A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) registrou uma redução de cerca de 60% no fluxo veicular na cidade no último domingo (14/03). No sábado (13/03), a queda foi de 41,2%. Os dados foram obtidos por meio dos equipamentos de fiscalização eletrônica. Para efeito comparativo, considerou-se o período antes da pandemia. As regiões do Centro e da grande Aldeota apresentaram os maiores percentuais de diminuição.
Com os decretos municipal e estadual de isolamento social, a AMC tem reforçado a fiscalização dos veículos na cidade, monitorando pontos de aglomeração e realizando ações educativas para conscientizar as pessoas a se deslocarem apenas para questões essenciais.
No Centro, houve redução de 61,4% na circulação no sábado e 79,4% no domingo. Na região da Aldeota, o percentual de queda foi de 54,6% no sábado e 69,3% no domingo.
Operação de trânsito
Em cumprimento às medidas direcionadas à prevenção da Covid-19, a AMC, em conjunto com outros órgãos de trânsito e segurança, também atua em operações especiais para coibir a circulação e promover o controle de entrada e saída de veículos na cidade.
Nas barreiras sanitárias, os agentes identificam o motivo da viagem e para onde as pessoas estão se deslocando. Durante as abordagens, são repassadas orientações preventivas contra o avanço do coronavírus, além da verificação da situação do veículo e documentação do condutor.