A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza atingiu seus melhores resultados do rendimento escolar, no período dos últimos dez anos. É o que mostra os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2017, que foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A taxa de aprovação, por exemplo, alcançou o índice de 94,2% no Ensino Fundamental, o que representa um crescimento de 2,78% com relação ao ano de 2016, que registrou índice de aprovação de 89,9%. Em 2008, o índice de aprovação era de apenas 73,1%.
Já o índice de reprovação, em 2017, ficou em 4,5%, o que representa uma redução de 44,44% com relação a 2016, quando a taxa de reprovação foi de 8,1%. De acordo com o Censo, em 2008, o índice era de 15,9%.
Os dados do Censo Escolar 2017 também registram uma redução nos índices de abandono. O percentual caiu 35%, passando de 2% registrados em 2016 para 1,3% em 2017. O índice já chegou a ser de 11% em 2008.
Com isso, a taxa preliminar de Permanência do Aluno na Escola (TPDA) em 2017 alcançou 98,7%, a maior verificada até hoje, o que comprova que o aluno está mais presente à escola por todo o ano.
Fortalecimento das ações
Os resultados preliminares refletem os avanços significativos na aprendizagem dos alunos da Rede Municipal. A secretária Dalila Saldanha destaca, entre os fatores que contribuíram para esses resultados, o fortalecimento da gestão escolar com a maior autonomia da escola, gestores escolhidos por mérito, por meio de processos seletivos, além da garantia do Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE) na escola e incremento do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed) como políticas de incentivos às escolas e reconhecimento do trabalho e dos bons resultados.
A titular da Secretaria Municipal da Educação também ressalta a formação dos professores, o uso do material estruturado aplicado e as ações do Aprender Mais como iniciativas importantes para a evolução nos indicadores.
“Temos um plano de gestão estratégico, com Comitê de Aprendizagem como espaço de discussão de onde partem as principais intervenções para melhorar a qualidade da educação, a criação do sistema de monitoramento da frequência diária, o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (Saef) e a busca ativa como elementos importantes de diagnóstico, monitoramento e intervenção no Ensino Fundamental. Em cinco anos, melhoramos e avançamos em todos os índices, corrigindo gradativamente o fluxo escolar. Há muito ainda a se fazer, mas estamos no caminho certo”, sinaliza Dalila Saldanha.
Censo
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área. É coordenado pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional como o Ensino regular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); Educação Especial – modalidade substitutiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
Fonte: Inep/Censo Escolar 2017
Ano 2017: dados preliminares
Evolução do Rendimento Escolar |
2008 |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
Aprovação |
73,1 |
78,8 |
81,6 |
80,7 |
85,7 |
87 |
86 |
88,8 |
89,9 |
94,2 |
Reprovação |
15,9 |
13,5 |
12,8 |
13,4 |
10,5 |
9,5 |
11,2 |
8,8 |
8,1 |
4,5 |
Abandono |
11 |
7,7 |
5,6 |
5,9 |
3,8 |
3,5 |
2,8 |
2,4 |
2,0 |
1,3 |