Nesta terça-feira (13/02), o Mercado dos Pinhões foi tomado por brincantes que buscavam celebrar o último dia de festejos. A programação começou com o bloco Unidos da Cachorra e seguiu até a noite com apresentações de Micaela Gomes, Yane Caracas e Banda Brasilis.
Sônia Chagas e Evandro Sampaio não pensaram duas vezes em marcar presença nos Pinhões. O casal festeja no polo todos os anos e neste não foi diferente, eles destacaram que o principal motivo de irem é pela segurança do evento e as atrações, que são sempre muito interessantes. "A gente mora aqui perto e o que mais nos incentivou a vir foi a segurança e a organização. Todo ano nós viemos e a cada ano melhora", contaram.
Enquanto sambava com seus colegas, o folião Gleilson Angelo disse que a escolha do polo se deu pelas atrações e comentou que foi prestigiar o Bloco Unidos da Cachorra. "É o último dia, então a gente tem que aproveitar. Nada melhor do que encerrar em grande estilo com a bateria pioneira, é a verdadeira beleza do carnaval”, falou, animado enquanto dançava.
Gleilson também frequentou quase todos os polos do ciclo, curtindo cada segundo da grande festa. “Eu fui na praça João Gentil, fui na Mocinha também e lá no Aterro. E tudo foi super tranquilo, uma vibe muito boa, muito gostosa. Não encontrei grandes dificuldades em relação a chegar e sair. Frequentei quase todos os polos, e na minha opinião, todos foram super tranquilos e deu pra aproveitar bastante”, finalizou.
Muitas famílias compareceram ao Mercado dos Pinhões para celebrar o momento juntos, como foi o caso da Neuiza Vasconcelos e sua mãe, Ozilda Barbosa. Neuiza passou alguns dias no Recife, mas decidiu passar o último dia de Carnaval em Fortaleza. “Eu vim hoje para curtir muito ao som do bloco Unidos da Cachorra, eu gosto dessa bateria e tem os outros shows. Um outro ponto positivo é que daqui nós podemos ir para outros polos, tá tudo bem próximo o que é muito bom" disse. "Eu passei uns dias em Pernambuco mas decidi passar o último dia aqui, vim me energizar para o ano".
O clima chuvoso não foi impedimento para os foliões, que lotaram o polo. Wivi Nogueira foi fantasiada de sol para iluminar a plateia. “Eu pensei nisso porque o sol ficou a desejar este ano durante o Carnaval. Então, hoje, eu resolvi vir de sol pra ver se ele realmente volta pra nossa cidade porque aqui é a terra do sol”, gargalhou a foliã.
“Hoje é o único dia que posso curtir a folia, então deixei meu bebê com a minha sogra e vim curtir com o maridão e a minha irmã", afirmou. Segundo Wivi, ela escolheu o polo por causa da Unidos da Cachorra. "É uma banda que eu adoro. É ritmista, que é a minha raiz. E eu amei, tá tudo tá ótimo, muitas crianças e famílias, então eu tô adorando".
Maria Leuzenira, ambulante há 40 anos, passou os quatro dias de festa vendendo drinks e cervejas no Mercado dos Pinhões. Além de aproveitar a festa, a vendedora também conseguiu aumentar as vendas durante o período. “Foi tudo muito bom, as vendas foram muito boas e deu pra aumentar os lucros”. Ela revelou que a bebida desse carnaval foi a caipirinha de seriguela. “Foi a bebida que público mais adorou e logo depois dela, a de limão”.
Leuzenira faz parte dos 1.220 ambulantes e permissionários autorizados pela Prefeitura de Fortaleza a trabalharem durante os quatro dias. Durante todo o Ciclo Carnavalesco, a atividade dos comerciantes autorizados é orientada por equipes das Secretarias Regionais, conforme plano operacional elaborado para as festividades.