O Horto Florestal Municipal Falconete Fialho recebe, na manhã desta quarta-feira (28/11), das 9h às 11h, a III Oficina Territorial do Plano Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza (PMEAFor) – Território Regional VI, promovida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), por meio de sua Coordenadoria de Políticas Ambientais (CPA) e do Grupo de Trabalho PMEAFor Seuma, que realiza oficinas territoriais que têm como objetivo diagnosticar as problemáticas socioambientais, oportunizando uma interação com a população local.
Na oficina, serão discutidas ações para contribuir para a resolução dos problemas identificados assim como sensibilizar a população sobre as questões ambientais observadas em seu território.
No evento, os engenheiros agrônomos da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) apresentarão o espaço aos participantes, a produção de mudas, o armazenamento, cuidados e o plantio, ressaltando a importância do Horto para o bem-estar da Cidade. Também serão passadas informações técnicas e sobre procedimentos de podas de árvores e reaproveitamento de matérias primas.
“Ficamos felizes em receber esse tipo de evento porque a Educação Ambiental é uma importante ferramenta de gestão ambiental que tem um papel fundamental na transformação de valores e atitudes, no sentido de alcançarmos a sustentabilidade nos territórios”, ressalta o superintendente da UrbFor, Regis Tavares.
Localizado no Parque Zoobotânico do Passaré, o Horto Municipal foi fundado em 1965 e possui uma área de aproximadamente 8.6 hectares. Administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), o Horto é responsável por produzir, cultivar e fornecer as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da Capital.