A Prefeitura de Fortaleza dá continuidade, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), à campanha de vacinação contra Influenza. Nesta nova etapa, a imunização será ampliada para todos os públicos, a partir de seis meses de idade. No balanço até esta quinta-feira (11/05), 188.396 doses foram aplicadas nos públicos-alvo da campanha.
A imunização será realizada em todos os postos de saúde da Capital, em dias úteis, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre nos postos de plantão, divulgados semanalmente nas redes oficiais da Prefeitura de Fortaleza, das 8h às 16h30.
A vacina contra a Influenza, também conhecida como vacina contra a gripe, é um dos imunobiológicos mais importantes disponíveis para prevenir doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, e é formulada para proteger contra os tipos mais comuns de vírus (A, dos tipos H1N1 e H3N2; e B) que circulam a cada temporada.
"A ampliação do público para vacinação é muito importante para a saúde pública em geral, pois pode reduzir a disseminação da doença na comunidade. Nas campanhas, conseguimos vacinar um maior número de pessoas em um curto espaço de tempo, fazendo com que a proliferação do vírus seja reduzida. Por isso, quanto mais pessoas são vacinadas, há menos chances de que a doença se espalhe, o que pode proteger a todos”, reforça Luciana Passos, coordenadora da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza.
Documentação necessária
Para ter direito à imunização, o usuário deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
Campanha 2022
No ano passado, a campanha na Capital teve início em 2 de abril, contemplando, inicialmente, grupos prioritários, com 80,3% do público-alvo vacinado, equivalente a 591.189 doses. Com o avanço da imunização desses grupos, a vacinação foi ampliada, conforme orientação do Ministério da Saúde, em 27 de junho, para a população em geral.
Influenza
O vírus da Influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal. A campanha segue até o dia 31 de maio, protegendo contra as cepas A, dos tipos H1N1 e H3N3, e B.