08 de November de 2023 em Mobilidade

Fortaleza prioriza mobilidade sustentável para otimizar deslocamentos e segurança viária

Hoje, já são mais de 430 km de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas que garantem um ir e vir seguro aos ciclistas


pessoas andando de bicicleta
Nos últimos três anos, a cidade mais ciclável do País recebeu 82,3 km de infraestrutura cicloviária distribuída entre diferentes bairros e regiões (Foto: Marcos Moura)

Seja de bicicleta, a pé ou de ônibus, a mobilidade sustentável surge como alternativa ao transporte tradicional e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Pioneira, a Prefeitura de Fortaleza tem priorizado modais ativos econômicos, menos poluentes e que melhoram a qualidade de vida da população. Cerca de 60% dos percursos na Capital são realizados por coletivos ou veículos não-motorizados.

Nos últimos três anos, a cidade mais ciclável do País recebeu 82,3 km de infraestrutura cicloviária distribuída entre diferentes bairros e regiões. Hoje já são mais de 430 km de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas que garantem um ir e vir seguro a quem precisa se deslocar de forma barata e saudável.

O estudante Derlan Santos, de 16 anos, viu o seu trajeto melhorar depois da implantação da ciclofaixa n Av. Eng. Leal Lima Verde. "Sentia muita dificuldade em ir ao colégio de bicicleta. Era complicado pra mim ter que andar entre os carros, me arriscando. Agora, como cada um tem seu espaço, viajo com mais segurança", explica o jovem. A expectativa da atual gestão é expandir a malha em 500 km até o final do ano que vem.

Assim como a ampliação da rede, outras políticas públicas de incentivo ao modal cicloviário seguem avançando. O Bicicletar, sistema público de bicicletas compartilhadas, tem 195 estações e soma mais de seis milhões de viagens desde o início de suas atividades, em dezembro de 2014. Há ainda a versão infantil do projeto, o Minibicicletar, com 13 estações, e o Bicicletar Corporativo, que é voltado exclusivamente para os servidores municipais.

Além dessa iniciativa, quem pedala também pode desfrutar todos os domingos da Ciclofaixa de Lazer percorrendo diversos pontos turísticos da cidade em três rotas disponíveis. Fortaleza dispõe ainda de 898 paraciclos no entorno de praças e equipamentos públicos, e bicicletários nos terminais de integração. 

"Ao possibilitarmos condições seguras de deslocamento para os ciclistas, promovemos também uma mudança cultural nos fortalezenses. Lembro-me que no início, quando implantamos a primeira ciclofaixa na Rua Ana Bilhar, houve muita resistência por parte da população. Hoje em dia, a política cicloviária está consolidada com crescente número de usuários e redução de mortes dos usuários mais vulneráveis", esclarece Antônio Ferreira, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Cidade para as pessoas

Toda mudança exige coragem. Não é fácil inverter a lógica de priorização do automóvel já consolidada há bastante tempo. "Nossos esforços se concentram hoje em proteger quem é mais frágil. Nosso desafio é planejar a cidade para as pessoas, incentivado a ocupação dos espaços públicos, revitalizando áreas e planejando intervenções que foquem no pedestre", reforça o gestor.

Seguindo essa premissa, o órgão investe em projetos como praças e calçadas vivas, áreas de trânsito calmo, travessias elevadas, esquina segura, caminhos da escola e faixas iluminadas. "Além dessas iniciativas, temos uma política de readequação da velocidade em vias com alta taxa de acidentalidade que vêm reduzindo riscos e conflitos. O resultado é a redução de 68,1% nos acidentes fatais", acrescenta Ferreira.

Transporte Coletivo

Otimizar a rede de circulação utilizada por usuários de ônibus também tem sido objetivo da Prefeitura para facilitar os percursos diários e atrair mais passageiros. Atualmente, Fortaleza dispõe de 132,3 km de faixas exclusivas e corredores expressos que proporcionam diversas vantagens aos transeuntes, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes.

