Fortaleza passará a ter mais seis Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), levando a Capital a 49 unidades de jornada prolongada de ensino. O anúncio das novas unidades ocorreu em evento virtual, nesta quarta-feira (30/06), com as presenças do prefeito José Sarto, do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, da secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, e da secretária estadual da Educação, Eliana Estrela. As instituições passam a funcionar em agosto.
Durante a solenidade, o prefeito entregou a placa da nova EEMTI Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, localizada no bairro Coaçu, à diretora da instituição, Maria de Fátima Bezerra. Representando estudantes da unidade, o aluno João Victor Araújo Lopes também acompanhou o lançamento.
Agradecendo ao prefeito, o governador Camilo Santana ressaltou que a própria comunidade do Coaçu, em Fortaleza, solicitou a transformação da escola para tempo integral. "Estamos juntos para construir cada vez mais uma Fortaleza melhor para todos", frisou Camilo.
Outras cinco escolas funcionarão nos bairros Jacarecanga (Sales Campos), Bom Futuro (Estado do Paraná), Edson Queiroz (Dom Antônio de Almeida Lustosa), Messejana (Deputado Paulo Benevides) e Passaré (Deputado Paulino Rocha).
Ampliação
Ao todo, foram lançadas 46 novas escolas, localizadas em 37 municípios cearenses. Com a expansão, 50% da rede pública de ensino do Ceará contará com jornada prolongada.
As novas escolas em tempo integral estão localizadas nos seguintes municípios:
Fortaleza (6), Caucaia (3), Sobral (2), Marco (2), Aracati, Acopiara, Aracoiaba, Ararendá, Barbalha, Banabuiú, Bela Cruz, Catarina, Catunda, Cruz, Dep.Irapuan Pinheiro, Forquilha, Granjeiro, Ibicuitinga, Iguatu, Itapipoca, Jaguaruana, Maranguape, Martinópole, Milagres, Milhã, Morada Nova, Mulungu, Nova Olinda, Pacoti, Paramoti, Porteiras, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Ubajara, Umari e Uruburetama.
Destes municípios, 26 terão EEMTI pela primeira vez.
"Sempre defendemos a importância da escola integral, para que o jovem passe o dia na escola, faça todas as refeições, tenha oportunidade de obter reforço em matérias que tenha mais dificuldade, complementar o ensino com música, informática, literatura, esporte. E além de dar oportunidade ao jovem, a Escola de Tempo Integral protege nossa juventude", destacou o governador Camilo Santana.
Áreas vulneráveis
Com os lançamentos, o Ceará passa a ter 107 municípios com EEMTIs, beneficiando mais de 57.299 alunos. Em Fortaleza, são 49 unidades com a jornada prolongada.
A maioria das EEMTIs está localizada entre os municípios com maiores índices populacionais. As escolas foram distribuídas em áreas consideradas mais vulneráveis.
A ampliação do tempo integral na rede estadual de ensino tem ocorrido progressivamente ao longo dos últimos cinco anos.