Fortaleza é um dos 24 municípios do Ceará a receber o Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, desenvolvido pela Divisão de Prevenção de Violência da American Psychological Association (APA). O programa está em fase de implementação na forma de projeto piloto em cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), equipamentos da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), nos bairros Quintino Cunha, Conjunto Esperança, João Paulo II, Palmeiras e Serrinha.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer as famílias e apoiá-las em suas práticas parentais de forma efetiva. O intuito é contribuir em competências parentais e habilidades por meio da disseminação de conhecimentos baseados em pesquisas e informações sobre o desenvolvimento infantil, influência de fatores de risco para o desenvolvimento de padrões de comportamentos agressivos e sobre a importância do desenvolvimento de fatores de proteção envolvendo os esforços da comunidade para prevenir a violência.
Os profissionais que facilitam os encontros passaram por capacitação oferecida pela Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. As equipes são compostas por sete profissionais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Dentre as formações profissionais para a condução dos grupos estão pedagogos, assistentes sociais e psicólogos. No formato de grupos, o programa apresenta-se em oito encontros com periodicidade semanal, sem custos para as famílias.
“Estar entre os 24 municípios é ao mesmo tempo um privilégio para os profissionais envolvidos e uma oportunidade para as famílias por terem acesso a um conteúdo útil e que tem se mostrado eficaz em seus resultados na prevenção e no combate a violência”, destaca Guilhermina Fernandes, psicóloga e supervisora da equipe ACT em Fortaleza.