O Serviço de Psicologia do Instituto Doutor José Frota (IJF) promoveu, nesta quarta-feira (28), a Segunda Jornada de Psicologia do IJF, em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto. O evento teve como tema “A Psicologia no contexto hospitalar: antigas demandas, novas reflexões”. O objetivo foi pensar sobre as práticas de atuação e de intervenção desse profissional e os desafios vivenciados no atendimento aos pacientes e seus familiares.
A jornada iniciou com o acolhimento dos mais de 100 participantes, entre profissionais e acadêmicos de Psicologia de diversas universidades e unidades de saúde do Estado. A mesa de abertura teve a participação da diretora técnica do IJF, Dra. Cristiane Rodrigues, da coordenadora do Núcleo de Psicologia do hospital, Dra. Sâmia Ribeiro, e da coordenadora da Residência Multiprofissional da unidade, Dra. Renata Barreira. Já a palestra de abertura teve como tema “A Psicanálise no Hospital e o dispositivo da Urgência Subjetiva” e foi ministrada pela psicóloga Dra. Janara Pinheiro Lopes, professora da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A programação também contou com três mesas redondas, cujas temáticas foram: “A atuação da Psicologia e seus contextos de intervenção”; “A formação e a inserção da Psicologia no campo da saúde”; e “O cuidado com Quem Cuida: escuta, trabalho e qualidade de vida”. O dia foi encerrado com a palestra “Suicídio: reflexões sobre a vida, o cuidado e as possibilidades de intervenção”, de Alessandra Xavier, integrante da Comissão Permanente Intersetorial de Políticas Públicas de Prevenção ao Suicídio do Estado do Ceará.
Dra. Sâmia Ribeiro destaca que o evento teve o intuito de discutir temáticas relacionadas à dinâmica do que se vive dentro do IJF com outras instâncias. “A gente pensou em trazer um espaço de reflexão para pensar um pouco sobre o fazer da Psicologia em ambiente hospitalar, os desafios vividos devido à grande demanda de atendimentos e a gravidade deles”, conclui a psicóloga.