Fortaleza prioriza mobilidade sustentável para otimizar deslocamentos e segurança viária

Hoje, já são mais de 430 km de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas que garantem um ir e vir seguro aos ciclistas

pessoas andando de bicicleta
Nos últimos três anos, a cidade mais ciclável do País recebeu 82,3 km de infraestrutura cicloviária distribuída entre diferentes bairros e regiões (Foto: Marcos Moura)

Seja de bicicleta, a pé ou de ônibus, a mobilidade sustentável surge como alternativa ao transporte tradicional e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Pioneira, a Prefeitura de Fortaleza tem priorizado modais ativos econômicos, menos poluentes e que melhoram a qualidade de vida da população. Cerca de 60% dos percursos na Capital são realizados por coletivos ou veículos não-motorizados.

Nos últimos três anos, a cidade mais ciclável do País recebeu 82,3 km de infraestrutura cicloviária distribuída entre diferentes bairros e regiões. Hoje já são mais de 430 km de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas que garantem um ir e vir seguro a quem precisa se deslocar de forma barata e saudável.

O estudante Derlan Santos, de 16 anos, viu o seu trajeto melhorar depois da implantação da ciclofaixa n Av. Eng. Leal Lima Verde. "Sentia muita dificuldade em ir ao colégio de bicicleta. Era complicado pra mim ter que andar entre os carros, me arriscando. Agora, como cada um tem seu espaço, viajo com mais segurança", explica o jovem. A expectativa da atual gestão é expandir a malha em 500 km até o final do ano que vem.

Assim como a ampliação da rede, outras políticas públicas de incentivo ao modal cicloviário seguem avançando. O Bicicletar, sistema público de bicicletas compartilhadas, tem 195 estações e soma mais de seis milhões de viagens desde o início de suas atividades, em dezembro de 2014. Há ainda a versão infantil do projeto, o Minibicicletar, com 13 estações, e o Bicicletar Corporativo, que é voltado exclusivamente para os servidores municipais.

Além dessa iniciativa, quem pedala também pode desfrutar todos os domingos da Ciclofaixa de Lazer percorrendo diversos pontos turísticos da cidade em três rotas disponíveis. Fortaleza dispõe ainda de 898 paraciclos no entorno de praças e equipamentos públicos, e bicicletários nos terminais de integração. 

"Ao possibilitarmos condições seguras de deslocamento para os ciclistas, promovemos também uma mudança cultural nos fortalezenses. Lembro-me que no início, quando implantamos a primeira ciclofaixa na Rua Ana Bilhar, houve muita resistência por parte da população. Hoje em dia, a política cicloviária está consolidada com crescente número de usuários e redução de mortes dos usuários mais vulneráveis", esclarece Antônio Ferreira, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Cidade para as pessoas

Toda mudança exige coragem. Não é fácil inverter a lógica de priorização do automóvel já consolidada há bastante tempo. "Nossos esforços se concentram hoje em proteger quem é mais frágil. Nosso desafio é planejar a cidade para as pessoas, incentivado a ocupação dos espaços públicos, revitalizando áreas e planejando intervenções que foquem no pedestre", reforça o gestor.

Seguindo essa premissa, o órgão investe em projetos como praças e calçadas vivas, áreas de trânsito calmo, travessias elevadas, esquina segura, caminhos da escola e faixas iluminadas. "Além dessas iniciativas, temos uma política de readequação da velocidade em vias com alta taxa de acidentalidade que vêm reduzindo riscos e conflitos. O resultado é a redução de 68,1% nos acidentes fatais", acrescenta Ferreira.

Transporte Coletivo

Otimizar a rede de circulação utilizada por usuários de ônibus também tem sido objetivo da Prefeitura para facilitar os percursos diários e atrair mais passageiros. Atualmente, Fortaleza dispõe de 132,3 km de faixas exclusivas e corredores expressos que proporcionam diversas vantagens aos transeuntes, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes.