economia criativa como ponte para o desenvolvimento econômico individual e comunitário é um dos objetivos do Festival Mulheridades. Assim, a programação também abre espaço para iniciativas empreendedoras capitaneadas por mulheres, como a Feira Negra, Costurando Futuros, Rede de Mulheres Sustentável (Remes), Favela Afro, Mães da Resistência, Terra Artesã e Ateliê Crua. Todas essas marcas estarão presentes na Feira Criativa vendendo produtos como roupas, acessórios, objetos de decoração e artesanato.
Apresentações artísticas
A animação no calçadão da Praia de Iracema começa já no fim da tarde com a Festa Crioula (uma coletiva de DJs). Na sequência, o Bando Somos Todas Marias irá apresentar a performance "Quebrando o silêncio do medo", que aborda o tema da violência doméstica. Para encerrar a noite, tem roda de samba com a cantora Yara Canta e o Grupo Mais Melanina.
PARCERIAS
Campanha Dignidade Menstrual
Em novembro de 2021, o prefeito José Sarto sancionou o projeto de Lei 612/2021, que institui a Política Municipal de Atenção à Higiene Íntima e Saúde Menstrual. A matéria garante a disponibilização gratuita de absorventes para estudantes da rede municipal de ensino, adolescentes, jovens e pessoas em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social. Por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), os absorventes já são disponibilizados nas unidades escolares para as estudantes, de 11 a 50 anos, da Rede Municipal de Ensino. A média é de um pacote do item por aluna/mês
O projeto de Lei também visa promover iniciativas para difundir informações sobre saúde íntima, higiene menstrual, acesso a políticas públicas sobre saúde menstrual por meio de campanhas, palestras, oficinas, cartilhas e demais materiais educativos.
Foi nesse sentido que teve início a campanha “Dignidade Menstrual: Meu corpo também pulsa”, iniciativa criada por funcionárias e servidoras do município que teve início no mês de março e se propôs a arrecadar e distribuir kits de higiene pessoal para mulheres e homens trans em situação de rua. O Festival Mulheridades continuará recebendo doações de absorventes, sabonetes, escovas e pastas de dente. As doações podem ser entregues na Casa de Cultura Digital, que fica no Largo do Mincharia, na Praia de Iracema.
Bem-estar e educação ambiental
A Célula de Articulação e Fomento à Cidadania do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará (ALece) estará presente na primeira edição do Festival Mulheridades, com um estande voltado para o bem-estar e a educação ambiental.
A célula de Saúde Mental fará a distribuição do livro-oficina “Despertar”, que trata da prevenção do suicidio. A célula de Fisioterapia tratará do cuidado e bem-estar das mulheres por meio de aferição de pressão, massagem e maquiagem.
No estande, haverá também, uma ação da célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental que irá promover atividades recreativas para crianças com o tema “Consciência Ambiental'', divulgando campanhas de recolhimento de lacres, distribuição de panfletos sobre educação ambiental. Os participantes das atividades receberão mudas de plantas e poderão ser contemplados com sorteio de brindes feitos com materiais reciclados.
Formato e periodicidade
A primeira edição do Mulheridades acontece no formato de Festival por apresentar uma programação multilinguagem, mas as próximas edições devem assumir outras propostas como seminários, oficinas criativas, mostras de filmes e exposições, sempre tendo mulheres na sua centralidade. O Festival Mulheridades terá periodicidade trimestral.
Serviço
1º Festival Mulheridades
Data: 31/03 (quinta-feira)
Horário: a partir das 17h
Local: Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito